Por Regina Frenandez
Ontem (dia 11.10.25), aqui em Berlim, havia muita gente na manifestação contra o genocídio do povo palestino e contra o apoio que a Alemanha está dando a Israel. Mas a quantidade de policiais era fora do normal e eles se posicionavam de maneira muito intimidadora, filmando os participantes o tempo todo.
Mais para o final, começou o “show” de sempre, quando eles entram no meio da manifestação, empurram quem está na frente, pegam uma pessoa e a levam com eles, empurrando novamente quem esteja no caminho. São eles que acabam causando insegurança e tumulto.
Eles levaram um rapaz que estava comigo – um jovem estudante que veio de Kassel com a mãe e a irmã para participar da manifestação. Ele é muito educado e estava sempre cuidando para que a mãe, a irmã e eu não nos perdêssemos na multidão. De repente, de forma inesperada e muito agressiva, os policiais vieram por trás, empurraram a mim e à mãe dele e o levaram como se ele fosse um criminoso. Depois repetiram o mesmo com outras pessoas que se manifestavam pacificamente. Isso é muito triste para a Alemanha, especialmente considerando o passado do país. Ai hoje (12.10.25), acabei de falar com a mãe dele, que me contou algo que, por causa do tumulto causado quando carregaram o rapaz, eu não tinha visto na hora do ocorrido. O rapaz, que é grande, alto, foi segurado pelos braços por dois policiais e levado, mas a irmã dele – uma garota de estatura bem baixa – teve os olhos tapados, as orelhas apertadas de forma brutal e foi empurrada como se fosse uma criminosa. Além de toda a brutalidade, este foi um ato de pura misoginia.
Passei algumas horas com essa família alemã caminhando junto na manifestação e posso dizer: são pessoas muito educadas, simpáticas, tranquilas e engajadas.
Depois deles, esta cena se repetiu várias vezes e sempre da mesma forma e com muita brutalidade.
A democracia alemã perdeu o prazo de validade.
Nao vou postar aqui imagens da família ou dos dois irmaos vítimas da truculência da polícia alemã para não expô-los, mas apenas algumas imagens da manifestação que, mesmo sendo muito pacífica a atuacao da polícia foi péssima mais uma vez.