Na última eleição municipal em 2020, a candidatura majoritária para a prefeitura de Feira de Santana optou por utilizar um triângulo verde como símbolo de campanha. A direita feirense utilizou-se do equívoco largamente em sua campanha de televisão: “Feira não pode dar PT, Zé Neto é PT!”. A comunicação gerava o entendimento de que haveria da parte de nossa campanha vergonha em assumir os símbolos do petismo e que a direita estaria denunciando a informação ocultada de que se tratava de uma candidatura petista.
Provavelmente a perspectiva de quem utilizou o triângulo verde como símbolo de campanha foi a de que se tentaria com isso atrair votação de um eleitorado não petista e que o eleitorado petista seria cativo. O efeito foi inverso: gerou-se constrangimento pela não utilização do símbolo não empolgando o base petista, e se afastou o eleitorado não petista a partir da “acusação” da campanha de Colbert Martins. A opção de não utilizar a estrela vermelho também é desnecessária porque a imagem do candidato Zé Neto é totalmente atrelada ao petismo, sendo este historicamente compreendido como militante do Partido na cidade.
Por outro lado, encontramos que na campanha eleitoral de 2020 a votação obtida por Zé Neto foi quase três vezes maior do que em 2016: 119 mil votos em 2020 contra 46 mil em 2016. No entanto, a votação na chapa proporcional se estabilizou praticamente no mesmo patamar histórico, com 24 mil votos em 2020, 16 mil votos em 2016, 30 mil em 2012. Não houve, portanto, uma expansão do voto petista em proporções similares ao crescimento do voto na chapa majoritária. Nesse sentido, utilizar os símbolos do petismo tem um caráter funcional não só de disputa ideológica da sociedade, como também de atração de votos para a legenda.
A campanha eleitoral de 2024 deve ser uma campanha petista não só pela utilização da estrela, mas também pela utilização da imagem do governador Jerônimo e do presidente Lula. Em um movimento combinado se deve atrelar a imagem de Zé Neto à Jerônimo e Lula, ao mesmo tempo que se deve atrelar a imagem de Zé Ronaldo à de Colbert Martins e Bolsonaro. Dessa forma, empolgar o voto petista é vital para o enfrentamento com a extrema direita que atravessamos no país, tal como também eleger vereadores petistas é essencial para que a futura gestão municipal tenha uma bancada de sustentação na câmara.
Direção municipal AE Feira de Santana