Governador Jerônimo Rodrigues: Cancele a compra de armas de Israel!
Exmo. Sr. Governador do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues
Nós, abaixo-assinados, nos dirigimos a V. Ex.ª para expressar nossa contrariedade e preocupação com a celebração de mais um contrato entre o Governo da Bahia e a empresa Israel Weapon Industries, para a aquisição de 200 fuzis de assalto, calibre 7,62 x 51 mm, do mesmo modelo utilizado pela OTAN. Desde pelo menos 2022, o estado da Bahia mantém diversos contratos com essa empresa israelense para a compra, além dos referidos fuzis, de carabinas semiautomáticas calibre 5,56 x 45 mm (parte alocada no BOPE) e outras armas para emprego tático, destinadas às Polícias Militar e Civil. No total, esses contratos somam US$ 3.692.061,59 – aproximadamente R$ 21 milhões.
A Israel Weapon Industries é um braço militar do governo de Israel. Fundada em 1933, foi uma empresa estatal até 2005, passando então para o capital privado, mas mantendo vínculos diretos com o Estado israelense. Os recursos destinados a essa empresa, portanto, financiam uma indústria bélica responsável pelo genocídio do povo palestino.
Além disso, questionamos a aquisição de armas projetadas para cenários de guerra, que, no entanto, serão usadas em operações nas cidades baianas, reforçando o genocídio ao povo preto e periférico na Bahia. O que nosso estado demanda urgentemente é uma política de segurança pública que priorize a garantia de direitos sociais, ainda negados à maioria do nosso povo. Este é o caminho mais eficaz para combater a violência urbana que tanto nos aflige.
Governador Jerônimo, apelamos à sua origem na luta social e popular. Pedimos que cancele todos os contratos com esta e quaisquer outras empresas que estejam sujas com o sangue do povo palestino. Tal decisão honrará sua trajetória de vida, os votos que garantiram sua eleição e a confiança da militância do campo democrático, popular e progressista. Este é o lado certo da história!
Comitê Baiano de Solidariedade ao Povo Palestino