Por Valter Pomar (*)
Quarta 24/7 e quinta 25/7 consegui, finalmente, ouvir a Jovem Pan.
Assunto principal dos três programas que escutei? Venezuela.
Num dos programas, os apresentadores da Jovem Pan cobriram Maduro de impropérios e concluíram dizendo que o presidente da Venezuela deve ser “eliminado”.
Dado o contexto, não há dupla interpretação possível: pelo menos dois apresentadores da Jovem Pan fizeram incitamento ao magnicidio.
Noutro programa, os apresentadores disseram que todas as pesquisas indicam que a oposição vai ganhar e por uma grande diferença; portanto, só haveria três alternativas: ou Maduro aceita a derrota, ou Maduro frauda o resultado para fingir que ganhou, ou Maduro não consegue fraudar e vai para o golpe explícito.
Para a Jovem Pan, não existe a hipótese “Maduro ganha”. Resta saber por qual motivo a rádio não aproveita para propor que as pesquisas (deles) substituam as eleições.
Num terceiro programa, as apresentadoras reclamaram que Maduro vai continuar governando, porque – como sempre – ele vai fraudar as eleições.
Quando e onde ocorreram fraudes nas eleições passadas? As apresentadoras não informaram, pois para elas Maduro é um ditador e, portanto trata-se de um axioma: eleição ganha por Maduro é fraude.
Em todos os programas, ouvi diferentes tipos de reclamações contra o Brasil, contra Lula, contra Celso Amorim e contra o PT, além de muita deturpação acerca do discurso onde Maduro fala em banho de sangue.
Nos três programas que ouvi, ninguém lembrou que a fala de Maduro foi similar ao que disse Macron, contra quem não se ouviu grita similar.
Talvez em francês e ditas por um direitista, certas coisas fiquem aceitáveis, vai saber.
A frase de Macron está aqui: Macron alerta sobre risco de “guerra civil“ a medida que eleições se aproximam | CNN Brasil
Resumo da ópera: para a turma da Jovem Pan, só há um resultado reconhecível.
E querem que o governo brasileiro entre nessa onda. Pois, na hipótese de Maduro ganhar, o Brasil é peça essencial para impedir o que a direita sonha em fazer na Venezuela.
Maduro vai ganhar? Depende de pessoas como as que aparecem na foto abaixo. Espero que elas tenham êxito.
(*) Valter Pomar é professor e membro do diretório nacional do PT