Márcio Macedo abre segundo processo contra o canal Expressão Sergipana

Por Página 13 (*)

 

O atual ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo, abriu um segundo processo contra o canal de comunicação popular “Expressão Sergipana”. O veículo de comunicação, segundo sua própria descrição, “é um canal na internet construído por um amplo conjunto de movimentos populares, de estudantes e de trabalhadores, tanto do campo como da cidade.” Quando o canal tomou conhecimento do primeiro processo declarou, em nota, que “ironicamente, uma das atribuições da Secretaria-Geral é, justamente, mediar ações de estímulo ao diálogo, à participação social e à educação popular com os movimentos.”

Segundo o Expressão Sergipana, o que motivou o ministro a entrar com o primeiro processo foi o fato de, em fevereiro de 2023, “publicarmos uma nota de apoio à nomeação da sergipana Rose Rodrigues (PT) para a presidência nacional do INCRA, assinada por um conjunto de mais de 100 movimentos populares de todo o Brasil. Apesar de alguns portais jornalísticos, de âmbito nacional, terem anunciado que Lula havia aprovado a indicação da sergipana, houve uma reviravolta e, ao final, outro foi o nomeado. Nesse contexto, a Expressão Sergipana informou que, conforme noticiavam outros sites e portais, Márcio Macêdo seria o pivô na articulação contra Rose Rodrigues, com o objetivo de enfraquecer a ala do PT não subordinada a ele em Sergipe. Divulgaram o mesmo fato: O Globo, a CBN, a Carta Capital, a Rede Brasil Atual, colunista da Infonet e o blog Realce.”

Ainda destaca que “Márcio Macedo não viu motivos para processar os grandes grupos da mídia, mas sim os pequenos sites sergipanos. Trata-se de uma verdadeira tentativa de perseguição e censura.”

A nota emitida pelo Expressão Sergipana teve como resposta de Márcio Macedo a entrada de um novo processo, onde alega-se que “o conteúdo tendencioso das publicações, com a clara intenção de macular a reputação do Autor [Macedo] junto à militância de seu partido e ao público em geral, propagando fake news com o propósito singular de desacreditar e desmoralizar o Requerente, imputando-lhe graves e inverídicas condutas”.

Dirigentes do PT de Sergipe estão buscando convencer Macedo a desistir do processo, argumentando que o Expressão Sergipana é veículo de comunicação do campo demorático e popular, que sempre esteve ao lado das lutas da esquerda e do povo sergipano e que as diferenças são inerentes à política, mesmo entre organizações e forças políticas que caminham juntas.

A nota na íntegra do canal Expressão Sergipana pode ser conferida aqui: :https://www.instagram.com/p/CtxUmufOHgf/?img_index=1


(*) redacao@pagina13.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *