Por Múcio Magalhães (*)
Serra Talhada, conhecida como a Capital do Xaxado, está localizada no Sertão do Pajeú, no estado de Pernambuco, distante 415 quilômetros da capital, Recife. Com mais de 93 mil habitantes e mais de 60 mil eleitores, tem hoje o terceiro maior PIB do Interior, com fortes polos de saúde e de educação.
O PT governa o município há três mandatos, sendo os dois primeiros com o ex-petista Luciano Duque, atualmente deputado estadual pelo Solidariedade. A atual prefeita é Márcia Conrado, primeira mulher a governar a cidade em 173 anos de emancipação política. Seu vice, também do PT, é Márcio Oliveira.
Márcia concorre à reeleição numa ampla frente de partidos, dentre os quais a Frente Brasil da Esperança (PT, PV e PC do B), Republicamos, Avante (partido que indicou o vice, o empresário e ex-vereador Faeca Melo), PSD, PSB, PDT, MDB e o Solidariedade, que atravessa a curiosa situação de compor o palanque da situação enquanto seu deputado é o pai do principal candidato da oposição, Miguel Duque (PODEMOS). Disputam também a Prefeitura de Serra Talhada a chapa do PSOL e PMB, com o médico Luiz Pinto, e a candidatura do PL, encabeçada pelo bolsonarista Sargento Juscélio Souza.
A prefeita Márcia Conrado se tornou a principal candidatura do PT de Pernambuco nas cidades onde o partido governa, e é uma das mais importantes entre os municípios nos quais o partido disputa a eleição. Serra Talhada é a única cidade de Pernambuco em que o PT tem uma candidata mulher com amplas chances de ser reeleita.
Pela primeira vez em mais de 16 anos, o PT não disputará a Prefeitura do Recife com candidatura própria; terá candidaturas à reeleição nas sete cidades que governa no estado; três candidatos em cidades com mais de 100 mil eleitores (Jaboatão, Petrolina e Olinda) e candidatos em cerca de 27 outras cidades pernambucanas.
Em Serra Talhada, o PT tem três vereadores atualmente. A Articulação de Esquerda trabalha pela eleição de Sinézio Rodrigues, ex-presidente do sindicato dos trabalhadores em educação do município, ex-vereador por dois mandatos e ex-secretário de Meio Ambiente na atual gestão da prefeita Márcia Conrado.
O companheiro Sinézio Rodrigues, militante do PT há 35 anos e da Articulação de Esquerda desde sua fundação, tem origem no movimento estudantil do final dos anos 80 e início dos anos 90. Professor concursado da rede municipal, tem relevante importância para todos e todas que esperam de um parlamentar o exercício de um mandato que não abra mão da coerência entre as pautas legislativas e os compromissos com as reivindicações da classe trabalhadora.
(*) Múcio Magalhães é membro da direção nacional da AE.