Tribuna de debates – Balanço do site Página 13

Por Marcos Jakoby (*)

Instado pelo companheiro Valter Pomar e pelo fato de estar à frente de uma tarefa que é de caráter nacional, creio que seja conveniente escrever um balanço sobre a condução do site Página 13, mesmo que de maneira breve e mais com a intenção de que seja um ponto de partida para um balanço e uma projeção mais refletida do que qualquer outra coisa, deste que é um importante veículo de comunicação da nossa organização política. 

Recebi o convite em meados de 2019 para contribuir como “editor” do site e desde então venho me empenhando de forma voluntária e militante para mantê-lo atualizado e em atividade, o que demanda muitas horas de dedicação toda semana. Trabalho que só é possível de ser realizado porque conta com a retaguarda do companheiro Emílio Font.

O site conta com três editorias principais: internacional, nacional e Partido, além de outras secundárias e/ou temporárias, como a atualmente “Tribuna do X Congresso da AE”. A maior parte dos textos publicados são de militantes e dirigentes da AE, mas há também textos publicados de autores petistas que integram outras tendências ou mesmo que não integram nenhuma; inclusive de autores que não são petistas, contanto que contribuam com a linha editorial. 

De um modo geral, os textos encaminhados por militantes da AE são publicados sem restrições. Textos que tenham consequências políticas mais sensíveis, se necessário, avaliamos em conjunto com o responsável pela comunicação na direção nacional da AE. E todos os textos publicados no site têm imediatamente os seus respectivos links enviados a este dirigente, que atualmente é o companheiro Valter Pomar. A atualização do site é quase diária. 

Também adotamos a política de publicar no site todos os textos que integram os jornais P13 e a revista Esquerda Petista. Essa divulgação acontece aos poucos e após veiculação da  edição do jornal e da revista. Outras publicações e livros são divulgados no site, e até mesmo vídeos, imagens e áudios.

Nosso site está com uma média mensal de cerca de 8 mil visualizações, o que é pouco para quem quer  influenciar o debate no PT.  No entanto, em determinados períodos, chegamos a ter uma média mensal de 25 a 30 mil visualizações.  Hoje, temos cerca de 50 publicações no site por mês, chegamos a ter meses em que contávamos com 90 ou mais publicações. Isso tem relação com a conjuntura (no período de pandemia, as pessoas, por exemplo, escreviam mais), volume de contribuição de autores/as, a divulgação nos grupos e nas redes sociais, a existência de temas polêmicos de maior apelo junto aos leitores petistas e o tempo e dedicação do editor, inclusive para escrever textos e matérias editoriais. 

Ainda em 2019, criamos grupos no zap e no telegram para que os inscritos recebessem os boletins Página 13, com os links das postagens mais recentes do site. Esses boletins chegaram a ser publicados diariamente, hoje são publicados semanalmente e às vezes nem mesmo isso. Somados os grupos, há quase mil inscritos (pelo meus cálculos, 955) e podem ser melhor usados. 

Creio que no próximo período, há que se construir um espaço para avaliar e planejar coletivamente o site.  Há condições para explorarmos melhor o seu potencial na batalha de ideias no campo da esquerda. Para tanto, sugiro à próxima direção nacional destacar outro(s) militante(s), com mais conhecimento técnico, editorial e com maior disponibilidade de tempo para conduzir esse trabalho. De qualquer forma, não é pouca coisa, que em nossas condições, consigamos manter em funcionamento e aberta essa importante trincheira na luta de ideias em nosso campo político.

(*) Marcos Jakoby é professor, membro da direção estadual da AE-RS, da executiva estadual do PT e editor do site Página 13

Uma resposta

  1. Na minha visão, você é exatamente a pessoa que precisaria continuar à frente da tarefa do site, pois não há conhecimento técnico/editorial que supere a dedicação e o compromisso militantes, capazes de fazer uma hora render como se cem horas fossem.

    Faço votos que você siga fazendo esse trabalho fundamental pra nossa tendência.

    Muito obrigada, companheiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *