Por João Vitor Meireles Fernandes (*)
Nos dias 26 e 27 de março ocorreu as eleições para o DCE da Universidade Federal do Piauí. Em um cenário marcado pela diversidade de propostas e chapas, a Juventude do PT decidiu lançar uma chapa para o processo, reunindo as duas maiores juventudes organizadas no PT do Piauí, a JAE(Articulação de Esquerda) e o coletivo Paratodos(CNB).
O processo contou com 3 chapas, a chapa 1 “reconstruir a UFPI com Unidade” formada pela UJS(PCdoB), RUA(PSOL), fogo no pavio(PSOL), a chapa 2 “UFPI e palco de luta, Janaína Presente” composta pelo movimento correnteza(PCR), e chapa 3 “É PRECISO DAR UM JEITO” com o coletivo paratodos e JAE(PT).
Nossa estratégia enquanto JPT esteve pautada em amplos diálogos com os centros da Universidade, conversamos com milhares de estudantes, divergindo ou convergindo, estávamos sempre formulando propostas resolutivas para a Universidade. Os nossos diálogos com as atléticas e centro acadêmicos foram essenciais para a produção de nossa carta proposta.
O resultado da eleição expressa que uma maioria significativa aderiu a um projeto democrático e popular amplo para a universidade. Foram 1756 votos que elegeram a chapa 3, contra 1237 na chapa 1 e 527 na chapa 2. O total de votos que recebemos carrega uma expressão grande, da mesma forma que uma grande responsabilidade, fomos eleito majoritariamente por cursos ligados a classe Trabalhadora.
A Gestão eleita realizou um seminário de gestão no sábado 5 de abril, onde avaliamos com muito otimismo o início dessa caminhada. A gestão agora tem Três eixos com que deve ter foco, transporte, pesquisa e extensão, e assistência estudantil. Esses eixos serão as peças fundamentais para manter os estudantes organizados e participantes de um DCE para todos, onde as decisões passam primeiro pelos estudantes.
(*) João Vitor Meireles Fernandes secretário de formação política da JAE Piauí