Célio Moura: primeiro deputado federal do PT na história do Tocantins e candidato à reeleição

Por Célio Moura

Sou o primeiro deputado federal do PT eleito na história do Tocantins.

Sou advogado popular há mais de 40 anos. Formei em direito em 1978, na Faculdade de Direito de Anápolis (GO).

Filho de camponeses, nasci em Arapuá, Minas Gerais, em 13 de agosto de 1953.

Cheguei ao hoje Tocantins em 1978, no auge dos conflitos de terra e da pistolagem.

Advoguei para a FETAEG – Federação dos Trabalhadores da Agricultura de Goiás.

Apaixonado pela reforma agrária defendi, entre outros personagens da história do país, o Padre Josimo Tavares, símbolo da luta pela Terra, que foi assassinado no Bico do Papagaio.

Atuei na Comissão Pastoral da Terra (CPT). Criei a primeira subseção da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil, do norte de Goiás, em Araguaína. Também fui Conselheiro da OAB.

O engajamento junto aos movimentos sociais me levou a me tornar amigo do presidente Lula e a militar no PT em Araguaína. Também participei na década de 80 da luta pela criação do Estado do Tocantins. Fui candidato a governador do Tocantins e a prefeito de Araguaína, sempre pelo PT.

Como deputado federal, fui autor de vários projetos de lei que já foram aprovados, como a Lei Aldir Blanc, a Lei Paulo Gustavo, o Vale Gás, a Lei Assis Carvalho I e II e outras.

Sou presidente da Frente Parlamentar de Combate à fome, membro do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados e do Núcleo Agrário do PT.

Fui o deputado federal que determinou a maior distribuição de tratores e outras máquinas para as associações de trabalhadores e trabalhadoras rurais, além de dezenas de caminhões coletores de lixo para prefeituras.

Sou o único deputado federal do Tocantins q fazer oposição a Bolsonaro e que defende a reforma agrária, o direito à moradia digna e os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras.

Sou o único deputado federal do Tocantins que votou contra a reforma da previdência, a privatização da ELETROBRAS e dos correios, contra o PL da grilagem e contra o pacote do veneno.

Também votei contra o PL que enfraquece a fiscalização ambiental e contra a urgência para liberar mineração em terras indígenas.

Como deputado federal, atuo e seguirei atuando sempre em defesa da classe trabalhadora e das lutas populares, dos povos indígenas e quilombolas, do meio ambiente, da saúde e da educação públicas.

Hoje sou candidato à reeleição, juntamente com Paulo Mourão a Governador, Vilela a Senador e Lula para presidente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *