O caráter estratégico da candidatura própria em João Pessoa

Por Hortêncio Severiano Duarte (*)

O Diretório Municipal do PT de João Pessoa, após um longo processo de construção democrática e unidade partidária escolhe por unanimidade o companheiro Anisio Maia como nosso pré-candidato à prefeitura de João Pessoa. Orientação que é tomada em consonância com a Direção Nacional, sua resolução sobre as eleições 2020 e combinada com o permanente diálogo com o GTE nacional.

O DN decide intervir em nossa candidatura e anular parcialmente nossa convenção. Com o argumento de que devemos apoiar a candidatura do PSB, encabeçada por Ricardo Coutinho, em nome de uma unidade da esquerda. Essa unidade é procurada pelo PT de João Pessoa desde o fim de 2019, sem obter sequer resposta do PSB sobre essa possibilidade. A partir da indecisão de outras forças da esquerda pessoense, o PT de João Pessoa em abril desse ano delibera por candidatura própria.

Do ponto de vista regimental todos os prazos foram cumpridos, do ponto de vista político todos os esforços por unidade partidária e busca por aliados foram feitos, resultando na aliança com o PCdoB. Do ponto de vista estratégico é fundamental que o PT de João Pessoa busque protagonismo e força social, dispute a sociedade e apresente aos trabalhadores de nossa cidade uma alternativa de esquerda e um bloco político organizado nas disputas de rumo em João Pessoa e na Paraíba.

Organizar a luta da classe trabalhadora e aumentar nosso espaço institucional, além de ter instâncias funcionando plenamente é a principal tarefa para esse período, precisamos mudar a correlação de forças e pautar o debate na sociedade, sermos alternativa de poder e referência social e eleitoral para o conjunto da classe trabalhadora. Com uma política correta e unidade partidária, temos tudo pra voltar a protagonizar a política pessoense. Construção partidária se faz disputando e é por isso que a candidatura do companheiro Anisio Maia cumpre um papel não só tático mas principalmente estratégico pra o PT de João Pessoa e da Paraíba.

(*) Hortêncio Severiano Duarte é vice-presidente estadual do PT/PB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *