Fala Nelson Spolaor!

“Para vencer e avançar ainda mais o projeto transformador em São Leopoldo”

Nasci na pequena cidade da Mata, interior da região central do RS, filho de pequenos agricultores, três irmãos. Aos 10 anos, saí de casa em busca de oportunidade de estudos e dias melhores. Aos 14, venho para a região metropolitana da Grande Porto Alegre, em busca de oportunidade de trabalho, de uma renda, e de mais estudo.

Morando em Sapiranga, na casa da família que me acolheu, trabalhei no calçado e encontrei muita dificuldade de voltar a estudar. Em 1989, fui demitido da empresa calçadista ao negar apoio ao candidato defendido pela empresa, Collor de Mello, e reafirmar o apoio ao companheiro Lula, do PT.

Minha história sempre foi marcada por ter posição, firmeza e convicção. Sou Nelson Spolaor, tenho 56 anos, sou formado em Direito pela Unisinos, casado com a Ederlei, pai da Sabrina e do Kau Lenin, sou pós-graduado em Gestão Pública pela UFRGS e bacharel em História pela UFPEL.

Iniciei minha militância muito cedo, nas pastorais da juventude e operária, Ceb’s, e, aos 22 anos, fui eleito vereador pelo Partido dos Trabalhadores, reeleito, lutando sempre por dias melhores e por condições mais dignas para a nossa população.

Fui prefeito de Sapiranga por dois mandatos (2006-2012), quando nossas políticas foram reconhecidas, com fortalecimento do processo democrático, do diálogo, da participação coletiva, da inversão de prioridades, transformando a cidade numa referência em educação, desenvolvimento econômico e inclusão social, inserindo a cidade num processo de destaque regional e nacional.

Minha relação de militância ao lado de companheiros como o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, se iniciou ainda nos anos 80, vivemos juntos, de perto, e fortalecemos a luta do povo trabalhador.

Vim para São Leopoldo ainda nos anos 90, como estudante de Direito da Unisinos. Tive oportunidade de conhecer a cidade, seus encantos e seus desafios.  Relação que se fortaleceu ainda mais a partir de 2005, quando fui o chamado pelo companheiro Vanazzi para ser o seu primeiro secretário de Habitação, e replicamos na cidade uma política habitacional e urbana aplicada ainda no governo Olívio, de muito sucesso e realização de garantia de milhares de moradias e escrituras.

Minha atuação sempre foi pautada a partir dessa experiência e do movimento estudantil, popular e sindical, desde os anos 90, junto com líderes como Ary Vanazzi, entre outros, na luta pelo direito à moradia, à reforma urbana, e na constituição do Movimento Nacional de Luta pela Moradia.

Trabalhei como comerciário, fui professor e funcionário do Sindicato dos Sapateiros, atuei nos governos do Estado nas duas gestões do PT gaúcho, de Olívio Dutra e Tarso Genro, concorri a deputado estadual fazendo mais de 30 mil votos e ficando na suplência.

Nosso trabalho junto à Habitação de São Leopoldo, ao lado do prefeito Vanazzi, desde 2005, garantiu mais de 10 mil casas populares, milhares de escrituras, fortalecendo o diálogo e a participação popular.

Em 2017, novamente fui chamado pelo companheiro Vanazzi, e pelo movimento da moradia para, nessa reconstrução da cidade, assumir novamente a secretaria de Habitação, onde, não tendo políticas e recursos federais de produção habitacional, atuamos na inclusão urbana, suspendemos reintegrações de posse e criamos o Programa Regulariza São Léo, que garantiu mais de 7 mil escrituras.

Desde 2021, a convite do prefeito Vanazzi, assumi como secretário Geral do Governo, posição a partir da qual coordenamos os principais projetos e ações da nossa gestão. Fizemos um firme combate à pandemia, em defesa da vida, com base na ciência, garantindo proteção social, garantindo alimentação com mais de 260 mil cestas básicas para as famílias, com atendimento de toda a população, uma grande luta pela vacina, o que garantiu o menor índice de letalidade da região e, ao mesmo tempo, melhor preservação dos empregos de carteira assinada.

Criamos a inédita Câmara temática da indústria, fruto desse diálogo iniciado e fortalecido durante a pandemia, com representação, diálogo permanente e busca de avanços de todos os aspectos das empresas, dos trabalhadores, do governo e da comunidade acadêmica.

Enfrentamos períodos duros, herdamos uma cidade destruída pela gestão desastrosa do PSDB e seus aliados, retomamos a capacidade de investimentos, do pagamento em dia de servidores e dos fornecedores, fizemos obras por todos os cantos da cidade. Retomamos projetos do PAC paralisados, pavimentamos mais de 300 ruas, construímos novas unidades de saúde, ampliamos e qualificamos nossa educação, garantimos programas sociais, de alimentação e transferência de renda, lideramos a geração de empregos e fizemos a cidade saltar da 12ª para a 7ª economia gaúcha.

Temos importantes projetos em andamento, como a revitalização da rua Independência, a nova sede da Segurança, nova Escola Girassol, novas unidades de saúde e o novo centro de saúde multiprofissional Bicentenário, para citar alguns.

Agora, em 2024, ano do Bicentenário de São Leopoldo, berço da colonização alemã no Brasil, fomos chamados a um desafio ainda maior, para o Partido dos Trabalhadores e para a Articulação de Esquerda, de ser o candidato a prefeito para suceder o legado e avançar ainda mais nas políticas já implementadas pela liderança dos quatro mandatos do companheiro Ary Vanazzi.

Vivenciamos um processo interno de intenso fortalecimento do processo democrático com a realização das prévias, nas quais fomos escolhidos pela maioria dos filiados como candidato. Mas quem saiu vitorioso foi o Partido dos Trabalhadores, pela mobilização de alto nível, pelos debates e pela intensa participação das filiadas e filiados, demonstrando, mesmo em um período de férias, uma vitalidade, um empenho, uma garra e um compromisso com o projeto maior.

Na prática, demonstramos e alertamos a população para não se encantarem com neoliberais que defendem o estado mínimo, pois estes acabam com as políticas públicas. Temos compromisso especialmente com aqueles que mais precisam, com o desenvolvimento econômico e social.

Realizamos um governo de compromisso com o povo das periferias, que mais precisam do governo, com o povo negro, as mulheres, as juventudes, a população LGBTQIA+.

Nossas ações apontam para uma cidade cada vez melhor, especialmente pela importância que tem, tanto para o PT gaúcho como nacional, especialmente pela referência em pautas e políticas públicas exemplares de gestão de experiência transformadora e de sucesso.

Temos muito a construir, especialmente com a reeleição deste projeto generoso e transformador, o qual temos como compromisso e trabalhamos para manter o arco de aliança e sustentação dos partidos que são base do nosso governo, numa articulação e construção com os movimentos sociais, sindical, da moradia, da igreja progressista, das juventudes, das mulheres, de todos aqueles comprometidos com o processo e fortalecimento democrático, para avançarmos juntos ainda mais.

São Leopoldo, na gestão do Prefeito Vanazzi, já avançou muito, mesmo enfrentando governos contrários, neoliberais, privatistas, golpistas e genocidas tanto federal quanto estadual. Agora temos uma oportunidade ainda mais especial com a volta do presidente Lula, pois retomamos a esperança de projetos e de desenvolvimento extraordinário. Como exemplo, São Leopoldo já possui 31 projetos cadastrados em Brasília-DF, que somam mais de R$ 1,2 bilhões no Novo PAC, projetos que vão garantir ainda mais qualidade de vida para nossa população, qualificando serviços como saúde, educação e mobilidade urbana, além de soluções para ocupações populares onde moram milhares de famílias.

Vamos juntos nessa caminhada!

Forte abraço!

Nelson Spolaor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *