Israel luta pelo colapso de agência na Palestina

Por Heba Ayyad (*)

Entidade criada em 1949, a UNRWA tem ajudado milhões de Palestinos desde a sua fundação – Fonte da imagem: Reuters

Qual é o significado de desmantelar uma organização humanitária internacional que trabalha no terreno há 75 anos, com base no desejo de um país? Como pode um representante dessa entidade apresentar-se de forma tão arrogante perante uma sessão da Assembleia Geral, na presença de representantes de 193 países e dois Estados observadores, e acusar toda a ONU de cooperar “com terroristas em vez de cooperar com a democracia israelita” e ninguém protesta?

Gilad Erdan, um colono com o posto de embaixador, representando Israel, prossegue em seu discurso: “As Nações Unidas não estão apenas a cooperar com o terrorismo, mas as próprias Nações Unidas são uma organização terrorista em Gaza”. Foi o que disse o representante do Estado cujas mãos estão manchadas com o sangue do povo palestino nos últimos cinco meses, e que transformou a Faixa de Gaza numa terra completamente inundada, sepultando dezenas de milhares de vítimas inocentes, a maioria delas mulheres e crianças. Além de destruir hospitais, escolas, universidades, mesquitas, igrejas, lares de idosos, jardins de infância e abrigos para fugir da máquina da morte, este colono levanta-se então para dar palestras sobre democracia, direitos das mulheres, a definição de terrorismo e a forma adequada de acabar com a guerra de extermínio através da rendição da resistência.

Em vez de expulsar o representante do Estado de Israel da comunidade internacional, que foi submetido a uma rara humilhação coletiva, tal como foi expulso o representante do sistema de apartheid na África do Sul na década de 1970, 16 países estão a adotar a narrativa israelita imediatamente e sem esperar pelos resultados da investigação lançada pelo Secretário sobre as acusações recebidas de uma única fonte, apenas o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Israel, contra 12 funcionários por envolvimento na operação “Inundação de Al-Aqsa”. Mas diante desta plataforma, o colono expandiu as suas acusações contra a UNRWA – United Nations Relief and Works Agency for Palestine Refugees ou, traduzindo em português, Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina – alegando que entre os 13.000 funcionários da agência em Gaza, 12 por cento são membros do movimento Hamas, e centenas deles são “terroristas ativos”. E ouça-o dizer: “A UNRWA provou que faz parte da máquina terrorista do Hamas. A UNRWA é parte do problema, não parte da solução.” Prometeu impedir qualquer atividade da UNRWA em Gaza, nos territórios ocupados e em Israel. Ou seja, será desmantelado, seus funcionários demitidos e seus escritórios cancelados.

O porta-voz oficial do Secretário-Geral respondeu à acusação de que este número imaginário de funcionários da agência pertence ao movimento Hamas, dizendo que todos os funcionários que pertencem à UNRWA nas suas áreas de operação são apresentados com os seus nomes aos países anfitriões, em Israel, Jordânia, Líbano e Síria, e os seus nomes, identidades e afiliações são examinados. Como se tornaram terroristas? Por que seus nomes foram aprovados pela própria entidade, e se houvesse alguém que suspeitasse que ele pertencesse a algum movimento de resistência, ele não teria sido contratado em primeiro lugar. Portanto, o objetivo declarado e claro de Israel é desmantelar a agência. Este objetivo começou a tomar medidas práticas no terreno, uma vez que foi negado aos funcionários da UNRWA na Cisjordânia o acesso à sua sede na área de Sheikh Jarrah, em Jerusalém Oriental. O centro de formação profissional no campo de Qalandiyah também foi fechado. Parece que o objetivo do desmantelamento é partilhado pelos dezesseis países que deixaram de apoiar a agência equivalente a 450 milhões de dólares. Essa decisão poderia ser uma coincidência? Será uma coincidência que estes países que deixaram de financiar a UNRWA sejam os mesmos que apoiaram a entidade com dinheiro, armas e proteção contra a responsabilização, e assinaram muitos acordos comerciais com ela como um parceiro distinto e preferido? A entidade sionista colocou agora como prioridade máxima, além de destruir as necessidades de vida em Gaza, o desmantelamento da UNRWA, por causa do testemunho internacional que representa intitulado “A Nakba de 1948” e da famosa Resolução 194 das Nações Unidas, que reconheceu o direito de retorno e compensação para os refugiados palestinos e seus descendentes. Parece que a entidade chegou à conclusão de que a oportunidade de destruí-la existe agora, e se esta oportunidade for perdida, nunca mais se repetirá.

Como a agência poderá não continuar após o final deste mês de março ou até o próximo mês, se a crise financeira não for resolvida, a Assembleia Geral realizou uma sessão extraordinária para ouvir o Comissário-Geral da agência, Philippe Lazzarini, na última segunda-feira, a fim de apresentar um relatório abrangente sobre a crise da agência. O Comissário-Geral fez um discurso comovente e poderoso sobre as acusações falsas e infundadas contra a Agência e a campanha injusta para desacreditá-la, alertando para o desmantelamento da Agência, que se fez sentir quando os 16 países se alinharam atrás da acusação israelita e adotaram integralmente antes que os resultados da investigação surgissem. Lazzarini disse que as autoridades israelenses lhe disseram uma semana antes de o Tribunal Internacional de Justiça decidir que 12 funcionários dos 30.000 funcionários da UNRWA afirmam ter participado nos ataques de 7 de outubro, sublinhando que não recebeu mais informações a este respeito desde aquele dia, mas a gravidade das alegações levou o Secretário-Geral a lançar imediatamente dois processos paralelos para investigar as acusações: uma investigação independente pelo Gabinete de Serviços de Supervisão Interna das Nações Unidas, para descobrir os fatos sobre as alegações, e uma revisão independente separada da abordagem da UNRWA para lidar com gestão de riscos e imparcialidade.

Com estas medidas urgentes e decisivas, e embora as alegações não estejam documentadas, 16 países suspenderam seu financiamento à UNRWA, sem esperar pelos resultados da investigação. A UNRWA, como indicou o Comissário-Geral, é incapaz de absorver choques financeiros, especialmente à luz da guerra contínua em Gaza. Como podem aqueles que choram pela tragédia humanitária em Gaza, e pela necessidade de aumentar o volume da ajuda, e não obstruir a sua entrega e distribuição, parar de financiar o aparelho que traz esta ajuda e a distribui aos necessitados, porque é o instrumento mais bem informado das pessoas? Sobre a natureza de Gaza e dos seus residentes? Lazzarini declarou, franca e claramente, em seu discurso perante a Assembleia e perante a imprensa, que a tentativa de eliminar a UNRWA não está relacionada com alegações de violações da neutralidade por parte de vários dos seus funcionários, mas por trás dela há um objetivo, que é eliminar o estatuto de ‘refugiados’ e garantir que esta questão não fará parte do acordo político final. Esta é a verdade. O que é necessário é eliminar a ideia do direito de retorno e do apego do palestino, pai e neto, à sua pátria, terra, campo e lar na Palestina histórica. O que também irritou os israelitas foi o fato de a UNRWA ter preparado um relatório interno sobre as violações cometidas nas prisões israelitas contra os habitantes de Gaza que foram detidos depois de 7 de outubro, o que ajuda a revelar as principais violações dos direitos humanos nas prisões e centros de detenção israelitas. Lazzarini disse que a agência compilou este relatório assumindo a responsabilidade pelas questões logísticas na passagem de Kerem Shalom, e que vê o regresso dos detidos, alguns dos quais regressam após duas semanas ou dois meses. Afirmou que a maioria deles retorna traumatizada pela provação pela qual passaram. A agência partilhou este relatório com órgãos relevantes de direitos humanos que lidam com a questão da detenção.

O objetivo claro do Estado sionista na guerra de extermínio contra Gaza é destruir de uma vez por todas a causa palestina, esvaziar Gaza, o espinho permanente no lado da entidade, dos seus residentes, e tornar impossível viver lá, para que as pessoas possam deixá-la involuntariamente ou voluntariamente, de uma só vez ou em parcelas. Depois de completar Gaza, ou assim sonham, o exército de extermínio curvar-se-á para lidar com a Cisjordânia e Jerusalém, esvaziará o maior número de residentes e tomará a terra. A classe governante e influente israelense já não nega que não permitirá o estabelecimento de um Estado palestino independente que uniria Gaza à Cisjordânia, incluindo Jerusalém, e que a abolição da UNRWA seria o plano prévio e necessário para liquidar a questão palestina. Desde a eclosão da revolução palestina contemporânea em 1965, os refugiados palestinos têm sido os portadores da tocha e a ponta de lança face ao colonialismo dos colonos na Palestina e fora da Palestina. O refugiado é portador de memória, chave e esperança. Levanta os braços e os braços de seus filhos e filhas nos acampamentos, criando campeonatos e heróis em preparação para a grande batalha. A destruição da UNRWA como prelúdio ao cancelamento do direito de regresso terá consequências terríveis, e o povo palestino, os povos árabes e islâmicos e os países amigos e aliados não têm outra escolha senão trabalhar em conjunto para salvar a agência da sua crise financeira, para que a agência continue a ser uma testemunha da catástrofe contínua, contínua e crescente do povo palestino durante 75 anos, até que os objetivos do povo sejam alcançados: a liberdade, o regresso e a autodeterminação palestina, e isso não está longe de ser um povo de heroísmo, firmeza e paciência.

(*) Heba Ayyad é jornalista internacional e escritora Palestina Brasileira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *