Página 13 publica recurso contra a indicação de um candidato a vice-prefeito, bolsonarista, na chapa majoritária do PT em Feira de Santana, Bahia. A indicação fere a resolução nacional do PT e da Federação Brasil da Esperança sobre o tema das alianças e da tética eleitoral.
Sandro Nazireu, em 2022: “Os concorrentes de Bolsonaro já atentaram por diversas vezes contra a nossa fé cristã. Então não me restam dúvidas, estou com o presidente” Fonte: https://atarde.com.br/
***
RECURSO À DECISÃO DA CONVENÇÃO ELEITORAL DA CIDADE DE FEIRA DE SANTANA DO DIA 03 DE AGOSTO DE 2024
1. No dia 02 de agosto de 2024 foi anunciado na mídia que o nome a ocupar a posição de vice-candidato a prefeito da cidade de Feira de Santana, na coligação formada pela Frente Brasil da Esperança seria o de Sandro Nazireu, filiado ao Podemos. Desse modo, foi aprovado em convenção eleitoral no sábado 03 de agosto o nome anunciado publicamente.
2. O nome escolhido como candidato à vice é reconhecidamente apoiador do então presidente Jair Bolsonaro, como se pode observar nas seguintes matérias jornalísticas:
A) Sandro Nazireu declara apoio a Bolsonaro por “valores cristãos” (atarde.com.br)
B) Vice de Zé Neto, Sandro Nazireu apoiou Jair Bolsonaro em 2022 – Bahia Na Política (bahianapolitica.com.br)
C) https://www.rondageralbahia.com.br/2024/08/considerado-um-representante-da-direita.html
D) Cantor evangélico e bolsonarista, Sandro Nazireu faz campanha ‘Crente vota em Crente’ na Bahia | Aratu On – Notícias da Bahia e dos baianos
3. A decisão descumpre a resolução número 08 de 2024 da Federação Brasil da Esperança quando informa em seu artigo 2º que a aprovação das candidaturas da Federação deve atender e observar as seguintes diretrizes nacionais:
I – alinhamento aos valores contidos no programa da Federação Brasil da Esperança;
(…)
III – integrar o campo democrático e/ou popular, vedado o apoio a candidaturas identificadas com o projeto antidemocrático que foi derrotado na eleição presidencial de 2022.
4. Posicionar um defensor do fascismo em local de destaque na configuração da campanha eleitoral tem efeitos nefastos para a disputa social pois fortalece, através do nosso campo político, representação ideológica que tem referência em valores tais como a homofobia, racismo, machismo e intolerância religiosa, bem como averso à defesa do democracia.
5. Para o Partido dos Trabalhadores representa uma transfiguração da organização partidária em mera agremiação eleitoral, em oposição aos compromissos partidários firmados estatutariamente e em resoluções congressuais.
6. Por final, solicita-se apreciação das instâncias superiores para que ocorra a anulação da referida decisão.
Gabriel Cavalcante, direção municipal PT Feira
Jorge Braga, direção estadual PT Bahia