Nelson Spolaor: para vencer e avançar em São Leopoldo!

Por DEAE-RS 

Ary Vanazzi e Nelson Spolaor

As eleições de 2024 terão um componente estritamente municipal. Mas as eleições municipais de 2024 tendem a ser, principalmente, um confronto entre as três grandes correntes políticas que hoje disputam a sociedade brasileira: a extrema direita, a direita tradicional e a esquerda.

Nesse sentido, constituem mais uma etapa da guerra que o neofascismo e o neoliberalismo travam contra o povo brasileiro. As eleições de 2024 constituem, também por isso, um momento de acúmulo de forças tendo em vista as eleições parlamentares, governamentais e presidencial de 2026.

Dentro desse contexto, as eleições municipais de São Leopoldo ganham uma importância e um significado imensos para o PT gaúcho. Trata-se do maior município governado atualmente pelo partido no estado, onde muitas conquistas foram alcançadas, políticas públicas implementadas, direitos sociais ampliados e onde transformações vêm sendo forjadas com a participação e a organização popular.

São Leopoldo hoje tem um governo, com o prefeito Ary Vanazzi à dianteira, que enfrentou como poucos a pandemia da COVID-19, que, mesmo diante de períodos de crise, de escassez de recursos e do governo de Bolsonaro, investiu muito na regularização fundiária, na melhoria da educação pública, na área da saúde, na assistência social, em programas de apoio à luta das mulheres, da comunidade LGBTQI+, no combate ao racismo, em políticas públicas para a juventude, no movimento cultural da cidade, entre tantas outras áreas. O povo trabalhador e mais pobre da cidade sempre foi prioridade nas decisões e nas políticas do governo. É uma das cidades que mais se desenvolvem economicamente e socialmente no estado.

No entanto, há muito ainda por fazer, e é preciso aprofundar e ampliar as mudanças que estão em curso na cidade; ademais, São Leopoldo é um ponto de apoio importante na disputa política no estado e de sustentação ao governo Lula.

Esse cenário descrito, revela a importância da candidatura do PT e dos seus aliados na sucessão do companheiro Vanazzi. Hoje o Partido tem mais de uma pré-candidatura e o diretório municipal definiu a realização de prévias para a escolha do seu pré-candidato no dia 21 de janeiro de 2024.

Reiteramos que as prévias são um instrumento democrático importante do partido, e que deve ser valorizado, pois permite a participação dos seus filiados/as na definição de uma decisão política fundamental, mobilizando e preparando também a base partidária para uma luta que exigirá muito da militância e dos dirigentes. Não é somente a esquerda e as forças democráticas que percebem a importância de São Leopoldo para a região metropolitana e para o estado, a direita e extrema-direita na cidade estão se organizando como nunca para uma grande batalha, cujo único objetivo é derrotar o PT e a classe trabalhadora na cidade.

E nesse processo de prévias, compreendemos que o melhor nome para liderar e representar o PT nas eleições municipais é o do companheiro Nelson Spolaor.  É um lutador das causas populares, experiente e com capacidade extraordinária de articulação e diálogo. Já comandou a Secretaria de Habitação no município, onde desenvolveu e coordenou inúmeras políticas, com participação popular, para assegurar o direito à moradia a milhares de famílias.

Em 2020, assumiu a Secretaria Geral de Governo, onde o tempo e os resultados deram um grande destaque ao companheiro junto ao governo e à sociedade, assim como o reconhecimento e apoio da militância e do companheiro Vanazzi nessas prévias.

A pré-candidatura de Nelson Spolaor tem todas as condições para unificar o Partido em São Leopoldo, bem como manter coesa a base aliada, condições fundamentais para buscar a vitória e a continuidade do nosso projeto.

Conclamamos, portanto, toda a militância, dirigentes, parlamentares e gestores da Articulação de Esquerda, bem como todos que se referenciam na tendência, a dialogar, a mobilizar e a construir a pré-candidatura do companheiro Nelson Spolaor para representar o PT e o governo nas eleições de 2024.

Nelson Spolaor: para vencer e avançar!

28 de dezembro de 2024

Direção Estadual da Articulação de Esquerda do RS

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *