Por Valter Pomar (*)
O professor Aldo Fornazieri escreveu e Carta Capital publicou um artigo intitulado “A farsa”, dedicado a demonstrar que “o regime de Nicolás Maduro não é e nunca foi de esquerda”.
Quem quiser ler, procure aqui: Aldo Fornazieri: Maduro faz na Venezuela o que Bolsonaro desejava fazer no Brasil – Mundo – CartaCapital
Lendo o artigo, constata-se que o professor é um profundo conhecedor da Venezuela. Mas de uma outra Venezuela, que só existe no mundo alternativo de Fringe.
Neste mundo alternativo, não existe a ingerência dos Estados Unidos, não existem as sanções e não existe uma oposição de extrema-direita, “detalhes” que não são citados uma única vez na “Farsa” de Fornazieri.
Na outra Venezuela de Fornazieri, Guaidó o autoproclamado nunca existiu, as empresas e reservas internacionais da Venezuela nunca foram roubadas, gangues de criminosos não participam dos “protestos pacíficos”.
Infelizmente, não conheço esta outra Venezuela. Talvez por isso termine a leitura do texto de Fornazieri num clima meio déjà vu.
Afinal, desde que me entendo por gente, já li inúmeros textos parecidos, inspirados nesta crença de que o nosso lado tem que ser perfeito; se não for perfeito, não é nosso lado e deve ser desmascarado e tirado de cena, mesmo que para isso seja necessário contar com a ajuda da mão “invisível” da extrema-direita e do imperialismo.
Nisto está a verdadeira farsa, aliás.
(*) Valter Pomar é professor e membro do diretório nacional do PT