Orientação Militante N°324 (17 de abril de 2022)

Boletim interno da Direção Nacional da
tendência petista Articulação de Esquerda
N° 324 (17 de abril de 2022)

 

1.REUNIÃO COM BANCADA

No dia 27 de abril faremos a próxima reunião da Dnae com bancada e assessorias.

2.PRIMEIRO DE MAIO

Vamos produzir e imprimir um jornal Página 13, dedicado ao tema luta da classe trabalhadora, comitês populares e programa de governo, para distribuição nas manifestações. Pessoas interessadas em receber devem entrar em contato imediato com a companheira Edma.

3.REVISTA

A dnae decidiu fazer em 2022 mais duas edições da revista Esquerda Petista. A primeira saindo até 31 de maio, dedicada ao debate programático. A segunda saindo até 31 de novembro, com balanço do processo eleitoral e discussão sobre 2023. O esforço de soltar a revista até 3 de junho é de alguma maneira incidir no debate programático previsto para o encontro do PT de 4 e 5 de junho. Pessoas interessadas em escrever precisam enviar seus textos até o dia 15 de maio.

4.REUNÃO DA DNAE

No dia 1 de maio, depois das manifestações, realizaremos uma reunião da direção nacional da AE. Os objetivos centrais da reunião de 1 de maio são: 1/aprovar nossa política para o encontro extraordinário do PT de 4 e 5 de junho; 2/aprovar o documento base do congresso nacional da AE de 6 de junho; 3/checar o andamento das tarefas deliberadas na reunião presencial da Dnae realizada dia 9 de abril, inclusive campanha no RS, campanhas atuais deputadas e deputados, apoio para as nossas candidaturas federais e estaduais. A Dnae no dia 1 de maio também vai deliberar sobre encaminhamento para a comissão de ética de uma denúncia recebida.

5.ATO DE LANÇAMENTO LULA

Deve ser dia 7 de maio, no Anhembi em São Paulo. Nossas candidaturas, dirigentes e militantes devem buscar participar.

6.ENCONTRO EXTRAORDINÁRIO PT

Será nos dias 4 e 5 de junho, totalmente virtual. Nossa delegação é a mesma do congresso do PT realizado em 2019, lembrando da necessidade de estarem todos/as em dia com o partido. Pessoas em dificuldade de participar entrem em contato.

7.SÉTIMO CONGRESSO DA AE

1.O sétimo congresso nacional da tendência petista AE vai ser realizado no domingo, dia 5 de junho de 2022, das 8 às 22h.

2.A pauta do sétimo congresso será a seguinte: i/informes do encontro nacional do PT; ii/análise da conjuntura e ações políticas e organizativas decorrentes; iii/convocação do congresso nacional da AE de 2023, onde será eleita a nova direção nacional da AE.

3.O sétimo congresso será híbrido (presencial e virtual). A plenária presencial será em São Paulo capital, na rua Silveira Martins. A transmissão será feita através de link divulgado oportunamente. Parte dos debates será transmitido online, parte será reservada aos congressistas.

4.O texto base do sétimo congresso será aprovado pela direção nacional da AE e divulgado até o dia 29 de maio. A versão preliminar será divulgada no dia 2 de maio.

5.Terão direito a voz e voto no sétimo congresso delegadas e delegados eleitos nos congressos de base (municipais e/ou regionais), na proporção de 1 delegado para cada 3 presentes, respeitando os mesmos critérios de paridade e frações do regimento do sexto congresso. Não haverá congressos estaduais.

6.Os congressos de base (municipais/regionais) podem ser presenciais ou virtuais e devem ser convocados pelas respectivas direções municipais (onde existirem) ou pela direção estadual ou pela direção nacional. A convocatória deve ser feita com cópia para a direção estadual e/ou nacional e circular na lista nacional de e-mails da AE.

7.Os congressos de base (municipais/regionais) devem ser realizados entre o dia 28 de abril e o dia 29 de maio. A ata dos congressos deve ser enviada imediatamente para a direção estadual e nacional. As atas serão revisadas pela tesouraria nacional.

8.Terão direito a voz e voto nos congressos de base militantes da AE filiados na tendência até o dia 4 de junho de 2021 e que estejam em dia com as contribuições financeiras até o dia 28 de abril de 2022, conforme lista divulgada pela tesouraria nacional da AE.

9.Militantes filiados a AE depois de 4/6/2021 poderão votar e ser votados, mas seu voto na eleição da delegação nacional deve ser anotado a parte nas atas, só tendo efeito caso o congresso nacional homologue.

10.Em nenhum caso terá direito a voz e voto no congresso, em nenhum dos níveis, militantes inadimplentes. Lembramos aos militantes desempregados, sem fonte de renda ou enfrentando dificuldades extraordinárias que a tesouraria nacional está à disposição para buscar resolver todas as pendências.

11.Tendo em vista a possibilidade do PT convocar encontro de tática nacional ou atividade similar na data prevista para a realização do congresso, a DNAE fica autorizada a mudar a data da plenária final.

8.EXPEDIENTE

Orientação Militante é um boletim interno da Direção Nacional da tendência petista Articulação de Esquerda. Responsável: Valter Pomar. A direção da tendência é composta por: Mucio Magalhães (PE) acompanhamento do PI, PE, PB e SE; Valter Pomar (SP), coordenação geral, comunicação e acompanhamento das regiões Sudeste e Norte e do Maranhão; Damarci Olivi (MS), finanças; Daniela Matos (DF), formação, cultura, LGBT e acompanhamento do MT e GO; Natalia Sena (RN), acompanhamento da bancada parlamentar e dos Estados do RN, CE, BA e AL; Jandyra Uehara, sindical e acompanhamento dos setoriais de mulheres; Patrick (PE), acompanhamento da juventude, do setorial de combate ao racismo, do MS e DF; Júlio Quadros (RS), acompanhamento dos setoriais de moradia, rurais e da região Sul. Comissão de Ética: Jonatas Moreth(DF), titular; Sophia Mata (RN), titular; Izabel Costa (RJ), suplente; Pere Petit (PA), suplente.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *