Tese da Chapa “A Esperança é Vermelha” Caçapava

1. O Partido dos Trabalhadores precisa mudar seus rumos. Não para algo desconhecido e completamente novo, mas num sentido que foi justamente o que permitiu ao PT ser uma importante referência de esquerda para o povo caçapavense durante muitos anos: nosso partido precisa estar presente nas ruas, no cotidiano e nas lutas da classe trabalhadora da cidade.

2. Por termos esse entendimento acerca do caminho a ser seguido pelo PT é que no último período criamos o Comitê Popular de Lutas Sebastião Lopes, que nos permitiu mostrar, na prática, que um outro partido é possível e necessário em Caçapava.

3. Um partido que mobilize, que organize, que se apresente nas ruas sem medo de defender nosso presidente Lula, as nossas políticas e a nossa história.

4. Um partido que seja uma alternativa para a juventude, que esteja atuante e presente, na vanguarda das principais lutas dos trabalhadores na cidade e que combata a extrema-direita e a influência cada vez maior que ela exerce sobre importantes parcelas do povo.

5. Precisamos nos reorganizar e nos reconectar urgentemente às bases, ao povo trabalhador da cidade de Caçapava, de modo que possamos cumprir a nossa tarefa de reeleger Lula presidente em 2026.

6. E para que isso seja possível, precisamos estar presentes nas lutas e no dia a dia das pessoas, e estabelecer diálogo permanente com os sindicatos e movimentos sociais, de cultura e de arte na cidade.

7. Isso só será possível se voltarmos a ter um Partido capaz de pensar no longo prazo, e capaz de agir, aqui e agora, sem perder de vista seu objetivo estratégico de conquistar o poder para superar o capitalismo no Brasil e construir uma sociedade socialista.

8. É necessário, portanto, termos um Partido que tenha clareza de que governar é apenas uma parte do processo de conquista do poder, e não um fim em si mesmo, sendo essa uma condição fundamental para que voltemos a ser ativos e atuantes todos os anos, não somente em anos eleitorais.

9. A conjuntura está acirrada e radicalizada, e o Partido dos Trabalhadores não pode se furtar à tarefa histórica que lhe cabe, na condição que segue tendo de ser o principal instrumento de luta da classe trabalhadora, em Caçapava, em São Paulo e no Brasil.

10. Em todo o país, nossos desafios são imensos e os e nossos inimigos são inúmeros: o imperialismo, especialmente o estadunidense; o capital financeiro; o agronegócio e as mineradoras que sustentam o modelo extrativista predatório; as forças políticas de extrema-direita e a direita tradicional, todas neoliberais; o fundamentalismo religioso; os grandes meios de comunicação; a cúpula das forças de segurança e Defesa; e, de maneira mais geral, a herança maldita acumulada pela classe dominante ao longo de séculos.

11. Para enfrentar estes poderosos inimigos, o PT precisa de uma estratégia de longo prazo, que recupere uma ideia que já estava presente nos documentos aprovados pelo Partido na década de 1980: disputamos eleições e buscamos governar como parte do caminho para ser poder.

12. Se o Partido continuar confundindo governo com poder, seremos não apenas incapazes de derrotar nossos inimigos, como também sofreremos cada vez mais derrotas eleitorais.

13. Trabalhamos para que o PT disponha da estratégia adequada à luta por um Brasil democrático, popular e socialista. E por esta razão é que para a presidência nacional do Partido estamos com o companheiro Valter Pomar.

14. Em São Paulo, precisamos voltar a ter um Partido que faça frente de forma contundente e sem vacilação às políticas neoliberais e privatistas do governador Tarcísio de Freitas, que vem sendo implementadas não sem um recrudescimento ainda mais bárbaro da violência policial, principalmente nas periferias das cidades e regiões mais populosas do estado.

15. Por um PT que se reconecte e que volte a se enraizar na classe trabalhadora em todos os rincões do estado, e que volte a apresentar uma alternativa política para disputar e vencer o governo de São Paulo, é que defendemos para a presidência estadual do Partido neste PED o nome da companheira Jandyra Uehara.

16. E em Caçapava, defendemos um Partido que seja capaz de construir a unidade na ação, e onde a ação corresponda, entre várias outras coisas, à:

a. Voltar a ter uma direção coletiva, com todas as decisões sendo tomadas democraticamente pelas instâncias partidárias;

b. Voltar a ter uma sede própria, que possa servir como referência para a população em geral, e que seja o nosso local de encontros, confraternizações, reuniões, estudos e também o local para a guarda adequada de todo o riquíssimo material que registra a memória e a história do Partido em Caçapava;

c. Formar politicamente a militância para a luta anticapitalista e pela construção de uma sociedade socialista, tornando-a apta a fazer a disputa ideológica junto à nossa base social;

d. Combater o processo de privatização e terceirização dos serviços e espaços públicos que penalizam a população com baixos salários e péssimas condições de trabalho, por um lado, e serviços de péssima qualidade e a privação dos serviços públicos, por outro;

e. Combater a onda de devastação e de racismo ambientais, que condenam o povo a viver em grandes desertos urbanos e com altas taxas de poluição. Xô Termoelétrica!

f. Combater o feminicídio que vitimiza cada vez mais mulheres na cidade;

g. Lutar e mobilizar pela Tarifa Zero Já! no transporte público municipal;

h. Somar-se a todas as lutas que tenham por objetivo melhorar as condições de trabalho, reverter a precarização e reduzir a jornada: Pelo fim da Escala 6 x 1 Já!

i. Estabelecer uma contundente e radical oposição às direitas neoliberal e fascista na cidade e a tudo o que elas representam em termos de retrocessos para a classe trabalhadora;

j. Defender o governo Lula da ofensiva da extrema-direita e contra a tentativa de paralisação do governo que vem sendo operada no Congresso Nacional;

k. Enfrentar com altivez as batalhas de 2026, sendo a principal delas a reeleição do presidente Lula.

17. É por isso e para que em Caçapava, para que o PT possa voltar a ser uma referência de luta para a classe trabalhadora e para que esteja à altura das tarefas históricas dos próximos anos, defendemos a companheira Walquiria Lopes para a presidência municipal do Partido.

Viva a luta da classe trabalhadora! Viva o Partido dos Trabalhadores!

Valter Pomar para a presidência nacional do PT

Jandyra Uehara para a presidência estadual do PT – SP

Walquiria Lopes para a presidência municipal do PT – Caçapava

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *