Orientação Militante N°512 (18 de dezembro de 2025)

Boletim interno da Direção Nacional da

tendência petista Articulação de Esquerda

***

1/resolução da Dnae sobre Venezuela

Todo apoio à Venezuela

O presidente Trump divulgou nas suas contas sociais, no dia 16 de dezembro, um texto “ordenando um BLOQUEIO TOTAL E COMPLETO de todos os petroleiros sancionados que entram e saem da Venezuela”.

Na pior das hipóteses, trata-se de uma declaração de guerra dissimulada com folha de parreira.

Na “melhor” das hipóteses, trata-se de uma “carta de corso”, ou seja: a armada dos Estados Unidos está autorizada a praticar atos de pirataria contra navios e petróleo venezuelano.

Como até bandidos precisam de pretexto, o presidente dos EUA afirma que “o regime ilegítimo de Maduro está usando o petróleo desses campos petrolíferos roubados para financiar a si mesmo, o narcotráfico, o tráfico de pessoas, assassinatos e sequestros”.

Provas? Zero!

Trump chega à afirmar que a Venezuela será agredida até que “devolvam aos Estados Unidos da América todo o petróleo, terras e outros bens que nos roubaram”.

Nesse quesito, Trump segue a trilha aberta por seus antecessores: não é a primeira vez, nem será – infelizmente – a última, em que os imperialistas e colonialistas acusam suas vítimas de praticarem os crimes cometidos por eles mesmos.

Ao designar “o regime venezuelano” como “uma ORGANIZAÇÃO TERRORISTA ESTRANGEIRA”, Trump tenta criar uma “cobertura jurídica” para atos de guerra não autorizados pelo Congresso dos EUA.

Kast, o nazi-pinochetista recém-eleito presidente do Chile, já declarou apoio à intervenção militar dos Eua na Venezuela. Essa será, sem dúvida, a posição adotada pela extrema-direita e por parte da direita, em toda a região.

O povo brasileiro, a esquerda brasileira, o Partido dos Trabalhadores e o governo Lula precisam prestar total solidariedade à Venezuela, contra mais esta agressão dos Estados Unidos.

À direção nacional do PT cabe convocar uma reunião com partidos e movimentos sociais, para discutir iniciativas imediatas de solidariedade.

Se vitorioso, amanhã os Estados Unidos avançarão contra nós e outras nações latinoamericanas. O imperialismo só recuará, se o custo da intervenção militar for alto demais. E para que seja assim, é preciso que o mundo saiba que a Venezuela não está só.

17 de dezembro de 2025

A direção nacional da tendência petista Articulação de Esquerda

2/ajuda memória da reunião da comunicação

Dia 16/12/2025. Participaram Natália Sena, Alana Gonçalves, Marcos Jakoby, Patrick Campos, Emílio Font, Pedro Pomar e Valter Pomar. Segue um resumo:

1/em 2026 nossa mídia deve enfatizar três grandes pautas: as eleições 2026 & tudo que gira ao redor disso; o congresso do PT & tudo que gira ao redor disso; a situação mundial & tudo que gira ao redor disso (Venezuela, Palestina, doutrina neo-trump-Monroe etc.);

2/a Dnae, na sua próxima reunião, quando for dividir o trabalho entre os dirigentes, indique um “segundo” para acompanhar cada mídia da AE;

3/Orientação Militante: a proposta é continuar saindo como hoje, ou seja, sempre que necessário, com uma pegada de “diário oficial” da tendência. Valter e Jakoby serão os editores, Jakoby posta no site da AE, dirigentes mandam para suas listas;

4/site Página 13: a proposta é continuar saindo como hoje, ou seja, com atualizações diárias feitas pelo Jakoby. Jakoby vai procurar alguém para ajudar nas postagens, voluntária ou semi-profissionalmente. Pedro vai ajudar. Emílio (com ajuda de um técnico) seguirá na cobertura técnica.

5/Podcast: a proposta é continuar saindo como hoje, ou seja, edições semanais editadas pelo Patrick, com a ajuda do Mateus que faz a edição. Alana vai contribuir. Natália vai ajudar num quadro semanal sobre conjuntura.

6/jornal Página 13: a proposta é continuar saindo como hoje, ou seja, edições mensais editadas pelo Valter, com a ajuda da Rita, que é paga profissionalmente para revisar e, em alguns casos, para produzir textos.

7/redes: Natália, Patrick e Alana vão constituir um grupo para tocar o assunto. Vamos buscar gente para ajudar no sistema de free-lancer. Levar em consideração face, X e outras plataformas. Lembrar que temos muitos perfis com milhares de pessoas inscritas. Patrocinar impulsionamento. Contratar ferramenta para confecção de cards. Profissionalizar a confecção.

8/Natália vai montar um sistema para envio profissional de zap para todos nossos contatos.

9/viabilizar um plano B (alguma rede social que não derrube nossos meios);

10/editora de livros: lançar, no próximo período: a) resoluções do X + manual do militante; b) caixa com coleção completa das resoluções de todas as conferências e congressos nacionais; c) livro de capas do Página 13; d)livro sobre governo Olívio; e) livro com resolução conferências sindicais da AE; f) agenda 2027;

11/Esquerda Petista: avaliar se é possível fazer uma edição para o congresso do Andes (março), para o congresso do PT (abril). Pedro será o editor da edição dedicada ao balanço das eleições 2026. Ter como limite 60 páginas por edição.

12/Antivírus/Contramola: Valter vai avaliar a possibilidade de reativar um deles;

13/Manifesto Petista: Emílio vai manter o site ativo. Quanto às entrevistas, pelo menos por enquanto deixar em stand by.

14/Patrick e Alana vão fazer um “tutorial” falando de nosso império midiático;

15/Podcast sai dia 19 de dezembro, depois entra em recesso e volta a circular em fevereiro;

16/data da plenária nacional de comunicação da AE nacional: será dia 26 de janeiro de 2025, das 19h às 22h, em sala zoom.

3/Página 13

A próxima edição do Página 13 circulará no congresso da CNTE. A seguinte edição circulará no final de janeiro e será dedicada ao encontro nacional de mulheres do PT.

 4/encontro nacional de mulheres do PT

No dia 16 aconteceu a plenária nacional das mulheres da AE. Informes com Suelen, Natália e Wilma.

 5/AE no Andes

A coordenação provisória voltará a reunir-se no dia 27 de janeiro de 2026. A plenária nacional será dia 12 de fevereiro de 2026. A coordenação provisória é composta por Elisa Guaraná, Jana Silverman, Maria Carlotto, Mariuza Guimarães e Valter Pomar.

6/pauta da próxima reunião da Dnae

A próxima reunião da Dnae será no dia 25/1/2026;

-até lá os dirigentes devem indicar as tarefas que vão assumir, dentre as indicadas abaixo:

-A direção nacional deve visitar, ao longo do ano de 2026, todas as cidades onde a chapa nacional da AE foi majoritária no PED 2025. Nessas visitas, tentar realizar três atividades: i/plenária municipal da AE; ii/planejamento do trabalho municipal da tendência; iii/curso de formação política aberto a todos os petistas e simpatizantes. A Direção Nacional da AE deve apontar quem serão os/as dirigentes nacionais responsáveis por fazer cada uma destas visitas.

– A direção nacional deve convocar, organizar e participar de plenárias da AE nos estados onde atualmente não temos direção estadual ou equivalente: Santa Catarina, Goiás, Roraima, Rondônia, Acre. Nessas plenárias a direção nacional deve: i/realizar um curso de formação política; ii/apresentar as diretrizes do X Congresso; iii/aprovar um plano de trabalho para a construção da tendência ao longo de 2026; iv/contribuir na constituição de direção estadual provisória. A nova direção nacional deve designar dirigente nacional para fazer cada uma destas plenárias.

– A direção nacional deve, em comum acordo com as respectivas direções estaduais, convocar, ajudar a organizar e estar presente em congressos estaduais da AE naqueles estados onde existimos formalmente, mas com expressivas fragilidades organizativas e políticas: Paraná, Mato Grosso, Amapá, Amazonas, Paraíba, Bahia. Nesses congressos estaduais, devemos: i/realizar um curso de formação política; ii/apresentar as diretrizes do X Congresso; iii/aprovar um plano de trabalho para o ano de 2026; iv/eleger direção estadual. A direção nacional deve designar dirigente nacional para cada uma destas atividades.

– A direção nacional deve, em comum acordo com as respectivas direções estaduais, convocar, ajudar a organizar e estar presente em congressos em cada um dos estados onde estamos em processo de reorganização: Minas Gerais, Alagoas, Piauí, Maranhão, Ceará. Nesses congressos estaduais, devemos: i/realizar um curso de formação política; ii/apresentar as diretrizes do X Congresso; iii/aprovar um plano de trabalho para o ano de 2026; iv/eleger direção estadual. A direção nacional deve designar dirigente nacional para acompanhar cada uma destas atividades.

– A direção nacional deve estar presente nos congressos estaduais que sejam convocados pelas respectivas direções daqueles estados onde existimos de maneira organizada: Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Distrito Federal. Antes ou durante esses congressos estaduais, devemos: i/realizar um curso de formação política; ii/apresentar as diretrizes do X Congresso; iii/aprovar um plano de trabalho para o ano de 2026; iv/eleger direção estadual. A direção nacional deve designar dirigente nacional para acompanhar cada um dos congressos citados.

– Orientar cada cidade e cada estado a incluir, no seu respectivo plano de trabalho, metas objetivas de inserção junto a classe trabalhadora: presença em sindicatos, em movimentos sociais, no trabalho cultural e nos territórios de moradia, trabalho e educação, bem como a constituição de núcleos de base do Partido. Destacamos, por exemplo, a construção de núcleos antirracistas, que façam o mapeamento dos problemas concretos nos territórios e organize ações para a garantia de direitos.

– Orientar cada cidade e cada estado a incluir, no plano de trabalho, metas concretas de ampliação da nossa presença no PT: filiações, nucleações, atividades formativas, atividades políticas, criação de centros culturais etc. Desenvolver experiências comunitárias como cozinhas solidárias e cursinhos populares e colaborando com a organização cooperativa de atividades produtivas desempenhadas nos territórios.

– Os estados devem ser acompanhados pela Dnae. Entende-se como acompanhamento uma rotina de contatos, reuniões e visitas. Ou seja, aquilo que a velha guarda chamava de “assistência”. Este trabalho é melhor feito quando o dirigente responsável não é do respectivo estado. A próxima Dnae deve distribuir o acompanhamento de todos os estados entre seus integrantes, de maneira equilibrada. Mesmo que a rotina de acompanhamento seja de uma reunião virtual por mês, seguida de informe para a Dnae, isso ajudará a organização nos estados, que devem reproduzir o mesmo procedimento de acompanhamento nas respectivas cidades e setores.

– A direção nacional deve constituir uma secretaria nacional de organização, encarregando-a de coordenar o trabalho de acompanhamento dos estados e também de orientar o conjunto da militância, no que diz respeito ao funcionamento da tendência.

-a Dnae precisa indicar dirigentes para cada uma das tarefas citadas acima;

-segue abaixo a nominada da atual Dnae, para que possamos fazer a divisão de tarefas:

Adriana Souza (MG) será candidata em 2026

Ana Affonso (RS) será candidata em 2026

Ana Flávia (RN)

Damarci Olivi (MS) é tesoureira

Daniela Matos (DF)

Eliane Bandeira (RN)

Fátima Lima (RN) vai acompanhar setoriais

Gleice Jane (MS) será candidata em 2026

Hilton Faria da Silva (TO)

Humberto Amaducci (MS)

Ivonete Alves (SE)

Jandyra Uehara (SP)

Júlio Quadros (RS)

Leirson Azevedo (PA)

Luiz Boneti (RS)

Marcos Jakoby (RS)

Múcio Magalhães (PE) informou que pode acompanhar estados

Natália Sena (RN) coordenação do GTE eleitoral

Patrick Campos (PE)

Suelen Aires Gonçalves (RS)

Valter Pomar (SP)

Wilma dos Reis (DF).

 7/agenda atualizada

15/12 reunião da Direção nacional da AE

16/12 reunião nacional da comunicação nacional da AE

16/12 plenária nacional das mulheres da AE

8/1 Dia de Mobilização nacional em defesa da democracia

15 a 18 de janeiro Congresso da CNTE

24/01/2026 reunião de planejamento da direção estadual da AE SP

24 e 25/01/2026: encontro nacional Setorial LGBT

25/1 reunião da Dnae

26 de janeiro plenária nacional de comunicação da AE nacional

27 de janeiro, reunião da coordenação provisória AE no Andes

29/01/2026 reunião da comissão organizadora do congresso nacional do PT

30 e 31 de janeiro de 2026: encontro nacional do setorial de combate ao racismo

31 de janeiro e 1º de fevereiro de 2026: encontro nacional do setorial de mulheres

31/01/2026 a confirmar congresso municipal de base Poços de Caldas/Itajubá

31 de janeiro e 1º de fevereiro de 2026 Encontro nacional de Setorial de Mulheres

1 de fevereiro/2026 plenária nacional de formação da AE. Pauta: 1/formação política do Partido; 2/formação política da tendência; 3/ELAHP.

05/02- Reunião da Executiva Nacional (presencial)

07/02, Reunião do Diretório Nacional do PT comemoração do aniversário do PT (presencial em Salvador)

12 de fevereiro, plenária nacional AE no Andes

22/02/2026 reunião da Direção Nacional da AE

27 de fevereiro a 1 de março Jornada nacional de formação política da AE em Natal (RN)

28 de fevereiro plenária estadual da pré-candidatura Guida

2 a 6 de março congresso do ANDES em Salvador-BA

08/03 Dia internacional de luta das mulheres

09/03 Reunião da Executiva Nacional do PT (presencial)

26 a 29 de março – I Conferência Internacional Antifascista (POA)

29/3 reunião da Dnae

27 e 28 de março – Elahp RN Curso Gênero, Raça e Classe – Lutas Contra Opressões

01/04 Reunião da Comissão Executiva Nacional do PT

10 a 12 de abril – Elahp RN Curso América Latina

24 a 26/4/2026 CONGRESSO NACIONAL DO PT

26/4 reunião da Dnae

01/05 Dia de luta da classe trabalhadora

04/05 Reunião da Executiva Nacional

29 e 30 de maio – Elahp RN Quem e como domina a classe dominante no RN

31/5 reunião da Dnae

5 a 7 de junho – Elahp RN Guerra Civil Espanhola

11/06 Reunião da Executiva Nacional

13/06 Reunião do Diretório Nacional

28/6 reunião da Dnae

JULHO Convenções partidárias

26/7 reunião da Dnae

30/8 reunião da Dnae

27/9 reunião da Dnae

04/10 Primeiro Turno das Eleições

08/10 Reunião da Executiva Nacional

10/10 Diretório Nacional

25/10 Segundo Turno das Eleições

01/11 reunião da Dnae

27, 28 e 29/11/2026 XI Congresso Nacional da AE

29/11 reunião da Dnae

10/12 Reunião da Executiva Nacional

12/12 Diretório Nacional

13/12 reunião da Dnae

8/eleições sindicais

 SINDEMA: março 2026

Sindicato Bancários SP, Osasco e região: 2027

FETEC: segundo semestre 2026

CONTRAF: primeiro semestre 2026

Petroleiros SJC: 2027

Servidores SJC: eleição 2027

ADUFABC: eleição em 2026

Jornalistas SP: eleição 2027

SINPRO Guarulhos: abril 2028

APEOESP: 2026

Servidores Santo André: 2026

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *