Por Guilherme Bourscheid (*)
No dia 18 de outubro de 2024 foi dada a largada para a campanha eleitoral no Estado do Rio Grande do Sul do CPERS Sindicato. A eleição acontece nos dias 5 e 6 de novembro. Serão eleitos a Direção Central, composta de 21 Diretores, e a Direção Regional dos 42 Núcleos Sindicais no Estado.
A Articulação de Esquerda Sindical compõe a CHAPA 1 – UNIDADE PELA CATEGORIA E EM DEFESA DA ESCOLA PÚBLICA e está na Direção Central com o camarada Guilherme Bourscheid e nas Direções Regionais do 18º Núcleo Santa Cruz do Sul – Diretora Cira Kaufmann; 27º Núcleo Três Passos – Diretora Sirlei Voos; 28º Núcleo Soledade – Diretora Magale da Rocha; 37º Núcleo Carazinho – Diretora Adélia dos Santos; 40º Núcleo Palmeira das Missões – Diretora Thaís Bueno Brizola; compomos chapa no 8º Núcleo Estrela; 14º Núcleo São Leopoldo; 22º Núcleo Gravataí; 26º Núcleo Frederico Westphalen; e ainda estamos na oposição regional em Pelotas compondo a vice-Direção CHAPA 2 – É PRECISO MUDAR, 24º Núcleo Pelotas.
A CHAPA 1 – UNIDADE PELA CATEGORIA E EM DEFESA DA ESCOLA PÚBLICA é uma Chapa de situação que integra, além da AE, as correntes petistas da ArtSind, CSD, Avante, SOCO e CIL, também, correntes do PSOL, PCdoB, PDT e Pó de Giz (força sem uma certa vinculação partidária mas com estreita ligação com partidos liberais). Uma chapa de unidade para um período de muita luta contra o governo Leite/Gabriel. Os ataques contra a categoria, que atinge professores/as e funcionários/as, efetivos/as e contratados/as, ativos/as e aposentados/as, e o avanço das políticas ultraliberais nos colocam na necessidade de unificar a luta da categoria contra o projeto de desmonte da educação pública, privatização das escolas e destruição da Gestão Democrática e Autonomia das Escolas. Unidos precisamos derrotar o governo Leite/Gabriel e eleger, em 2026, um governo com programa de esquerda.
A decisão política de retornar para a Direção do Sindicato numa unidade de Frente Ampla está baseada na conjuntura difícil em que se encontram os sindicatos e os partidos de esquerda. Estamos unificados na CNTE, CUT e governos para uma luta contra o neoliberalismo e contra o avanço da extrema direita, assim, entendemos que o momento é de unidade da classe trabalhadora, de formação e de organização da categoria e da luta. É certo que temos divergências, e algumas profundas, com algumas correntes que compõem a Frente, no entanto, é preciso disputar as ideias e forçar um caminho em que o sindicato taticamente cumpra tarefas que expressem a vontade da base e a necessidade de uma luta mais intensa contra o governo estadual.
Assim, convocamos a militância da Articulação de Esquerda a mobilizar as Comunidades Escolares e juntos eleger a CHAPA 1 – UNIDADE PELA CATEGORIA E EM DEFESA DA ESCOLA PÚBLICA. Entre em contato com nossos núcleos e se coloquem à disposição para ajudar na campanha. Precisamos muito da militância atuando pois é uma eleição de voto virtual e carece de muita atenção e mobilização para o recadastramento e para os dias do pleito, 5 e 6 de novembro de 2024.
Pedimos aos camaradas que puderem contribuir com a nossa campanha que façam pelo PIX (telefone) 054984067708, Banco Banrisul, em nome de Rosa Maria Quevedo Giovanoni.
(*) Guilherme Bourscheid é dirigente da CNTE