Boletim interno da Direção Nacional da
tendência petista Articulação de Esquerda
***
1.Nota de solidariedade ao companheiro Gilberto Gomes, do PT de Campos dos Goytacazes
A direção nacional da tendência petista Articulação de Esquerda, manifesta seu apoio e solidariedade ao companheiro Gilberto Gomes, dirigente do Partido dos Trabalhadores na cidade de Campos dos Goytacazes, que foi injustamente detido durante as manifestações do grito dos excluídos ocorridas no domingo (07.09).
Gilberto foi detido sob falsas acusações, mantido preso por duas noites e liberado após audiência de custódia. Agora, segue a luta por justiça.
Em tempos de ataques contra a soberania nacional, de ameaçadas contra as liberdades democráticas e de tentativas de silenciar aqueles que defendem os direitos da maioria do povo, é preciso reagir.
E o companheiro Gilberto tem uma trajetória de vida marcada por sempre lutar e reagir contra as injustiças, seja enquanto militante do movimento estudantil, seja como dirigente do Partido dos Trabalhadores e junto à população de Campos.
Reforçamos assim nossa inteira solidariedade e apoio ao companheiro Gilberto Gomes. Agora em liberdade, sigamos juntos na luta por justiça!
2.Vaquinha de solidariedade a Gilberto
Estamos felizes pela liberdade de Gilberto, por enquanto provisória, após a enorme injustiça ocorrida. A luta é política e jurídica, ambas continuam.
Contratamos um qualificado escritório de advocacia que continuará defendendo a causa até o término do processo, que esperamos ser o arquivamento.
Os honorários serão de R$ 15.000,00 e pedimos a contribuição solidária para quitação. Conclamamos militantes, sindicatos, partidos e mandatos para ajudar na arrecadação do valor a ser pago.
Pix, transferência ou depósito para a companheira Letícia Crisóstomo:
Pix – crisostomoleticia5@gmail.com
Transferência ou Depósito – Banco Inter 077, Ag. 0001, Cc 29.999.501-1
3.Modelo de ata
A ata do congresso de base deve ser enviada imediatamente para a direção estadual; e, também, para a nacional no e-mail: tesouraria@pagina13.org.br
ATA DO CONGRESSO DE BASE MUNICIPAL DA AE
Município: _______________________________________
Data: ___ / ___ / 2025
Horário: _____________
I – Relação das/os participantes com mais de um ano em dia com a anuidade:
————————————————————————————————
II – Relação das/os participantes com menos de um ano em dia com a anuidade:
————————————————————————————————
III – A relação das/dos demais participantes segue em anexo.
————————————————————————————————-
IV – Resumo dos debates sobre o texto base
————————————————————————————————–
V – Deliberações e encaminhamentos:
————————————————————————————————-
VI- Eleição de delegadas e delegados ao Décimo Congresso Nacional da AE
Com a presença de ____ militantes aptas/os (entre os com mais de um ano e os com menos de um ano), foram eleitas ____ delegadas e eleitos ____ delegados ao Congresso Nacional da AE, sendo os demais considerados suplentes:
Nada mais havendo a deliberar, encerrou-se esse Congresso de base.
Segue anexa lista de presença.
————————————————————————————————-
Responsável pela ata e pelas informações:_______________________________
Contato:________________________
4.Agenda atualizada
12 de setembro, posse do DM de Praia Grande (SP), na Câmara Municipal.
13 de setembro, prazo final para filiação para jovens participarem do congresso da JPT
13 de setembro, prazo final para filiação de quem vai participar dos encontros setoriais
13 de setembro, minicurso sobre História do PT e de suas tendências em Ribeirão Pires (SP), na rua Francisco Monteiro 38 (centro, Ribeirão Pires)
13 de setembro, congresso de base em Ribeirão Pires (SP), na rua Francisco Monteiro 38 (centro, Ribeirão Pires)
16 de setembro, reunião da executiva nacional do PT
17 de setembro, reunião da executiva nacional da AE
20 de setembro, conferência sindical estadual AE, no Sindicato dos Bancários na Rua São Bento 413, em São Paulo (SP)
26 de setembro a 2 de novembro de 2025: etapas municipais do 6º Congresso da JPT
26 de setembro, reunião presencial da Deae RS
27 de setembro, reunião do diretório do PT/RS
27 de setembro, congresso distrital da AE Distrito Federal
27 de setembro, 9h00, curso sobre a história do PT e de suas tendências em Santos (SP)
27 de setembro, 15h00, congresso de base da AE Santos (SP)
30 de setembro, data final para fazer opção setorial
3 de outubro 2025: data limite para inscrição de chapas e candidaturas estaduais dos encontros setoriais estaduais
4 de outubro, congresso de base em Campinas (SP)
9 de outubro, plenária sindical da AE gaúcha
10 de outubro de 2025: data limite para ajustes na composição das chapas dos encontros setoriais estaduais
10 a 19 de outubro de 2025: encontros estaduais das coordenações setoriais
18 de outubro, congresso de base em Diadema (SP)
24 de outubro a 16 de novembro de 2025: encontros estaduais das secretarias setoriais
25 de outubro, congresso de base em São José dos Campos (SP), na Rua das Azaleias 57, sede do Sindipetro
25 de outubro, curso sobre História do PT e das tendências petistas, na Rua das Azaleias 57, sede do Sindipetro
1 de novembro, 9h00, curso História do PT e de suas tendências em São Paulo capital e as 13h30 congresso da AE de São Paulo capital
7 a 30 de novembro de 2025: etapas estaduais do 6º Congresso da JPT
7/11, sexta, às 19h00, congresso de base em Santo André (SP)
8/11, sábado, às 15h00, curso de formação em Santo André (SP) sobre a História do PT e de suas tendências
8 e 9/11 talvez atividades em Franca e Ribeirão Preto a confirmar
15/11 congresso da AE em São Bernardo do Campo (SP) e curso de formação
19/11 curso sobre Levante de 1935 na Casa Socialista em Natal (RN)
24 de novembro de 2025: data limite para inscrição de chapas e candidaturas nacionais dos encontros setoriais nacionais
26/11, congresso de base em São Caetano (SP)
27 e 28/11 conferência sindical nacional da AE, no auditório da Apeoesp na Praça da República, em São Paulo (SP)
28 de novembro de 2025: data limite para ajustes na composição das chapas dos encontros setoriais nacionais
28, 29 e 30 de novembro de 2025: encontros nacionais das coordenações setoriais e secretarias setoriais temáticas
28, 29 e 30/11 X Congresso nacional da AE, no auditório da Apeoesp na Praça da República, em São Paulo (SP)
29 de novembro, encontro estadual do PT/RS
30/11, congresso estadual da AE SP, no auditório da Apeoesp na Praça da República, em São Paulo (SP)
12 a 14 de dezembro de 2025: etapa nacional do 6º Congresso da JPT
24 e 25 de janeiro de 2026: encontro nacional do setorial LGBT
30 e 31 de janeiro de 2026: encontro nacional do setorial de combate ao racismo
31 de janeiro e 1º de fevereiro de 2026: encontro nacional do setorial de mulheres