Jaques Wagner apoia candidaturas adversárias do PT na Bahia

Jaques Wagner apoia candidaturas adversárias do PT na Bahia

Jaques Wagner apoia candidaturas adversárias do PT na Bahia

Por Redação Página 13 (*)

Nessas eleições, em várias situações, deputados federais e estaduais petistas têm declarado apoio público a candidatos da direita que são adversários do PT  nos respectivos municípios. Temos noticiado aqui no Página 13 ( confira aqui). São apoios que passam por cima das próprias chapas do PT, das nossas candidaturas, das convenções e  dos encontros partidários, bem como dos diretórios municipais e estaduais. Portanto, violam a disciplina partidária e o nosso Estatuto. Parece que alguns parlamentares entendem, realmente, que estão acima do Partido e por isso podem adotar a orientação política que quiserem.

Agora é a vez do senador Jaques Wagner, que em Guanambi,  localizada a cerca de 800km da capital baiana, decidiu fazer a mesma coisa.  O parlamentar declarou seu apoio público a um candidato do PSD, Jairo Magalhães, a prefeito. Acontece que na cidade temos uma candidatura própria, Valda do PT.

Candidatos a prefeito em Guanambi (BA)

Como, aparentemente, a nossa candidatura não está tão bem posicionada nas pesquisas, Wagner passou a apoiar o candidato do PSD: “Com todo carinho e respeito aos companheiros do PT, mas nós estamos na reta final. A disputa agora é Jairo ou o passado e eu não quero, vou repetir, o passado de volta“.

Outra situação ocorreu em Valença, também na Bahia.  A candidata à vice-prefeita pelo PT, Flor de Andrade, emitiu uma nota  rechaçando o apoio do senador Jaques Wagner à candidatura de Jucélia Nascimento (PL) na cidade.  Confira a nota, publicada em 01 de novembro:

Ao centro, a Candidata a vice-prefeita em Valença pelo PT, Flor de Andrade

DECEPÇÃO E VERGONHA!

O PT surgiu da luta da classe trabalhadora, ainda na Ditadura Militar, contou com a construção de muitas pessoas em várias cidades, em vários Estados. Fiz parte dessa construção. Vim do Sindquimica, sindicato dos petroquímicos, mesma escola política de muitos dos maiores quadros políticos que o PT apresentou para a Bahia, como o senador Jaques Wagner, o governador Rui Costa e o secretário de justiça Carlos Martins.

É por conta dessa história de construção que não posso expressar outro sentimento que não seja de decepção e vergonha diante do apoio do próprio senador Jaques Wagner a candidata do PL , apoiada pelo DEM, em Valença. Sempre estivemos do mesmo lado, sempre lutando por espaços que garantissem nossas conquistas e, no momento em que o partido enfrenta uma disputa importante para avançarmos, somos surpreendidos com essa manifestação que nos transmite um sentimento de traição.

A nossa candidatura foi aprovada no diretório municipal e, por unanimidade , no diretório estadual, seguindo as resoluções estaduais do partido que, inclusive, determinam a fidelidade partidária, por parlamentares eleitos, no apoio a candidaturas petistas.

O PT de Valença vai continuar honrando o compromisso assumido com Ricardo Moura e com a população de Valença, não temos dúvidas que somos a melhor opção para governar a nossa cidade nos próximos quatro anos. Seguiremos juntos com Ricardo Moura e continuaremos fortalecendo as candidaturas de vereadores que acompanham a chapa Ricardo e Flor.”  ( a nota pode ser acessada aqui )


(*) Contato: redacao@pagina13.org.br

 

 

Este post tem 2 comentários

  1. Luciene Malta

    As eleições 2020 expõe mais do que sempre a quantas andam ou não, determinadas lideranças do PT. Passou da hora de acionar comissão de ética, caso funcione.

  2. Silva

    Cobra engolindo cobra, né, amigo? A candidata Flor só se esqueceu de mencionar que saiu candidata a vice do candidato do PSD, em chapa que continha ainda o MDB. Se tem alguma lição para tirar disso tudo, talvez seja a de que, em ambas as cidades, tanto o candidato do PT quanto o candidato do Wagner perderam.

Deixe um comentário