Professora Denise lança pré-candidatura à vereadora em Guaratinguetá

Página 13 divulga discurso da Professoara Denise de lançamento de sua pré-candidatura à vereadora pelo PT de Guaratinguetá, São Paulo, no dia 13 de julho. Ela  é psicóloga e professora de História. Lecionou em diversas escolas públicas de Guaratinguetá e atualmente está aposentada. É uma defensora incansável da escola pública de qualidade e do direito à educação. Atuou na APEOESP como representante de escola e luta contra as reformas que visam desmantelar a escola pública. Foi representante da sociedade civil e da Frente Feminista no Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Guaratinguetá entre 2021 e 2023. Atualmente, atua na assistência social como coordenadora do CRAS em Lorena e está comprometida em lutar pelas políticas sociais de Guaratinguetá, especialmente em programas de transferência de renda e empregabilidade.

CONFIRA O DISCURSO DA PROFESSORA DENISE LOGO ABAIXO:

Companheiras e companheiros,

Gostaria de iniciar agradecendo a presença de todas e todos. Hoje nos reunimos para reafirmar nosso compromisso com a defesa de uma sociedade fraterna, com igualdade social e plena liberdade; para reafirmar a defesa de políticas públicas em favor da classe trabalhadora, das mulheres, da população negra, da população LGBTQIA+, das pessoas com deficiência; para reafirmar a luta por uma sociedade socialista.

Vivemos tempos perigosos. A crise do capitalismo em todo o mundo leva a uma ofensiva contra os direitos da classe trabalhadora, ataques contra as liberdades democráticas e profunda destruição ambiental. O neofascismo afia suas garras em vários países do mundo, inclusive no Brasil.

Por isso mesmo, é necessário cada vez mais esperançar. Esperançar a construção de um presente e de um futuro em que a humanidade socialize as riquezas produzidas, garanta a dignidade humana para todas as pessoas, promova a preservação do planeta, respeite e valorize a sua própria diversidade, acabe com todo tipo de opressão. Se queremos este presente e este futuro melhores para nós e para as próximas gerações, é preciso atuar politicamente, desde as questões do nosso local de moradia, nosso local de trabalho e de vivência, até as grandes questões mundiais. Nesse sentido, não podemos nos omitir em nenhum espaço sobre uma das grandes questões da atualidade: PALESTINA LIVRE! BASTA DE GENOCÍDIO!

A partir deste entendimento, aceitei o desafio de representar um projeto coletivo como pré-candidata a vereadora em Guaratinguetá pelo Partido dos Trabalhadores. Nossa pré-candidatura busca apresentar uma alternativa da classe trabalhadora para ocupar a Câmara Municipal. Uma alternativa que se contraponha à tradição política elitista e representante dos interesses econômicos de uma minoria de privilegiados que prevalece em nossa cidade. Como professora e servidora pública, estou pré-candidata a vereadora para contribuir com a eleição de um mandato defensor dos direitos das trabalhadoras e dos trabalhadores, de políticas sociais efetivas, de políticas públicas para as mulheres e para a construção de um projeto político popular e de esquerda para Guaratinguetá, para o Estado de São Paulo e para o Brasil.

Sabemos que nossa grande tarefa nessas eleições municipais é contribuir para a vitória do campo democrático e popular e derrotar a extrema direita. Sejamos inspirados pela mobilização do povo francês que recentemente deu a vitória à unidade da esquerda contra o neoliberalismo e o neofascismo. Em Guaratinguetá, a construção de um projeto político popular e de esquerda passa pela luta por um desenvolvimento social e ambientalmente sustentável, o fortalecimento e a valorização dos serviços públicos, a garantia de direitos para as populações mais vulneráveis – das periferias, mulheres, LGBTQIA+ e negra – e a participação popular com fortalecimento dos conselhos e conferências municipais.

Nossa pré-candidatura terá uma plataforma política construída coletivamente. De partida, podemos afirmar que nossa prioridade é o fortalecimento das políticas sociais. Uma delas é a defesa da educação pública. Como professora, conheço a realidade no chão da escola. Defendemos que o município implemente uma política efetiva de educação inclusiva; amplie o financiamento da educação valorizando os profissionais da educação; e estabeleça a gestão democrática em todos os âmbitos.

Além disso, como psicóloga e gestora da política de assistência social, compreendo seu papel fundamental na garantia de direitos da população mais vulnerável de nosso município. Defendemos a ampliação do investimento na Assistência Social a, no mínimo, 5% do orçamento municipal, a reabertura do CRAS no Pedregulho e a ampliação do programa municipal de transferência de renda.

Por fim, defendemos a implementação efetiva de políticas públicas para as mulheres, o combate à violência de gênero e ao feminicídio, o incentivo a projetos de economia solidária que gerem renda para as mulheres, a garantia de vagas em creches e a construção de políticas públicas com participação popular.

Convido todas e todos a somarem esforços na construção dessa pré-candidatura, junto ao Partido dos Trabalhadores, como instrumento de luta por transformações sociais no Brasil. Juntos e juntas, somos mais fortes. Como dizia Rosa Luxemburgo, por um mundo onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres. Na luta é que a gente se encontra, por um mandato de esquerda, socialista e feminista na Câmara Municipal de Guaratinguetá!

Muito obrigada.

Respostas de 2

  1. Graças a Deus não foi eleita! Quem tem parte com bandido é bandido. Logo seu partido ira acabar! Você é uma vergonha professora de presidiário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *