Campanha Nacional Fora Bolsonaro marca novo dia de mobilização: 09 de abril

Data será marcada por atos contra Bolsonaro, a inflação e a alta dos preços dos combustíveis

Publicado em Esquerda Online

A Coordenação da Campanha Nacional Fora Bolsonaro reuniu-se nesta terça-feira, 15 de março, para planejar ações da campanha no primeiro semestre e atualizar o calendário de lutas unitário. A principal decisão foi a convocação do dia 9 de abril como Dia Nacional de Mobilização “BOLSONARO NUNCA MAIS! Contra o aumento dos combustíveis e do gás! Não à fome e ao desemprego!”. A orientação das centrais sindicais, frentes de lutas e partidos presentes (veja lista completa ao final) é a preparação dos atos em cada estado.

A convocação é resultado da piora nas condições de vida do povo brasileiro, que exige a continuidade da luta nas ruas por medidas emergenciais e soluções estruturais para enfrentar a fome, o desemprego e a carestia. “Os aumentos nos combustíveis e no gás de cozinha continuam. O preço da gasolina dobrou em pouco mais de um ano. Isto tem impacto direto na vida das pessoas, gerando ainda mais inflação e carestia”, afirma o relatório da reunião. A reunião também discutiu a importância de uma ação permanente de comunicação e redes com a denúncia de Jair Bolsonaro e seus aliados como responsáveis pela crise econômica e social.

 A reunião reafirmou a importância da construção de atos em todo o país no Primeiro de Maio, como um grande dia de luta da classe trabalhadora, e atualizou um calendário amplo e unitário, com as principais atividades e eventos até julho deste ano. Veja abaixo:

 CALENDÁRIO UNITÁRIO

MARÇO
21 – Dia Internacional de luta contra a Discriminação Racial

ABRIL
4 a 14 – Brasília: Acampamento Terra Livre (Mobilização Indígena)
7 – São Paulo: CONCLAT – Conferência da Classe Trabalhadora
7 – Dia Mundial da Saúde e Lançamento da Conferência Livre Democrática e Popular em Saúde. Saiba mais: https://frentepelavida.org.br/
9 – Mobilização Nacional: BOLSONARO NUNCA MAIS! Contra o aumento dos combustíveis e do gás! Não à fome e ao desemprego!
17 – Dia Internacional de Luta dos Trabalhadores do Campo
26 a 30 – Porto Alegre: Fórum Social das Resistências e Fórum Social Mundial Justiça e Democracia

MAIO
1º – Dia do Trabalhador
13 – Dia de Luta e Denúncia contra o Racismo
14 e 15 – Encontro Nacional de Comunicadores e Comunicadoras
17 – Brasília: Marcha Nacional de luta contra a LGBTfobia

JUNHO
3 a 5 – São Paulo: Conferência Popular pelo Direito à Cidade

JULHO
28 a 31 – Fórum Social Panamazônico

A reunião contou com as seguintes organizações presentes: Centrais Sindicais (CUT, CTB, Intersindical), Partidos políticos (PT, PSB, PDT, PSOL, PC do B, PCB, PCO), Frente Brasil Popular (CMP, MST, CONEN, MAB, UNEGRO, UNE, MMM, UBM), Frente Povo Sem Medo (MTST, RUA, Subverta/PSOL, Resistência/PSOL, Brigadas Populares), ABJD, Convergência Negra (Círculo Palmarino), Coalizão Negra (UNEAFRO), Respira Brasil (CBJP), Frente pela Vida (FENAFAR, CEBES), ABONG.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *