A ELAHP (Escola Latino-americana de História e Política) está lançando o livro “Como chegamos lá: uma leitura política sobre o Governo Olívio Dutra (199-2002)” como desdobramento de um seminário de mesmo nome realizado em abril 2025.
O livro conta com artigos de Arno Augustin Filho, Ary Vanazzi, Celso Augusto Schröder, David Stival, José Hermeto Hoffmann, Júlio Quadros, Lucia Camini, Paulo Peretti Torelly, Rosana Tenroller. Traz também uma entrevista com Olívio Dutra, uma cronologia dos principais fatos políticos e indicações bibliográficas sobre a experiência do governo.
A publicação é organizada por Lucia Camini, Marcos Jakoby e Valter Pomar e conta com o projeto gráfico e diagramação de Emilio Font. Em breve, haverá também uma edição impressa.
Abaixo, confira a apresentação do livro.
BOA LEITURA!

Apresentação
Nos dias 25 e 26 de abril de 2025, a ELAHP (Escola Latino-americana de História e Política) realizou, em Porto Alegre, um seminário intitulado “Como chegamos lá: uma leitura política sobre o Governo Olívio Dutra (199-2002)”.
As eleições para governador do estado do Rio Grande do Sul em 1998 e o governo da Frente Popular sempre foram uma referência política importante para os setores democráticos, populares e da esquerda gaúcha.
Seja pelo contexto de polarização política, social e ideológica que permeou a vitória eleitoral, seja pelas mudanças e conquistas construídas pelo governo, seja pelo cerco feroz montado pelas classes dominantes contra o PT e o governo, seja pelas divergências e disputas internas ao campo da esquerda, especialmente ao PT, aquela experiência foi descrita, refletida, analisada e reelaborada de diferentes maneiras, individualmente ou coletivamente, por milhares de militantes da esquerda gaúcha.
Hoje, passadas mais de duas décadas, nos propusemos a revisitar aquela experiência, com vistas a extrair dela ensinamentos e reflexões políticas que possam ajudar velhos e novos militantes e suas organizações a construírem novas vitórias.
Em consonância com esse entendimento, a ELAHP — em conjunto com a editora Página 13 — decidiu não apenas organizar o seminário, mas também um livro, para dar sequência e aprofundamento às análises e às reflexões produzidas ao longo do evento.
Sublinhamos que a maior parte dos autores esteve no seminário. São jornalistas, dirigentes partidários, economistas, educadores, advogados e ex-integrantes do governo. Portanto, não se trata de um livro “acadêmico”, mas uma contribuição para um balanço político daquela experiência. Além dos artigos, o livro conta com uma cronologia de alguns dos principais fatos políticos envolvendo o governo, com um caderno de imagens e também com uma entrevista com o ex-governador Olívio Dutra.
Aliás, para usar palavras do companheiro Olívio Dutra: “Essa é uma semeadura, mas ela precisa ser insistida, tem que ter mais gente semeando, mais gente cultivando para depois. O terreno é inóspito. Tu tens que mexer mais fundo no terreno. Tu tens que também aperfeiçoar a semente, o mecanismo de semear, de colher. Então, bom, mas é uma construção possível. Então eu acho que a semeadura que nós fizemos é uma coisa positiva. Não são experiências definitivas, mas são exemplos importantes de como elas podem ser aprofundadas, melhor enraizadas e espraiadas e aperfeiçoadas”.
Boa leitura!
Marcos Jakoby e Valter Pomar, os editores
