Por Breno Altman (*)
Faleceu hoje, 6 de setembro, vítima de um fulminante câncer no fígado, o companheiro e amigo Raimundo Pires da Silva, mais conhecido como Bombril, histórico lutador da reforma agrária e ex-superintendente do INCRA em São Paulo, de 2003 a 2013.
Mais um camarada inesquecível que parte. Eu o conheci em algum momento no início dos anos 90, quando foi atuar na Secretaria de Abastecimento em Santos, comandada por Newton Gomes durante os governos Telma de Souza e David Capistrano.
Sempre firme e dedicado, com uma impressionante capacidade de trabalho, rapidamente se integrou ao grupo liderado por David, formado majoritariamente por petistas egressos do Partido Comunista.
Era um destemido. Empenhava-se nas tarefas com determinação ilimitada, sempre guiado por um sólido compromisso com as ideias socialistas e revolucionárias.
Divertido, despachado, encontrá-lo era sempre uma conversa prazeirosa, instigante. Gentil e solidário, amigo fraterno, um combatente de grande coração: assim será lembrado o Bombril.
Por uma década liderou a implantação da reforma agrária em São Paulo, nas gestões de Lula e Dilma, ganhando a admiração dos movimentos sociais e o ódio dos latifundiários e seus agentes, que lhe desfecharam todo tipo de perseguição judicial.
Nunca abaixou a cabeça. Não se vergou jamais.
Raimundo Bombril presente, hoje e sempre!
Sua despedida ocorrerá no Velório Ossel, na rua Caetano Pimentel do Vabo 74, em São Paulo, nesse dia 7 de setembro, quinta-feira, das 9 às 12h, seguida de cremação no Cemitério da Vila Alpina.
(*) Breno Altman é editor do Opera Mundi