Nós, sindicalistas que apoiamos e integramos a chapa 420 “A Esperança é Vermelha” para a disputa da direção do PT da Bahia e a chapa 220 para a disputa do PT Nacional, nos deparamos com uma realidade, na Bahia, atravessada pelo neoliberalismo, tal como os trabalhadores do Brasil e do mundo inteiro.
As empresas estatais nacionais e baianas passaram por processos de privatização ao longo da década de 90 e ao longo dos governos Temer e Bolsonaro que precisam ser revertidos.
A Petrobrás na Bahia teve sua refinaria, gasodutos e terminais de distribuição entregues ao capital internacional, o que encarece o preço dos combustíveis aos trabalhadores e traz o fechamento de postos de emprego para os petroleiros.
A estratégia de conciliação de classes no governo Lula entrega a administração dos Correios ao União Brasil, sendo dirigente da empresa os mesmos setores privatistas que nós combatemos socialmente.
Empresas estatais estaduais como a Bahiagás e a EMBASA estão em constante ameaça de privatização. Se houver a entrega para a iniciativa privada para além do encarecimento do gás natural e dos serviço de água, uma piora da qualidade de serviços públicos essenciais à população.
No interior do Estado, direitos fundamentais aos trabalhadores como a educação e a saúde também são ameaçados por formas variadas de privatização que utilizam, por exemplo, a terceirização, parcerias público-privadas e fundações sociais.
O Partido dos Trabalhadores na Bahia precisa se posicionar publicamente para que as privatizações ocorridas na Bahia sejam revertidas, sendo essa uma tarefa a ser conduzida pelos governos Jerônimo e Lula.
Propomos, portanto, à próxima direção estadual do PT na Bahia que assim que eleita organize e convoque uma plenária estadual para diagnóstico e enfrentamento dos efeitos da privatização nos territórios baianos.
Assinam, os seguintes militantes petistas.
Convidamos o conjunto da militância petista baiana a se somar a essa reivindicação. Cliquem abaixo para assinatura através do link: https://forms.gle/q9cVC82Yd4spozoT8
Assinam:
Milton Matos – Direção do Sindicato de Águas e Esgoto
Robson Santos – Direção do Sindicato dos Petroleiros da Bahia
Luis Pedro Vergne – Militante do Sindicato dos Químicos da Bahia
Judicael Botelho – Direção da Associação dos Empregados Ecetistas da Bahia
Christiane Gusmão – Direção do Sindicato das Enfermeiras do Estado da Bahia
Silvia Marcênio – Direção do Movimento Regional dos Trabalhadores da Saúde
Eliseu França – Direção do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Entre Rios
Uma resposta
Um pais mais forte é um pais soberano, as empresas no controle do governo e nao fora dele.