Bico do Papagaio: celebrando 44 anos de resistência e legado do PT

44 Anos de Resistência: celebrando o legado e a luta do PT no Bico do Papagaio. Araguatins celebra 6° encontro da união dos diretórios do PT região do bico do papagaio

Por Carlos silva (*)

O maior partido de esquerda da América Latina completa 44 anos, um partido jovem, mas com muita história. Tem desempenhado um papel determinante na luta pela emancipação da classe trabalhadora. O partido conta com a união de líderes sindicais e populares, intelectuais, religiosos progressistas, artistas, trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade. Ao longo de quatro décadas, construiu uma trajetória de total resiliência, sempre aprendendo com a derrota e nunca desistindo. Poucos países do mundo têm o privilégio de possuir um partido como esse.

Em meio a diversas comemorações Brasil afora, o estado do Tocantins, mais especificamente o Bico do Papagaio (norte do Tocantins), região com uma extensa história de luta pela reforma agrária e figuras emblemáticas como Padre Josimo, realizou no dia 10/2 o 6º encontro dos diretórios e comissões provisórias do PT do Bico, em conjunto com o aniversário do Partido dos Trabalhadores.

O encontro aconteceu na Chácara 9 Irmãos, tendo como anfitrião o empresário e pré-candidato a prefeito de Araguatins, João Cruz, que demonstrou humildade e carisma na recepção de diversas pessoas de municípios vizinhos, totalizando aproximadamente 450 participantes ao longo do dia. A reunião contou com importantes lideranças e autoridades, como o ex-deputado Célio Moura, maior referência na luta pela reforma agrária no Tocantins; Bismarque, do Movimento Dirigente Nacional do Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM), também pré-candidato a vereador em Araguaína-TO; o superintendente da CONAB-TO, Marco Túlio; o chefe da unidade avançada do INCRA de Araguatins, William Clementino; Guilherme, representante da ANU (Ação Nacional Unificada), além dos coordenadores do encontro, Itamar Bandeira e Valdo Rosário, presidentes de diversas associações das zonas rurais da região do Bico, filiados e simpatizantes.

Também estiveram presentes os pré-candidatos a prefeito(a): Nonato Banana (PT) de Carrasco Bonito, Judith de Itaguatins (PT), Elizabeth de Luzinópolis (PT), Ribamar de Augustinópolis (PT), Alaô Miranda de Tocantinópolis (PT), e a pré-candidata a vereadora Juliana Helmer, importante liderança das mulheres e engajada na luta por moradia popular.

Durante o dia, foram realizadas diversas dinâmicas, desde debates até espaços para manifestações culturais e lúdicas, com canções da luta diária dos trabalhadores e apresentações das crianças da típica capoeira. Além disso, o bom e velho forró foi utilizado para descontração.

Apesar de ser um dia de comemoração, não faltou formação política, que incluiu desde análises de conjuntura e debates sobre possíveis táticas e caminhos a seguir. A frase da vez durante todo o encontro foi “temos que voltar para a base”, e disso o Bico do Papagaio sabe bem, sendo uma das regiões mais avançadas quando se fala de agricultura familiar e reforma agrária. O resto do estado pode deter as melhores estruturas e ter acesso aos melhores espaços, mas, apesar disso, se tornou um antro do conservadorismo, onde poucos se importam com a classe trabalhadora. Progresso não é necessariamente desenvolvimento. Nas últimas eleições federais, o Bico do Papagaio foi determinante para a resistência ao bolsonarismo dentro do Tocantins, resistência essa que persiste apesar da repressão e criminalização de movimentos populares e representantes da classe trabalhadora.

Fica evidente a tarefa do Partido dos Trabalhadores no estado do Tocantins: apoiar o governo Lula, eleito majoritariamente e fruto da vontade popular, ocupar todos os espaços de importância para a reconstrução do Brasil, não recuar diante da extrema direita e demonstrar que, apesar do poder econômico, apenas uma classe detém a verdade.

É fundamental conquistar o campo progressista, seja com os petistas, seja com candidatos de partidos aliados. Essa é parte da orientação nacional: conquistar o maior número de prefeituras e o máximo de cadeiras de vereadoras e vereadores Brasil afora.

(*) Carlos silva é acadêmico de filosofia 

Uma resposta

  1. Um abraço fraterno à companheirada de Araguatins. Temos o campus do IFTO e fui a primeira reitora pro-tempore. Tempo de muito aprendizado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *