Solidariedade à Marina do MST, luta contra os neofascistas

A agressão contra a deputada estadual petista Marina do MST, ocorrida neste sábado, 12 de agosto, na cidade de Nova Friburgo (RJ), merece o mais absoluto repúdio de todas as forças democráticas.

O ocorrido serve para confirmar duas coisas: primeiro, que as forças do neofascismo seguem presentes e agressivas; segundo, que as mulheres, o Movimento dos Sem Terra e o Partido dos Trabalhadores são os alvos preferenciais da violência neofascista.

A agressão em Nova Friburgo, a tentativa de cassar deputadas federais da esquerda e a escalada de vítimas provocadas pela polícias militares de vários estados estão conectadas: são uma reação da extrema direita ao cerco que se fecha contra o cavernícola e os militares que o cercavam diretamente, contra os que assassinaram Marielle e Anderson, contra os golpistas de 8 de janeiro.

Propomos à Direção Nacional do Partido dos Trabalhadores que, em conjunto com outras forças democráticas e de esquerda – sem prejuízo de outras iniciativas, entre as quais as medidas judiciais e protetivas cabíveis – convoque uma jornada de mobilização em defesa da democracia, incluindo um ato nacional em Nova Friburgo.

As instituições devem agir, mas as ruas também devem falar.

12 se agosto de 2023

Direção Nacional da Tendência Petista Articulação de Esquerda

Uma resposta

  1. Não podemos baixar a cabeça diante dessa maldade odiosa, que se estabeleceu no país, com cuidado e cautela devemos avançar e não temer esse tipo de ameaça, o caminho se tornou perigoso, mais a esperança nos fortalece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *