Lula está corretíssimo! A direita tradicional que assinou o manifesto o fez numa tentativa de recuperar sua força política (depois de ver que Bolsonaro vai por água abaixo), principalmente o PSDB. Momento seguinte nos dariam uma senhora banana, colocando a esquerda para escanteio (como sempre o fizeram!); inclusive com um Golpe de Estado contra a Dilma (que tampouco assinou o manifesto) que eles construíram e jamais o reconhecerão.
O manifesto, que começa com a “Lei e a Ordem”, NÃO menciona o Fora Bolsonaro, não fala das reformas que provocaram enormes perdas para os trabalhadores, não critica a politica econômica neoliberal, etc.; e queriam que o Lula assinasse?
Se o tivesse feito seria uma traição a tudo o que ele defende, e certamente (também) choveriam críticas em cima dele.
Sem reconhecer o Golpe de 2016 e recuperar os Direitos Políticos de Lula, escancarando as irregularidades da Lava Jato, não teremos uma Democracia Plena.
Sem mudar radicalmente a politica neoliberal, recuperando todos os Direitos perdidos dos Trabalhadores, e sem erradicar a fome e a miséria, não teremos uma Democracia Substantiva.
Laura Tavares, Professora aposentada da UFRJ.