Os ex-presidentes nacionais do PT, Olívio Dutra, José Dirceu de Oliveira e Silva, José Genoíno, Tarso Genro, Ricardo Berzoini e Rui Falcão divulgaram carta endereçada ao Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores em que “lamentam profundamente que, por 40 votos a 36, a máxima instância dirigente do partido tenha se recusado a reconsiderar decisão de apoio à reeleição do prefeito de Belford Roxo (RJ), notório aliado do bolsonarismo.“
A carta tem recebido o apoio e assinaturas de centenas de outros dirigentes e militantes, inconformados com a decisão de composição com representantes formais ou informais do neofascismo, decisão que viola o que foi estabelecido pelas resoluções do 7º Congresso e do próprio Diretório Nacional. A Carta está aberta a novas assinaturas. Os militantes que queiram aderir ao documento, basta acessar o link: https://bit.ly/3gaG0pm
Abaixo, segue a carta na íntegra:
Ao Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores
Lamentamos.profundamente que, por 40 votos a 36, a máxima instância dirigente de nosso partido tenha se recusado a reconsiderar decisão de apoio à reeleição do prefeito de Belford Roxo (RJ), notório aliado do bolsonarismo.
Tal medida, a nosso juízo, viola a democracia interna e a tradição petista, além de ratificar uma decisão que desorienta, confunde e desanima nossa militância.
Não é aceitável qualquer composição com representantes formais ou informais do neofascismo, como claramente estabelecem resoluções de nosso 7º Congresso e do próprio Diretório Nacional.
Atenciosamente,
Olívio Dutra
José Dirceu de Oliveira e Silva
José Genoíno
Tarso Genro
Ricardo Berzoini
Rui Falcão