Por Hilton Faria da Silva (*)
Célio Moura foi militante do movimento estudantil e, logo após se formar advogado em Anápolis, veio trabalhar em Araguaína. Célio foi o primeiro advogado da região norte do atual Tocantins a defender trabalhadores rurais na luta pela reforma agrária e trabalhadores urbanos na luta pelos direitos trabalhistas e por moradia.
O Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Estado do Tocantins (SINTET) e os outros sindicatos de trabalhadores da região de Araguaína tiveram contribuição de Célio na elaboração dos estatutos e também nas lutas desde a década de 1980.
As primeiras ocupações urbanas de trabalhadores na cidade de Araguaína, como o bairro São João, que ainda é o maior bairro da cidade, foram apoiadas por Célio Moura, que também contribuiu na fundação de dezenas de associações de moradores na cidade.
Célio é filiado ao PT e foi candidato a diversos cargos, sendo sempre bem votado. Ele se elegeu o primeiro deputado federal do PT no Tocantins em 2018. Em 2022, foi o único deputado federal de todo o Brasil que dobrou a votação. Porém, os deputados do centrão mudaram a lei eleitoral em 2021 e ele não foi reeleito.
Agora, o Supremo Tribunal Federal está julgando a constitucionalidade dessa mudança na lei eleitoral. Três ministros concordaram que esse trecho da lei é inconstitucional. Assim que o Supremo concluir a votação, Célio Moura voltará a ser deputado federal.
Em Araguaína, Célio foi candidato duas vezes a prefeito e a diferença de votos foi pequena. Como cidadão de Araguaína há mais de 45 anos, como militante do PT e amigo do presidente Lula, Célio é o único pré-candidato a prefeito com capacidade de representar a vontade da maioria da população, que é a classe trabalhadora.
O presidente Lula e o PT investiram fortemente em Araguaína e na região, construindo obras que nenhum outro governo realizou: a Ferrovia Norte-Sul, que é a maior do Brasil; a Usina de Estreito; os linhões de transmissão de energia que interligam a região Norte e Sudeste; o programa Luz Para Todos, que levou energia para toda a zona rural; o Minha Casa Minha Vida, que construiu mais de 7 mil casas só em Araguaína, além das duas UPAS, das Unidades Básicas de Saúde, escolas e creches. O governo estadual e a prefeitura escondem isso da população, como se essas obras tivessem sido realizadas com recursos estaduais e municipais.
Além disso, Lula e o PT criaram o bolsa família, a UFT (Universidade Federal do Tocantins), o IFTO (Instituto Federal do Tocantins), o Hospital Universitário de Araguaína, centenas de assentamentos por todo o estado do Tocantins, atendendo a mais de 10 mil famílias de trabalhadores e trabalhadoras rurais com a reforma agrária, além dos programas Compra Direta e da ampliação do PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar).
A oposição tem medo da verdade, porque o PT fala e faz. Assim como Célio Moura, que como deputado federal atendeu a centenas de organizações de trabalhadores com tratores e outras máquinas, além de destinar recursos para construção de pontes e estradas e grandes investimentos na saúde, na UFT, na UFNT (Universidade Federal do Norte do Tocantins) e no IFTO.
Agora, Célio Moura é pré-candidato a prefeito de Araguaína, representando o presidente Lula, buscando unir trabalhadores e trabalhadoras, pequenos empresários e empresárias, servidores e servidoras públicos que querem uma prefeitura que atenda às reivindicações populares, que invista na educação pública, na saúde pública (acabando com a privatização das unidades de saúde), asfaltando os bairros que estão na terra, regularizando as áreas ocupadas e garantindo o direito de moradia para quem não tem, construindo novos conjuntos do Minha Casa Minha Vida, abrindo a prefeitura para a participação popular para que o povo decida as principais obras e buscando gerar mais empregos e oportunidades.
O presidente Lula já demonstrou como o PT governa, distribuindo a riqueza, investindo em saúde, educação, moradia e emprego. Precisamos discutir como aplicar esse plano de governo em Araguaína. Célio Moura convida o povo para se engajar e discutir.
“Sonho que se sonha só é só um sonho, mas o sonho que se sonha junto é realidade.”
(*) Hilton Faria da Silva é secretário de Formação do PT/Tocantins.