Manifesto pela candidatura própria do PT no Ceará

Manifesto pela candidatura própria do PT no Ceará

Manifesto pela candidatura própria do PT no Ceará

Manifesto pela candidatura própria do PT no Ceará

Manifesto pela candidatura própria do PT no Ceará

Manifesto pela candidatura própria do PT no Ceará

Petistas lançam manifesto pela candidatura própria no Ceará e convidam para plenária de construção do palanque de Lula no Ceará

PARA RECONSTRUIR E TRANSFORMAR O PAÍS:

LULA PRESIDENTE!

CANDIDATURA PRÓPRIA DO PT NO CEARÁ!

A luta da hora é para salvar o país por meio da candidatura de Lula, preservando e reconstruindo os direitos da maioria do povo, avançando na transformação do país. Por isso, temos consciência de que é no combate para encerrar o quanto antes o genocida Governo Bolsonaro que temos, neste momento, de empenhar nossos melhores esforços.

Uma forte campanha de Lula no Ceará é uma exigência do momento.

O Partido dos Trabalhadores (PT) surgiu em 1980 da necessidade sentida por milhões de brasileiros e brasileiras de ter uma representação própria, independente dos partidos das elites, para intervir na vida política do país, para transformá-la numa democracia socialmente avançada, baseada no desenvolvimento econômico sustentável vinculado intrinsecamente a um amplo processo de distribuição de renda e da riqueza produzida coletivamente pela classe trabalhadora das cidades e dos campos, tendo o socialismo como horizonte.

Esta disposição original de nosso partido está atual no nosso estado quando, na luta para acabar com a era Bolsonaro, as trabalhadoras e trabalhadores cearenses precisam, mais do que nunca de uma representação própria na batalha eleitoral que se avizinha.

A gravidade do momento histórico requer a responsabilidade de uma tomada de posição corajosa e decidida, no sentido de radicalizar a luta pelo retorno ao projeto político petista sintonizada com a luta para encerrar o atual ciclo da extrema-direita à frente do Estado brasileiro.

Nesse contexto histórico de radicalização da luta democrática, o Ceará apresenta-se como um caso específico. Aqui a eleição está nacionalizada, em virtude da candidatura do adversário Ciro Ferreira Gomes à presidência, que tem se apresentado como quinta roda da extrema-direita, centrando toda sua campanha em ataques violentos e desonestos contra nosso partido e contra Lula. Este candidato decidiu adotar veementemente, como estratégia política, o disparo de ofensas virulentas e levianas contra o Presidente Lula e o Partido dos Trabalhadores.

Recentemente afirmou em revista de circulação nacional que “usará a campanha eleitoral para lembrar ao país que Lula adotou a corrupção como método de governar o país quando se elegeu em 2002”.

(https://veja.abril.com.br/blog/radar/lula-levou-a-corrupcao-para-o-centro-dopoder-diz-ciro-gomes/).

Mais recentemente, Ciro acusou o PT Ceará de abrigar uma facção de corruptos, com uma resposta pífia de nossa direção estadual que, ao contrário de afirmar nosso partido, concluiu uma nota sobre o episódio reafirmando a aliança com o partido de Ciro no Ceará.

A persistente aliança com o grupo dos Ferreira Gomes, por outro lado, não tem resultado no fortalecimento do PT e da esquerda social.

A competitividade política do PT cearense só vem decaindo. Se em 2012 eram 30 as prefeituras de nosso estado sob a administração petista, agora em 2020 elegemos apenas 17 prefeituras. Em contrapartida, o partido dos Ferreira Gomes, que 2012 tinha apenas a quantidade irrisória de 08 prefeituras, depois do pleito de 2020 atingiu a casa de 66 municípios por ele governados.

Mais do que isso, a aliança com o PDT tem sido um obstáculo a que se possa colocar em prática um autêntico programa democrático e popular e, em alguns momentos, tem nos colocado em posição oposta a nossa base social, embora os governos de Camilo Santana tenham também um saldo de medidas importantes para o povo.

Este quadro nos põe a tarefa de, na continuidade da luta atual pelo Fora Bolsonaro, oferecer ao povo cearense em 2022 uma alternativa petista ao Governo do Estado que se comprometa a ir além do que o atual governo já fez, aplicando um programa calcado nas exigências e demandas mais sentidas de nosso povo.

Além disso, no Ceará temos ainda que enfrentar a luta contra a horda fascista, e sua principal liderança apoiador e apoiado por Bolsonaro e que representa no localmente a expressão de policiais amotinados implementando a política de terror e massacre do Estado contra pretos, pobres e periféricos.

O povo precisa que o PT se apresente com um programa avançado e sintonizado com as aspirações da classe trabalhadora. As gestões do PT não podem estar submetidas aos interesses de uma oligarquia fisiológica e patrimonialista, à serviço primordial das elites da Aldeota e do estrangeiro.

É preciso, inversamente, que o modo petista de governar tenha espaço central no governo e na interlocução com o povo, com suas políticas afirmativas de participação popular, inclusão social com desenvolvimento sustentável, focado na universalidade da educação e saúde, defesa do serviço público, com direitos e segurança pública cidadã.

É preciso uma candidatura própria do PT para expressar no nosso estado a grande campanha para levar de novo Lula à Presidência da República. O PT Ceará precisa se comprometer com a construção de um palanque da esquerda no Ceará, o palanque de Lula.

Assim, propomos que o Encontro de Tática do PT-CE decida pelo lançamento de um/uma candidato/a próprio/a do partido no Ceará, no quadro da Federação Esperança Brasil, e que se inicie o processo de escolha de um nome para tal tarefa e de constituição das alianças necessárias à viabilidade de uma candidatura que permita a Lula um palanque no Ceará.

Convidamos todos os que se identificam total ou parcialmente com estas ideias para uma reunião no dia 13/07, quarta-feira, às 18:30, na Sede Estadual do PT, para darmos os passos necessários para dar ao povo cearense uma opção petista, representante de Lula no pleito estadual.

Assinam (primeiras adesões):

Aila Marques – Diretório do PT Fortaleza / Ambrósio Ferreira de Lima – Militante do PT Caucaia / Antônio Marcos Pinheiro – Militante do PT Tabuleiro do Norte / Antônio Marques – Filiado ao PT de Palhano / Antônio José Andrade – Militante do PT Fortaleza / Antônio Marques – Filiado ao PT de Palhano / Benedito Cunha – Militante do PT Fortaleza / Ceucesmiran Almeida – Militante do PT Fortaleza / Cleide Madeiro – Militante do PT Mulungu / Daniele Alencar – Militante do PT Fortaleza / Davi Loureiro – Militante do PT Fortaleza / Deodato Ramalho – Executiva do PT Fortaleza / Élida Maciel – Secretária Adjunta de Meio Ambiente do PT CE / Emanuela Maria Luciano Furtado – Militante do PT Fortaleza / Estevão Mustafa – Executiva do PT Cascavel / Eudes Baima – Executiva do PT Fortaleza / Evaldo Varela – Setorial de Saúde do PT de Fortaleza / Francisco Erismar da Silva – Militante do PT Itaiçaba / Francimarie Teodósio – Diretório Municipal do PT Fortaleza / Francisco Aumerio Nogueira Vieira – Diretório Municipal PT Limoeiro do Norte / Geanne Karla Moreira da Silva Câmara – Militante do PT Fortaleza / Girlene do Rosário Alves – Coletivo de mulheres PT Limoeiro do Norte / Glauria Solange Alves Dantas – Militante do PT Fortaleza / Jackson Rodrigues Ferreira – Militante do PT Eusébio / Jacks Rodrigues Ferreira – Militante do PT Fortaleza / Jean Carlos Moreira da Silva – Militante do PT Fortaleza / Jean Eduardo Paiva – Militante do PT Fortaleza / Jeann Câmara Rodrigues – Filiado ao PT Fortaleza / John K. Ribeiro – Militante do PT Fortaleza / Jorge Luiz Oliveira de Queiroz – Militante do PT Quixadá / José Alexandre Souza – Filiado ao PT de Sobral / Jose Neponuceno Filho – Comitê Popular de Luta Pitombeira, Limoeiro do Norte / Josemar Martins – Filiado ao PT de Crateús / Laudelina Freire de Aguiar – Militante do PT Fortaleza / Leda Vasconcelos – Diretório Estadual do PT / Luci Amorim – Executiva Municipal PT Limoeiro do Norte / Maria do Carmo Aquino – Setorial de Saúde do PT de Fortaleza / Marlene Veras Monteiro Dantas – Filiada ao PT Fortaleza / Murilo Marciano – Filiado ao PT de Crateús / Naime Tavares – Executiva do PT Cascavel / Ozirene Vidal Maia – Diretório do PT Limoeiro do Norte / Newton Albuquerque – Filiado ao PT de Fortaleza / Paulo Assunção – Diretório do PT Fortaleza / Paulo Verlaine Coelho – Filiado ao PT de Fortaleza / Rafael Tomyama – Coletivo de Meio Ambiente do PT-CE / Renan José Freitas Rebouças – Suplente Diretório Municipal PT Limoeiro do Norte / Renata Wirtzbiki – Militante do PT Fortaleza / Roberto Luque – Executiva Estadual da CUT / Rômulo Jerri – Executiva do PT Russas / Rosivalda da Silva – Diretório Estadual do PT / Sebastião Matias – Coletivo de Saúde do PT CE / Terezinha Maciel – Militante do PT Fortaleza / Thaíssa Lira – Militante do PT Fortaleza / Valentim Normando – Militante do PT Fortaleza / Vaumik Ribeiro da Silva – Executiva do PT Fortaleza / Zezé Morais – Militante do PT Fortaleza

Entre em contato para assinar pelos fones/WhatsApp: Eudes: 85 99718842 ou Rafael: 85 97988980

 

Deixe um comentário

Manifesto pela candidatura própria do PT no Ceará