CUT abre programação do Mês da Consciência Negra

CUT abre programação do Mês da Consciência Negra

CUT abre programação do Mês da Consciência Negra

CUT abre programação do Mês da Consciência Negra

CUT abre programação do Mês da Consciência Negra

CUT abre programação do Mês da Consciência Negra

Central vai discutir racismo estrutural e intolerância religiosa no próximo dia 08

Do portal da CUT. Escrito por: Walber Pinto • Publicado em: 01/11/2017 – 18:18 • Última modificação: 01/11/2017

Frente a um dos maiores retrocessos do país, a CUT (Central Única dos Trabalhadores) vai discutir neste mês de novembro, data em que se celebra a Consciência Negra, o atraso brutal nas políticas de combate ao racismo e como atravessar este momento de golpe que atinge principalmente a população negra.

A atividade começa com um ato ecumênico pelo fim da intolerância religiosa, no próximo dia 08, às 14h, na sede da Central, e vai reunir militantes da luta antirracista que discutirão temas como racismo estrutural – além de reunir exposições culturais e o relançamento da Campanha Basta de Racismo no Trabalho e na Vida.

O Dia da Consciência Negra lembra a data da morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, perseguido e morto em 20 de novembro de 1695. A data foi incluída no calendário escolar nacional em 2003. Em 2011 a Lei 12.519 instituiu oficialmente a data como o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. Entretanto, a data de 20 de novembro é feriado em algumas cidades brasileiras.

No país em que a escravidão se perpetuou por mais de 300 anos, se naturalizou, infelizmente, os discursos opressivos contra a população negra.

Para Júlia Nogueira, secretária nacional de Combate ao Racismo, “precisamos criar formar de lutar contra o racismo e contra o genocídio de jovens negros”.

“Fechar os olhos para este problema é deixar mais de 50% da população brasileira sem respostas para enfrentar os retrocessos que estamos vivendo”, reafirma a dirigente.

O evento é organizado pelas secretarias Nacional de Combate ao Racismo e de Cultura da CUT, em parceria com as secretaria de Combate ao Racismo e de Cultura da CUT São Paulo.

Veja programação:

 

Deixe um comentário

CUT abre programação do Mês da Consciência Negra