Página 13 divulga moção aprovada pelo 8° Congresso Nacional da tendência petista saudando os 40 anos da Central Única dos TRabalhadores – CUT
Reunida em Brasília, nos dias 28, 29 e 30 de julho de 2023, em seu 8o Congresso Nacional, a militância da tendência petista Articulação de Esquerda saúda a Central Única dos Trabalhadores, que completa 40 anos de existência em 28 de agosto.
A Central Única dos Trabalhadores é um patrimônio da classe trabalhadora brasileira, forjada na luta em defesa da democracia e contra a ditadura militar.
A CUT, que surgiu rompendo com a estrutura sindical arcaica e “pelega”, transformou-se na maior Central do país e da América Latina. Desde 1983, todas as conquistas trabalhistas do povo brasileiro passam pela organização e pelas lutas construídas por ela, através de seus sindicatos, Brasil afora.
Neste momento histórico e importante da vida nacional, onde mais uma vez temos Lula na Presidência da República, um operário fundador da CUT, é necessário reafirmar nossa defesa pela construção de um país mais justo e soberano, um país com pleno emprego, onde a classe trabalhadora tenha direito a habitação, saúde, educação e serviços essenciais que lhe garantam uma vida digna.
Diante destes desafios, reafirmamos a importância da CUT em mobilizar, nas ruas, a classe trabalhadora, pautando e disputando o governo Lula a partir de uma agenda de esquerda, apresentada ao povo brasileiro durante o processo eleitoral.
Que a CUT seja um ponto de apoio para emancipação da classe trabalhadora do jugo opressor capitalista e possa contribuir para a construção de uma nação livre, democrática, soberana e socialista.
Viva a Classe Trabalhadora
Viva a Central Única dos Trabalhadores
8o Congresso Nacional da Tendência Petista Articulação de Esquerda
Brasília, 30 de julho de 2023.