Orientação Militante N°364 (19 de março de 2023)

Boletim interno da Direção Nacional da

tendência petista Articulação de Esquerda

1/Conjuntura nacional

No dia 18 de março, a partir das 9h00 da manhã, realizamos um debate presencial sobre conjuntura nacional, com a participação de Maria Carlotto, José Genoíno, Rui Falcão, Breno Altman, Pedro Paulo Bastos, Sìlvio Queiros, Natália Sena, Patrick Campos, Jandyra Uehara, Lício Lobo e Valter Pomar. O debate não foi transmitido, nem foi gravado.

2/Reunião da Dnae

No dia 18 de março, das 13h às 19h00, ocorreu a primeira parte da reunião da direção nacional da AE. Presentes: Jandyra Uehara, Natália Sena, Daniela Matos, Patrick Campos e Valter Pomar. A reunião teve continuidade no domingo, dia 19 de março.

3/Temas tratados

Os temas tratados na primeira parte da reunião da Dnae, ou seja, no dia 18 de março, foram os seguintes:

-informe da CEN

-informe da reunião de 15/3 e composição do governo

-informe sobre conferência sindical e congresso da CUT

-informe sobre eleição Andes

-informe sobre UNE

4/Comissão Executiva Nacional do PT

No dia 13 de março, aconteceu uma reunião da comissão executiva nacional do PT. Foi apresentada uma pesquisa acerca da imagem do PT. A análise em profundidade da pesquisa será feita pela FPA. Foi apresentado um informe sobre a formação política. O tema será debatido na próxima reunião do Diretório Nacional do PT, dia 10 de abril.

5/Encaminhamentos relativos à reunião da CEN

Vamos acompanhar o debate acerca da pesquisa. Em nossa opinião, as conclusões da pesquisa apontam para a necessidade de travarmos um debate sobre a linha política do Partido. Não se trata de um tema que se possa resolver com soluções tipo “reposicionamento de marca”. Vamos participar do debate sobre a formação política, reapresentando as opiniões e emendas que já apresentamos quando o debate ia ser feito pelo DN, antes da eleição de 2022. Vamos nos posicionar contrariamente a proposta feita, por uma integrante da CEN, acerca do limite máximo de mandatos parlamentares consecutivos. Foi um congresso do PT que decidiu que haveria um número máximo de mandatos consecutivos. Portanto, o DN não tem o direito de suspender ou de rever esta decisão. Quanto ao mérito, a decisão é correta e a renovação é necessária. Finalmente, a companheira Natália Sena ficou responsável por reunir com o companheiro Rui Falcão, para tratar do funcionamento de nossa bancada na CEN.

6/Reunião de parlamentares, assessores e integrantes do governo

As companheiras Daniela Matos e Natália Sena deram um relato acerca da reunião realizada no dia 15 de março. As reuniões continuarão ocorrendo, uma vez por mês, reunindo militantes da AE que são parlamentares federais, assessores parlamentares e integrantes do governo. Interessados em participar da próxima reunião devem entrar em contato com as dirigentes responsáveis. A próxima reunião será no dia 11 de abril. A companheira Natália Sena ficou responsável por elaborar, até terça-feira dia 21 de março, um texto acerca do processo de apresentação dos pleitos da tendência. Foram dados informes sobre os mandatos de Reginete e Célio.

7/Conferência sindical e congresso da CUT

A companheira Jandyra Uehara deu um informe sobre as conferências sindicais realizadas nos estados do RS, DF, ES, SP, RJ, PE, MS, RN, SE e MG. Participaram 225 militantes. É prevista a presença de 55 delegados e 15 observadores e convidados na conferência nacional, que será nos dias 25 e 26 de março. Além das orientações políticas, a conferência deve aprovar um plano de organização do setorial sindical da AE. Congresso da CUT deve ocorrer no mês de outubro. Maiores informações sobre datas e processo de eleição de delegações ao Concut: procurar a coordenação sindical nacional da AE.

8/Eleição do Andes Sindicato Nacional

Será nos dias 10 e 11 de maio de 2023. Participamos da chapa 3, intitulada Renova Andes. Nosso esforço central é fazer com que vote o maior número de possível de docentes afiliados às Associações Docentes das universidades públicas federais e estaduais. Vamos reforçar a necessidade de um acompanhamento jurídico especializado em eleições sindicais. Vamos fazer um informe detalhado sobre quem pode votar e como.

9/JAE e Congresso da União Nacional dos Estudantes

O próximo congresso da UNE será realizado de 12 a 15 de julho de 2023. Em data próxima realizamos a conferência nacional da juventude da AE. Solicitamos às direções estaduais que estimulem e apoiem a eleição de nossas delegações.

10/Eleições municipais em 2024

Foi aprovada uma resolução política (que será divulgada na próxima edição do OM) e foram debatidas medidas práticas relativas as eleições de várias cidades do país (ver a respeito as próximas edições do OM).

11/Expediente

Orientação Militante é um boletim interno da Direção Nacional da tendência petista Articulação de Esquerda. Responsável: Valter Pomar. A direção da tendência é composta por: Mucio Magalhães (PE) acompanhamento do PI, PE, PB e SE; Valter Pomar (SP), coordenação geral, comunicação e acompanhamento das regiões Sudeste e Norte e do Maranhão; Damarci Olivi (MS), finanças; Daniela Matos (DF), formação, cultura, LGBT e acompanhamento do MT e GO; Natalia Sena (RN), acompanhamento da bancada parlamentar e dos Estados do RN, CE, BA e AL; Jandyra Uehara, sindical e acompanhamento dos setoriais de mulheres; Patrick (PE), acompanhamento da juventude, do setorial de combate ao racismo, do MS e DF; Júlio Quadros (RS), acompanhamento dos setoriais de moradia, rurais e da região Sul. Comissão de Ética: Jonatas Moreth(DF), titular; Sophia Mata (RN), titular; Izabel Costa (RJ), suplente; Pere Petit (PA), suplente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *