Tribuna de debates – Balanço da comunicação da AE, quinta e última parte

Por Valter Pomar (*)

Concluindo o informe sobre as atividades de comunicação sob minha alçada, na direção nacional da AE, falarei neste texto acerca de Antivírus, do Manifesto Petista e do Contramola.

O Antivírus foi concebido como uma “live” onde apresentaríamos a opinião da direção nacional da AE sobre temas políticos e organizativos, com ênfase nas questões táticas e conjunturais. A apresentação ficou geralmente a cargo de duas pessoas: Natália Sena e deste que vos escreve. Várias vezes contamos com a participação de Patrick Campos Araújo. Muito raramente contamos com a participação de outras pessoas.

Durante bastante tempo, conseguimos manter a periodicidade semanal. Mas por diversos motivos de força maior ou menor, houve quebras na periodicidade. Em certo momento, decidiu-se manter o programa, mas no formato podcast. Mais recentemente, interrompemos a produção do programa.

O Contramola foi concebido como uma “live” dedicada aos temas programáticos e estratégicos. Num primeiro momento, a apresentação ficou a cargo também deste que vos escreve, de Natália e Patrick. Num segundo momento, o programa ficou a cargo de Luiz Sérgio Canário. Depois ele parou de ser editado e o nome Contramola foi utilizado para nomear um programa semanal de análise de conjuntura no Brasil 247. Depois do PED, interrompemos este programa.

O Manifesto Petista foi uma iniciativa fundada por um grupo de militantes petistas. Participaram da iniciativa, além deste que vos escreve, Emílio Font, Natália Sena, Jandyra Uehara, Patrick Campos, Douglas Martins, Celso Marcondes, Maria Carlotto, Rita Camacho, Rui Falcão e José Genoíno. O Manifesto fez inúmeras entrevistas e mantém um site. Desde o PED, está praticamente congelado.

Assim que estiver pronta, divulgaremos a playlist dos citados programas, para que se possa ter uma ideia do grande número de edições e de seu conteúdo.

Nos três casos, é importante que os/as militantes da tendência envolvidos/as, respectivamente, em cada iniciativa apresentem sua opinião a respeito.

A minha opinião é a seguinte:

-no caso do Manifesto Petista, minha opinião é que o ideal é que a iniciativa tenha prosseguimento. Entretanto, antes faz-se necessário debater três questões diferentes. A primeira é um balanço da iniciativa, seja do ponto de vista jornalístico, seja do ponto de vista político. A segunda é discutir se a AE enquanto tendência deve se envolver formalmente na iniciativa ou se mantemos a situação atual, em que nossa participação se dá em caráter individual. A depender do que decidamos acerca desta segunda questão, cabe (ou não) discutir nossa opinião coletiva acerca da continuidade da iniciativa e os devidos desdobramentos,

-no caso do Antivírus e do Contramola, sou de opinião que devemos reativar os programas, sendo o Antivírus um programa voltado à tratar do PT e o Contramola um programa destinado a tratar da situação política. Entendo que ambos programas devem ser no modelo “live”, mas também no formato podcast. Mas há uma condição fundamental: ambos programas precisam ser apresentados pelas pessoas que nos representam no Diretório Nacional do PT;

-nos três casos, cabe à direção nacional da AE que será eleita no X congresso decidir quem dirigirá nosso trabalho de comunicação como um todo, cabendo à esta pessoa convocar reuniões específicas para debater as questões acima e dar os devidos encaminhamentos.

Noutro texto, tratarei dos demais temas que estavam sob minha responsabilidade na direção nacional da AE. Abaixo, os links dos programas citados e também dos demais textos acerca da politica de comunicação.

https://pagina13.org.br/contramola-entrevista-com-guilherme-estrela/

https://www.youtube.com/@CanalContramola/streams

https://manifestopetista.com.br/

https://pagina13.org.br/tribuna-de-debates-balanco-da-comunicacao-da-ae-quarta-parte/

https://pagina13.org.br/tribuna-de-debates-balanco-da-comunicacao-da-ae-primeira-parte/

https://pagina13.org.br/tribuna-de-debates-balanco-da-comunicacao-da-ae-segunda-parte/

https://pagina13.org.br/tribuna-de-debates-balanco-da-comunicacao-da-ae-terceira-parte/

https://pagina13.org.br/catalogo-da-editora-pagina-13/

(*) Valter Pomar é professor, diretor da FPA e membro da dnae

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *