Com Lula e com o povo: é hora do PT do Pará ter candidatura própria

Página 13 divulga documento de contribuição à estratégia/tática eleitoral do PT no Pará, assinado pelas tendências que formam o Bloco Petista no estado.

Com Lula e com o povo! É hora do PT do Pará ter candidatura própria ao governo estadual:  para fortalecer o presidente Lula e por um governo democrático e popular

A direção nacional do PT, bem como, a direção do PT-Pará devem orientar seus filiados e filiadas no sentido de traçar e cumprir estratégias e ações de organização e mobilização para fortalecer e consolidar o Governo Lula, colocando o nosso partido na linha de frente do enfrentamento a extrema direita, contribuindo no aprofundamento e desenvolvimento de políticas públicas que superem as desigualdades sociais, políticas e econômicas que nosso país ainda enfrenta, mesmo considerando todos os avanços já obtidos pelos governos do presidente Lula e da presidenta Dilma.

Este chamado à ação ocorre em um momento em que Brasil e seus poderes constituídos sofrem duros ataques contra a nossa democracia e soberania nacional, e nos impõe o desafio de afirmar os compromissos do PT na defesa destes princípios que são inegociáveis.

Entendemos que o PT do Pará deve aprovar algumas diretrizes para enfrentarmos esta conjuntura, estabelecendo ações concretas para o enfrentamento destes desafios:

-Construir um calendário de mobilização em todas as regiões do nosso Estado, que tenha como objetivo principal a Defesa e Consolidação da Democracia e da Soberania em nosso país.

-Envolver todas as direções municipais e setoriais do PT na luta pelo fim da escala 6×1, a taxação dos super ricos e pela manutenção dos 63 vetos do Presidente Lula ao PL da Devastação (n° 2.591).

-Desenvolver metodologia de participação ativa na COP30 em Belém nos diversos espaços de pressão e representação, garantindo visual petista (bandeiras, bottons, adesivos, etc.) e distribuindo materiais explicativos da importância da COP30 e seu legado para Belém, o Pará e à Amazônia, afinal, a 1° COP das Amazônias foi fruto da decisão política acertada do presidente Lula e do nosso governo.

ORGANIZAÇÃO PARTIDÁRIA:

O PT Pará deverá orientar tanto o Diretório Estadual como as Direções Municipais, para que possam exercer o importante papel de organização, articulação e mobilização do conjunto de filados e filiadas e simpatizantes partidários com o objetivo de estabelecer relações com os partidos políticos do campo democrático e popular e com as entidades e instituições da sociedade civil organizada e a população em geral, para que possamos incorporar as nossas lutas em nosso cotidiano. Neste sentido, apontamos algumas diretrizes e ações que darão sentido organizativo para esse desafio.

-Priorizar como metodologia de organização em todos os municípios, a criação de núcleos de base por local de moradia e/ou local de trabalho e fortalecimento dos já existentes, com encontros periódicos entre estes núcleos.

-Organizar Periodicamente Encontros Regionais com o objetivo de discutir estratégias coletivas de organização e mobilização e de Formação Política para os filiados e filiadas e simpatizantes.

-Organizar um amplo processo de consultas em todas as regiões do estado sobre a Tática e Estratégia eleitoral para 2026.

-Redes Sociais

ELEIÇÕES 2026

O PT do Pará  deve discutir  e deliberar diretrizes para que o nosso partido se organize de forma protagonista para as eleições de 2026, o PT do Pará precisa organizar um amplo processo de alianças, tanto com os partidos que compõem a nossa federação, partidos do campo democrático popular e outros que tenham como princípios o fortalecimento e consolidação da democracia e a luta pela nossa soberania, além das entidades populares que tem um papel fundamental na luta pela resistência e avanços das políticas públicas em nosso Estado e no Brasil.

Neste sentido o PT Pará deve deliberar por uma tática que considere o nosso partido no centro deste debate, promovendo seminários em todas as regiões do estado com o objetivo de discutir e aprofundar um Programa de Governo baseado em uma política de desenvolvimento que leve em consideração as nossas riquezas naturais, as diferenças regionais e o ser humano como figura central neste processo.

Por outro lado, devemos basear a nossa tática eleitoral alinhando com a conjuntura nacional, tendo como elemento central a reeleição do Presidente Lula como símbolo do enfrentamento com as forças reacionárias no Brasil.

O PT do Pará deve afirmar com firmeza a necessidade de ter candidatura própria ao Governo do Estado, reafirmando seu papel histórico de liderança no campo democrático e popular. É fundamental que o partido participe ativamente das eleições apresentando candidaturas majoritárias, tanto ao Governo quanto ao Senado, indicando quadros dirigentes petistas com capacidade de expressar o projeto de transformação social, desenvolvimento sustentável e justiça para o povo paraense.

Dessa forma, o PT do Pará poderá fortalecer sua presença e junto ao povo do Pará, com chance de ampliar sua votação e, assim, apoiar qualitativa e quantitativamente à reeleição do presidente Lula. Com participação decisiva da sua base social e eleitoral, confiança e esperança, vamos seguir no rumo certo para conquistarmos a ampliação da nossa bancada de deputados e deputadas federais e estaduais comprometidos com o projeto popular e democrático, capaz de assegurar a governabilidade e as conquistas do governo Lula até 2030, com o Pará ocupando o lugar de destaque nas lutas por um Brasil mais justo e solidário.

SUBSCREVEM ESTE DOCUMENTO:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *