Livro traz acervo da resistência cultural periférica

Publicado originalmente no pela Fundação Perseu Abramo (FPA)

O Projeto Reconexão Periferias compreende que as periferias do Brasil, ao mesmo tempo em que concentram os corpos das desigualdades e exclusão, também aglutinam atrizes e atores que protagonizam diversos projetos e ações criativas e políticas que dão forma às agendas emergentes e iniciativas autônomas que por sua vez respondem aos problemas imediatos da população local influenciando as políticas públicas em vários segmentos.

É nesta perspectiva que este livro reúne ativistas, intelectuais, artistas, educadoras e educadores que narram projetos, intervenções e efeitos de participação política em diversos espaços. São mulheres e homens de vários cantos do Brasil, que têm em comum a luta por mais direitos e por uma vida mais justa para todas as pessoas, e também a escrita em diferenciadas cadências para afirmar a importância de fazer, de registrar, de disseminar uma história que agora a gente mesmo quer contar. Para algumas pessoas, e isso é importante marcar, trata-se da inauguração do exercício de colocar o preto no branco do papel, e ainda mais ter o seu nome impresso em um sumário de livro.

Esse é um dos chamados do Projeto Reconexão Periferias. Esse é o chamado do livro que agora você lê  – Cultura e Política: estratégias de reexistência na periferia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *