Mensagem do presidente Lula sobre o Dia Mundial da Saúde

Página 13 divulga mensagem do presidente Lula por ocasião do Dia Mundial da Saúde. O presidente faz uma defesa da saúde enquanto direito universal em detrimento daqueles que a enxergam como uma mercadoria, destaca a existência de enormes desigualdades sociais no mundo e reforça a importância do Sistema Único de Saúde (SUS).

Publicado originalmente em https://www.gov.br

Mais que uma data comemorativa, este Dia Mundial da Saúde é uma oportunidade extraordinária para refletirmos sobre o mundo que queremos construir para nós e as futuras gerações.

Um mundo em que a saúde seja um direito de todos, e não uma mercadoria de alto custo, ao alcance apenas de uma minoria privilegiada que pode pagar por ela.

Um mundo onde recursos humanos, financeiros, científicos e tecnológicos sejam acessíveis a todos os seres humanos, sem distinções sociais ou geográficas.

Afinal, um mundo assolado pelas desigualdades de renda, raça ou gênero, onde quase 1 bilhão de homens, mulheres e crianças não têm o que comer, será sempre um mundo doente.

A saúde anda de mãos dadas com a vida. E é um dos mais preciosos direitos humanos.

Todo homem, toda mulher e toda criança têm o direito de viver em condições ambientais e sociais saudáveis, e não na condição de vítimas da miséria, da fome e da insalubridade, em casa ou no trabalho.

Celebrar o Dia Mundial da Saúde é reafirmar esse direito. É lembrar que a saúde deve estar presente em todas as políticas públicas e ocupar o centro das atenções dos governos.

No Brasil, felizmente, temos a garantia constitucional de um Sistema Único de Saúde, o SUS, que assegura o acesso gratuito aos serviços por toda a população. E nos esforçamos constantemente para transformar em serviços cada vez melhores aquilo que determina a nossa Constituição.

Isso passa por fortalecer o SUS, levando médicos e todos os profissionais da saúde às periferias das grandes cidades e às distantes comunidades do interior brasileiro.

Também passa pela realização de intensas campanhas para superar os problemas que ainda decorrem da pandemia do Covid-19: as filas acumuladas de consultas, exames e cirurgias eletivas e a queda dos índices de vacinação.

Entendo que muitas outras nações têm os mesmos desafios. Uma robusta arquitetura global de saúde, com a Organização Mundial da Saúde em seu centro e à frente, é fundamental para obtermos sucesso em nossos esforços.

A OMS tem dado contribuições extraordinárias à humanidade. E merece uma profunda homenagem por estar comemorando seus 75 anos de criação também neste 7 de abril.

Assim, deixo aqui registrado meu muito obrigado ao diretor-geral, Tedros Adhanon, pela sua liderança à frente da Organização.

E renovo o compromisso do Brasil nos esforços para a construção de um mundo mais desenvolvido, justo e solidário, com saúde para todos.

Luiz Inácio Lula da Silva
Presidente da República Federativa do Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *