Jornadas Nacionais de Formação Política da AE

Por Página 13 (*)

A tendência petista Articulação de Esquerda, em seus 30 anos de história, buscou sempre, dentro das suas possibilidades, fortalecer a formação política em sua organização e no PT, visando “elevar a cultura política e a capacidade analítica da militância de nossa tendência” e “ajudar na formação da militância petista em geral” , bem como contribuindo “com o debate teórico na esquerda” .

Na trajetória da tendência, foram inúmeras atividades de formação, das mais diversas naturezas; porém, a partir das resoluções da X Conferência Nacional da AE de 2008, passaram a ser organizadas as Jornadas Nacionais de Formação, reunindo militantes dos mais diversos estados, que durante vários dias discutem inúmeros temas, como a história da luta pelo socialismo e suas experiências, o capitalismo e seu funcionamento, a história do Brasil e das lutas populares, a luta das esquerdas, a história do PT, as lutas feministas e antirracistas, a juventude e o movimento estudantil, entre outros assuntos.

Desde então, foram 21 jornadas nacionais. Abaixo, segue imagem da turma da primeira jornada, ocorrida entre os dias 21 e 27 de julho de 2008, em São Paulo. Participaram dela cerca de trinta companheiros/as, representando catorze estados.

#30AnosAE


(*) redacao@pagina13.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *