Orientação Militante N°290 ( 06 de agosto de 2021)

Boletim interno da Direção Nacional da

tendência petista Articulação de Esquerda

N° 290 (06 de agosto de 2021)

1.CONGRESSO

Nos dias 4 e 5 de setembro de 2021, acontecerá a segunda etapa do 6º congresso nacional da tendência petista Articulação de Esquerda.

A abertura será no dia 4 de setembro, as 9h00, com a leitura do regimento interno, eleição da mesa diretora, da comissão de emendas e da comissão eleitoral. Também nesse momento se homologará (ou não) o direito de voto das delegações compostas e/ou eleitas por militantes com menos de 1 ano de filiação.

Em seguida, será feita a leitura do projeto de resolução do congresso.

Depois abriremos o debate político. Neste período, os convidados e convidadas poderão se inscrever, para fazer sua saudação e também -se quiserem – dar a sua opinião sobre os temas em discussão.

Até agora convidamos: Novo Rumo, EPS, PT de todas as lutas, além grupos regionais que fizeram parte da nossa chapa, Democracia Socialista, Avante, Socialismo em Construção, Militância Socialista e Quilombo Socialista.

Sugestões de novos convites devem ser encaminhados para a direção nacional da AE.

Os debates do sábado dia 4 de setembro serão interrompidas para almoço (das 12h às 15h) e concluídos até as 18h00. No sábado de noite reunir-se-á a comissão de emendas e a comissão eleitoral.

No domingo 5 de setembro, a partir das 9h00, debatemos e votaremos as propostas de emenda ao projeto de resolução. Em seguida acontecerá a eleição da direção nacional da AE e da comissão de ética nacional.

O encerramento da segunda etapa será no dia 5 de setembro domingo, se possível as 12h00; se não for possível, haverá interrupção para almoço das 12h às 15h e retomada as 15h00 dando prosseguimento até a pauta ser esgotada.

O congresso será realizado numa sala zoom e transmitido pelo youtube. Terão acesso à sala zoom: 1/delegados e delegadas eleitas nos congressos de base, com direito a voz e voto; 2/qualquer militante da AE em dia com suas contribuições financeiras, com direito a voz se a mesa diretora do Congresso assim autorizar; 3/convidados e convidadas, que terão direito a voz nos momentos determinados pela mesa diretora do Congresso. Os convites serão feitos pela Direção nacional da AE, a quem caberá também abrir a sala zoom a quem de direito.

2.CONGRESSOS ESTADUAIS E MUNICIPAIS

Naqueles estados onde ainda não ocorreu o congresso estadual, está autorizado que o congresso ocorra até o dia 30 de agosto.

Nestes estados que ainda não realizaram congressos estaduais, está autorizada a realização de congressos de base (municipais e intermunicipais), que elegerão delegação ao congresso nacional na proporção de 1 x 3 conforme regimento.

Naqueles estados que já realizaram congressos estaduais, caso haja militantes que por qualquer motivo não puderam participar dos respectivos congressos de base, estes militantes poderão participar de um congresso de base especial de repescagem, convocado diretamente pela Dnae. Este congresso será realizado no domingo dia 29 de agosto, das  9h00 as 12h00, numa sala zoom cujo endereço será fornecido pela Dnae aos militantes em dia que não tenham participado de nenhum congresso de base.

3.PROJETO DE RESOLUÇÃO

O projeto de resolução que será debatido e votado na segunda etapa do Congresso nacional da AE será submetido a debate no sábado 14 de agosto, das 18h00 às 22h00, numa sala zoom cujo endereço será fornecido pela Dnae a qualquer militante da AE que solicite participar.

Quem desejar fazer emendas ao projeto de resolução, deve apresentá-las até o dia 27 de agosto. A Dnae se reunirá no dia 29 de agosto e consolidará a versão final do documento que irá à debate na segunda etapa do Congresso.

A Dnae considera necessário que, além da resolução política (com as emendas que sejam feitas até 29 de agosto), a segunda etapa do congresso da AE deve aprovar resoluções organizativas, inclusive ao nosso regimento interno. Neste sentido, o companheiro Múcio Magalhães e a companheira Natália Sena vão preparar uma proposta de resolução. Militantes que tenham outras emendas organizativas – ou seja, que não “caibam” na resolução política que está no ponto 3 deste OM – devem entrar em contato com Natália e Múcio.

4.ELEIÇÕES 2022

Uma comissão da DNAE – composta por Natália Sena, Mucio Magalhães, Patrick Araújo e Júlio Quadros – vai reunir online com as direções estaduais, para compor um quadro da situação eleitoral do PT e também da AE. Serão convidados para cada reunião dirigentes estaduais, os atuais mandatários e pré-candidatos. Nossa meta é apresentar um informe sintético ao congresso da tendência. Ver no CALENDÁRIO ao final deste OM as datas das reuniões. As que não estiverem marcadas, cobre da respectiva direção estadual.

5.SETORIAIS

Os integrantes da Dnae responsáveis por acompanhar os setoriais devem convocar, ainda no mês de agosto, plenárias nacionais dos militantes da AE inscritos para atuar em cada setorial. A data e o endereço (zoom) destas respectivas plenárias estão a cargo de:  Daniela Matos: Cultura, LGBT+, transportes, pessoa com deficiência, meio ambiente, CT&TI; Jandyra Uehara: Mulheres, sindical e educação; Júlio Quadros: Moradia e Agrário;  Natália Sena: Direitos Humanos; Patrick Araújo: Combate ao racismo; Valter Pomar: Saúde. Ver no calendário ao final deste OM as datas das reuniões já marcadas. As que não estiverem marcadas, procure o responsável.

6.BANCADA

A companheira Natália Sena e o companheiro Patrick Araújo estão convocando uma reunião semi-presencial de nossos parlamentares e assessores parlamentares, em Brasilia. A reunião será no dia 25 de agosto. Haverá uma delegação da militância da AE que atua no setorial de pessoas com deficiência.

7.CONFERENCIA DE FORMAÇÃO

Daniela e Valter convocarão uma plenária nacional para debater nossas propostas para a conferência. Assim que a data for definida, será comunicada.

8.PÁGINA 13 AGOSTO

A pauta tentativa é a seguinte: capa cartaz referente ao dia 18; editorial; internacional sobre Peru; nacional sobre a conjuntura como um todo; opinião sobre Borba Gato; sindical sobre o dia 18 de julho; partido sobre os setoriais; tendência sobre nossa agenda de agosto/setembro. O jornal deve sair antes do dia 18 de agosto. A intenção é ter uma capa cartaz para distribuição nas atividades do dia 18. Se for possível, será informado através das listas como fazer para receber.

9.CAPA CARTAZ 7 DE SETEMBRO

Vamos produzir uma capa cartaz para distribuição no 7 de setembro. Faremos como da outra vez: imprimir por encomenda e enviar pelo correio. Portanto, a direção municipal que quiser receber, deve comunicar em zap PRIVADO para o Valter Pomar qual a quantidade, para que possamos dimensionar a tiragem. Lembrando que o pagamento do correio será feito por quem solicitar, através de transferência bancária.

10.PÁGINA 13 DE SETEMBRO

O Página 13 de setembro vai circular depois do ato do dia 7 de setembro e também depois da segunda etapa do nosso congresso.

11.CALENDÁRIO

11/08, quarta, 10h as 12h: reunião eleitoral a definir

11/08, quarta, 15h as 17h: RN (reunião eleitoral)

12/08, quinta, 19h00 plenária militância AE meio ambiente

12/08, quinta, 10h as 12h: reunião eleitoral a definir

12/08, quinta, 20h as 22h: BA (reunião eleitoral)

13/08, sexta, 10h as 12h: reunião eleitoral a definir

13/08, sexta, 16h as 18h: Piauí (reunião eleitoral)

14/08 18h00 plenária de debate do projeto de resolução

16/08, segunda, 8h as 10h: reunião eleitoral a definir

17/08, terca, 10h as 12h: MA (reunião eleitoral)

17/08, terca, 16h as 18h: PB (reunião eleitoral)

17/08, terca, 19h as 21h: TO (reunião eleitoral)

18/08, quarta, 15h as 17h: AP (reunião eleitoral)

18/08, quarta, 18h as 20h: SP (reunião eleitoral)

19/08, quinta, 20h as 22h: ES (reunião eleitoral)

20/08, sexta, 16h as 18h: DF (reunião eleitoral)

22/08, domingo, 10h as 12h: AL (reunião eleitoral)

22/08, domingo, 15h as 17h: MS (reunião eleitoral)

22/08, domingo, 19h as 21h: reunião eleitoral a definir

25/08, reunião com bancada AE, assessoria e DNAE

26/08, quinta, 20h as 22h: SE (reunião eleitoral)

27/08, sexta, 17h as 19h: PE (reunião eleitoral)

28/08, sábado, 10h as 12h: RJ (reunião eleitoral)

28/08, sábado, 18h as 19h: PR (reunião eleitoral)

29/08 09h00 congresso de base convocado pela DNAE

29/08 18h00 reunião da DNAE

31/08 17h00 plenária da militância da AE no setorial de PD

04/09 9h00 segunda etapa do 6º congresso

05/09 9h00 segunda etapa do 6º congresso

 11.Expediente

Orientação Militante é um boletim interno da Direção Nacional da tendência petista Articulação de Esquerda. Responsável: Valter Pomar. A direção da tendência é composta por: Mucio Magalhães (PE) eleições 2020 e acompanhamento do PI, PE, PB e SE; Valter Pomar (SP), coordenação geral, comunicação e acompanhamento das regiões Sudeste e Norte e do Maranhão; Damarci Olivi (MS), finanças; Daniela Matos (DF), formação, cultura, LGBT e acompanhamento do MT e GO; Natalia Sena (RN), acompanhamento da bancada parlamentar e dos Estados do RN, CE, BA e AL; Jandyra Uehara, sindical e acompanhamento dos setoriais de mulheres; Patrick (PE), acompanhamento da juventude, do setorial de combate ao racismo, do MS e DF; Júlio Quadros (RS), acompanhamento dos setoriais de moradia, rurais e da região Sul. Comissão de Ética: Jonatas Moreth(DF), titular; Sophia Mata (RN), titular; Rosana Ramos (SP), suplente; Pere Petit (PA), suplente.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *