Lançamento do livro “Haydée: construíndo o SUS pela base”

Por Francielly Damas e Nayara Oliveira

O livro “Haydée” é dedicado à defesa do Sistema Único de Saúde. Há várias maneiras de fazer isto: com o apoio de argumentos técnicos, dados estatísticos e arrazoados sociológicos. Neste livro, escolhemos outro caminho: contar a trajetória singular de uma menina do interior, que se converteu em construtora do SUS. Seu nome: Maria Haydée de Jesus Lima. A forma: uma entrevista concedida em fevereiro de 2020 para duas de suas amigas e companheiras: Francielly Damas e Nayara Oliveira.

Quando fizemos a proposta de entrevistá-la e ela aceitou, naquele momento em que Haydée havia se afastado do Conselho para cuidar de sua saúde, focamos na retomada de sua trajetória, do ponto de vista de sua militância no SUS, como mulher de esquerda, sanitarista, trabalhadora, gestora, militante do MOPS e conselheira, deixando que a conversa corresse no ritmo dado por ela. Nem imaginávamos que viria uma pandemia e que sua condição de saúde pioraria a ponto dela nos deixar em 17 de abril de 2021.

E agora, em abril de 2023, tornou-se possível publicar a entrevista, por enquanto em formato on-line, para marcar seu aniversário de 72 anos. Registrar sua história e contá-la é uma oportunidade de reconhecer e visibilizar o trabalho e a relevância que as mulheres possuem na construção do SUS e da saúde pública brasileira a partir da base. Esperamos que todas as pessoas que leiam, sejam tocadas pela história que virá a seguir. E que abracem a luta.

Para descarregar o livro, clique aqui.

LIVE DE LANÇAMENTO DO LIVRO:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *