Em defesa da Venezuela

A direção nacional da tendência petista Articulação de Esquerda aprova a seguinte resolução.

1/Condenamos o ataque militar dos Estados Unidos contra a República Bolivariana da Venezuela, ocorrido nesta manhã de 3 de janeiro de 2026, bem como o conjunto das agressões que o governo Trump vem praticando há várias semanas contra a soberania venezuelana.

2/O ataque deste 3 de janeiro, bem como as agressões anteriores, constituem uma absoluta ilegalidade à luz da legislação internacional e inclusive à luz da legislação dos Estados Unidos.

3/Embora o ataque também esteja relacionado com as dificuldades internas do governo Trump, seu motivo de fundo é a tentativa de submeter a América Latina e Caribe e colocar ao dispor dos EUA nossos recursos, inclusive petróleo, minerais estratégicos e “terras raras”. Por este motivo, todos os governos de esquerda e progressistas da região estão sob ataque. Cabe alertar o povo brasileiro: as eleições presidenciais de 2026 ocorrerão em condições de cerco e ingerência.

4/É preciso desmascarar e desarmar, desde já, os traidores da pátria, inclusive os meios de comunicação que divulgam e defendem os interesses e o ponto de vista do governo dos Estados Unidos e de seus aliados.

5/Instamos todas as forças de esquerda, democráticas e progressistas, os defensores da soberania nacional, os governos e parlamentos, os movimentos sociais e os sindicatos, a tomar posição pública contra o ataque praticado pelos EUA, inclusive realizando manifestações de solidariedade ao povo e ao governo da Venezuela.

6/As manifestações que vão ocorrer no dia 8 de janeiro, para marcar os três anos da intentona golpista fracassada em 2023, devem incorporar na sua pauta a denúncia da agressão e a solidariedade ao povo e ao governo da Venezuela.

7/Destacamos a necessidade de uma análise detalhada do ocorrido e de suas implicações, o que inclui esclarecer as condições em que se deu o sequestro do presidente Maduro, cuja situação e paradeiro preciso não eram conhecidos no momento de elaboração desta nota. Depois da pirataria contra embarcações, o sequestro do presidente da Venezuela confirma a natureza criminosa do governo dos EUA;

8/Nos tempos que vivemos, as notas de repúdio, os tuítes inflamados e as manifestações são importantes, mas não são armas à altura da situação. A esquerda brasileira, particularmente o PT, precisa construir uma estratégia adequada para estes tempos de crise e guerra. Essa estratégia inclui reconstruir a integração regional latino-americana e caribenha, o que passa pela unidade entre Brasil e Venezuela, superando a situação criada pelo não reconhecimento do governo Maduro, pela resistência em incorporar a Venezuela aos BRICS, pela ilusão na capacidade dissuasória de alianças com outras potências e pela subestimação do imperialismo.

9/Enquanto houver imperialismo, não haverá paz, soberania, democracia e desenvolvimento. Cabe ao PT e ao governo Lula tirar todas as consequências desta verdade, confirmada mais uma vez na manhã de 3 de janeiro de 2026.

A direção nacional da tendência petista Articulação de Esquerda, 3 de janeiro de 2026

Respostas de 2

  1. Não temos nada a perder a não ser nossas correntes ⛓️. Digo logo
    *Não vai rolar anistia pra ninguém*

  2. Entregamos as chaves da América Latina aos USA ao não reconhecermos as eleições de Maduro, bem como ao vetarmos a entrada da Venezuela nos BRICS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *