Por DEAE/BA
Sobradinho é um município localizado no extremo norte da Bahia, próximo a Juazeiro, que contava até fevereiro desse ano com 500 filiados ao PT local.
No último dia do prazo para que membro do PT possam participar do PED em 2025, ocorreram 600 novas filiações ao PT de Sobradinho.
Até então essa movimentação em si já se apresenta como incomum. No entanto, se trata de um caso ainda mais grave para o Partido dos Trabalhadores pois os filiados em questão tratam-se, em inúmeros casos, de figuras ligadas ao bolsonarismo local.
Localmente existe tradicionalmente a denominada família Berti, que já governou o município em algumas ocasiões e, pelo que indica a militância petista de Sobradinho, é responsável pela filiação em massa para tomar o controle do diretório do PT municipal.
Membros da direção do PT municipal já encaminharam à direção estadual do Partido na Bahia recurso contra as filiações, no entanto este recurso resta sem apreciação até o presente momento.
Trata-se de uma situação que, se consumada, destruirá o PT de um município, com a gravidade de abrir precedentes para outros municípios da Bahia. Não há como abrigar dentro do PT representantes do bolsonarismo, nem tampouco filiados que servem ao propósito de dar sustentação política a oligarquias.
Diante do quadro que se apresenta a Articulação de Esquerda na Bahia se solidariza com a militância do PT em Sobradinho por mais esse ataque da extrema direita, dessa vez tentando tomar por dentro o PT, e solicita aos membros do diretório estadual do Partido providências sobre a questão.
Direção Estadual da Articulação de Esquerda na Bahia
Uma resposta
Toda solidariedade aos companheiros do PT de Sobradinho e que a Direção Estadual do partido tome as devidas providências!