Notas da Articulação de Esquerda sobre as eleições para a reitoria da UFPel

Página 13 publica resoluções das executivas nacional e estadual da tendência petista Articulação de Esquerda sobre as eleições para a reitoria da UFPel, do Rio Grande do Sul.

Nota da executiva nacional da tendência petista Articulação de Esquerda sobre as eleições para a reitoria da UFPel

No último dia 19 (dezenove) de setembro foi encerrada a consulta feita à comunidade acadêmica da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) para eleição da nova reitoria.

A executiva nacional da tendência petista Articulação de Esquerda saúda todas e todos que votaram e participaram do processo eleitoral e que defendem a Universidade Pública, Democrática e Gratuita, que é o nosso compromisso fundamental.

Foram contabilizados 9707 votos válidos dos estudantes, docentes e técnicos administrativos, que deram maioria para a chapa 20 – UFPel Multi. Foram realizadas auditorias que confirmam a segurança do sistema utilizado e a inviolabilidade dos dados.

Conforme os dados disponibilizados no portal da Coordenação de Comunicação Social da UFPel, a chapa 20 – UFPel Multi, obteve 5.491 votos, dos quais 521 foram de docentes, 413 de técnicos administrativos e 4.557 de estudantes. Já a chapa 10, Frente Ampla, recebeu 4.216 votos, sendo 547 de docentes, 579 de técnicos administrativos e 3.090 de estudantes.

Considerando o sistema de paridade adotado no processo, em que cada categoria de eleitores possui peso igual (33,33%), “foi aplicado um fator de correção para os votos: cada voto de professor(a) teve peso 7,1601, cada voto de Técnico(a)-Administrativo(a) peso 7,7087, e cada voto de estudante peso 1”. Assim, a Chapa 20 – UFPel Multi venceu a consulta com uma diferença de 1,20 votos, atingindo 50,0026% do total.

Desta forma, é fundamental que se preserve a soberania da decisão, não havendo que se falar em “empate técnico”.

Saudamos a vitória de Úrsula Silva e Eraldo Pinheiro escolhidos reitora e vice-reitor, respectivamente e reforçamos a importância de se respeitar a democracia interna da instituição, tanto no reconhecimento da vitória quanto na decisão final.

Executiva Nacional da tendência petista Articulação de Esquerda

25 de setembro de 2024

***

Nota da eExecutiva estadual da Articulação de Esquerda do RS sobre as eleições para a reitoria da UFPel

No último dia 17 de setembro, a UFPel realizou o segundo turno das eleições para a escolha da nova gestão da reitoria da universidade. O processo foi dirigido por uma comissão eleitoral que, com muita lisura e transparência, coordenou em primeiro e segundo turnos essas consultas à comunidade acadêmica. Foram 9.707 votos válidos, uma participação massiva de estudantes, técnicos e professores. Com uma diferença de 1.275 votos, valendo-se do critério de universalidade, e de 1,2 votos pelo critério de paridade, este que realmente vale para comunicar definitivamente a chapa eleita. Portanto, saiu vencedora a chapa 20 – UFPel Multi.

Esse resultado afirma a importância da participação da comunidade no processo de escolha dos seus diretores e, por isso, a Articulação de Esquerda do Rio Grande do Sul, corrente do PT, vem a público saudar a Comunidade Acadêmica que participou com muita ênfase do processo e manifestar apoio ao resultado da consulta democrática para reitoria.

Para nós, é importante que a comunidade participe tanto da escolha como da construção de uma universidade pública voltada para o desenvolvimento de uma pesquisa científica que dê conta das necessidades da classe trabalhadora. Uma universidade voltada à construção de projetos de extensão que atendam às necessidades da população mais carente.

Assim, salientamos a importância do processo democrático de escolha de reitores da Universidade Federal de Pelotas, que transcorreu com lisura e transparência, devendo ser respeitada a vontade da comunidade acadêmica.

26 de setembro de 2024

Executiva Estadual da AE RS

Respostas de 3

  1. Companheiros da AE, complicadissimo sair fazendo nota pública após um processo extremamente conturbado …. Em ambas as chapas existem companheiros de esquerda, do PT, de partidos aliados e, obviamente das correntes internas.
    Vai totalmente contra o artigo escrito pelo companheiro Valter Pomar, no periódico anterior…. Sobre a greve nas ies… Justamente sua resposta ao escrito, carta aberta….
    Ambas as chapas são chapas de coalizão, e encabeçadas pela esquerda.
    A esquerda se aniquilando de forma infeliz, produzindo um quadro sintomático….

  2. Queremos nomes, quem assina este documento?
    O que a Executiva Estadual da AE RS vai ganhar por decidir por um lado nesta consulta informal para reitoria?
    Tem caroço neste angu…..
    Só se a intenção é perder votos nas eleições municipais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *