
A conjuntura política do país e de Minas Gerias torna-se cada vez mais acelerada exigindo do campo popular e democrático, liderado pelo Partido dos Trabalhadores, a construção e apresentação de alternativas políticas para o povo mineiro. Para isso, é urgente a definição de uma tática eleitoral clara que aponte candidaturas ao Governo do Estado, ao Senado Federal, Congresso Nacional e Assembleia Legislava.
No que diz respeito a candidatura ao Governo, defendemos que além de pensar em nomes, a direção partidária e sua militância devem construir desde já um programa democrático, popular e ambientalmente orientado para o Estado de Minas que enfrente a sanha privatista e autoritária levada a cabo por Romeu Zema nos últimos sete anos, conforme proposta apresentada na reunião da Direção Estadual no último dia 13/12. É necessária elaboração política e programática, capacidade de diálogo para que possamos construir uma alternativa que garanta em Minas Gerais um palanque forte e representativo do governo Lula em Minas.
Para a disputa ao Senado Federal a Tendência Petista Articulação de Esquerda manifesta seu total apoio à candidatura da companheira Marília Campos, compreendendo essa indicação como parte da estratégia de acumulação de forças e de fortalecimento do projeto democrático popular, em um contexto nacional marcado pelo processo de reconstrução democrática e de retomada do papel do Estado no desenvolvimento do país.
Avaliamos que o fortalecimento da presença institucional e política do Partido dos Trabalhadores, especialmente no Congresso Nacional, como uma condição fundamental para sustentar e aprofundar o projeto liderado pelo presidente Lula, enfrentar a ofensiva neoliberal, conter o avanço da extrema direita e garantir a defesa da democracia, dos direitos sociais e da soberania nacional.
Nesse sentido, a trajetória política da companheira Marília Campos, construída na luta sindical, na militância partidária, no exercício de mandatos parlamentares e consolidada em quatro gestões à frente da Prefeitura de Contagem, expressa seu compromisso com o povo trabalhador, com a gestão pública democrática, com a participação popular e com a implementação de políticas públicas orientadas pela justiça social, pelo desenvolvimento com inclusão e pela defesa do interesse público.
Ao longo de sua vida pública, Marília tem demonstrado capacidade de diálogo político, responsabilidade institucional e firmeza na defesa dos interesses populares, qualidades fundamentais para representar Minas Gerais no Senado Federal e contribuir para o fortalecimento dessa Casa como espaço estratégico de equilíbrio federativo, fiscalização democrática e sustentação das transformações em curso no país.
Entendemos que a companheira Marília reúne as condições políticas, programáticas e militantes necessárias para representar o Partido dos Trabalhadores e o campo progressista no Senado Federal, contribuindo para ampliar a correlação de forças favorável às mudanças estruturais necessárias e para garantir que Minas Gerais volte a ocupar papel de protagonismo político na construção de um Brasil justo, soberano, inclusivo e radicalmente democrático.
Portanto, a Articulação de Esquerda conclama o conjunto das forças políticas, instâncias partidárias e da militância do Partido dos Trabalhadores em Minas Gerais a confirmarem imediatamente, de forma unitária e coletiva, a candidatura da companheira Marília Campos para concorrer a uma das vagas ao Senado Federal nas eleições de 2026.
Por fim, cabe destacar que a batalha pela ampliação da presença de militantes do Partido dos Trabalhadores nas casas legislativas federal e estadual terá papel fundamental para as disputas que estarão em curso nas eleições 2026, sendo fundamental um esforço partidário redobrado para a ampliação das bancadas da Câmara Federal e na Assembleia Legislativa de Minas.
Direção Estadual da Tendência Petista Articulação de Esquerda, 16/12/2025

Uma resposta
Exatamente posicionamento, com todas as prerrogativas ao apoio à nossa candidata à uma vaga ao senado federal, Marilia Campos é inegavelmente a melhor candidata, a sua trajetória política e construção do seu nome, com ética, transparência, respeito e coerência de vida, a credencia para mais essa eleição, uma das mais principais do Brasil!