Orientação Militante N°384 (07 de novembro de 2023)

Boletim interno da Direção Nacional da

tendência petista Articulação de Esquerda

***

1/atenção congressos estaduais

O regimento interno da tendência prevê que, para ter direito a voz e voto, a/o militante da AE precisa ter um ano ou mais de filiação.

Essa regra foi introduzida para impedir que ocorra de novo, aquilo que quase ocorreu em 2010, a saber, uma filiação em massa, financiada por integrantes de uma tendência adversária, com o objetivo de dominar a tendência.

Entretanto, o nosso regimento interno também prevê que filiadas/os com menos de um ano de filiação poderão votar e ser votadas/os, desde que seu direito seja homologado pelos que têm 1 ano ou mais.

Para isso, se pede que nos congressos de base se registre em ata quem não tem 1 ano ou mais. Mesmo que esse registro não tenha sido feito em tempo hábil, basta checar na lista da tesouraria nacional.

Com base neste registro, se saberá quem são as/os delegados eleitas/os por filiadas/os com menos de 1 ano.

No congresso (nacional ou estadual) a mesa diretora dos trabalhos, depois de aprovado o regimento, deve perguntar se há algum questionamento ao direito de voto de alguma das/os delegadas/os presentes.

Tal questionamento é individual, ou seja, deve referir-se a delegadas/os específicos.

Havendo, a mesa deve submeter a voto os casos concretos apresentados, um a um, naturalmente abrindo espaço para um posicionamento contrário e outro favorável.

Para qualquer decisão, cabe recurso ao congresso nacional ou à direção nacional.

2/resolução do Congresso Estadual da Tendência Petista Articulação de Esquerda (AE/SE)

Após participar, com outras organizações de esquerda, de um grande Ato Cultural Palestina Livre, na última sexta-feira, a militância petista AE/PT, iniciou no sábado pela manhã em Aracaju seu Congresso Estadual.

Esteve presente o companheiro Valter Pomar, integrante da Direção Nacional do PT e AE. Debatemos a Conjuntura Nacional, e atualizamos nossa tática política e eleitoral. Apresentaremos ao PT e povo trabalhador nomes para a disputa das eleições 2024 em Aracaju e outros municípios sergipanos.

O Congresso da AE aprovou diretrizes, tais como:

a) o conjunto do Partido dos Trabalhadores deve fazer oposição aos governos neoliberais de Fábio Mitidieri (Sergipe) e Edvaldo Nogueira(Aracaju).

b) Defendemos que o PT não faça alianças com a direita em nenhum município e no estado;

c) Nesse sentido, caso não haja candidatura petista disposta a adotar essa tática na disputa pela Prefeitura de Aracaju e Lagarto, a AE lançará pré-candidaturas majoritárias. Assim como na disputa e ao Governo de Sergipe em 2026.

AE define candidaturas para 2024

Foram aprovados nomes como Pré Candidatos/as a disputar o cargo de vereador/a em municípios sergipanos.

Para a câmara de Aracaju foi aprovada a pré candidatura da professora Ivonete Cruz. Para a câmara da Barra dos Coqueiros foi aprovada a pré-candidatura do Professor Joel.  No município de Canindé do São Francisco indicamos Emanoel Aleixo. Em Ilha das Flores, indicamos o companheiro José Monteiro. Em Laranjeiras a tarefa será da Professora Josi. Em Neópolis será a companheira Jociene Amorim. Em São Cristóvão nosso candidato a vereador será o companheiro Paulo Lira. No município de São Francisco, a servidora municipal Maria Perpétua, disputará um vaga no legislativo municipal. Em Simão Dias, a professora Lúcia Morais, que recentemente foi eleita presidenta do PT municipal, disputará o pleito de Vereadora.

Nos municípios de Capela, Itabaiana, Nossa Senhora do Socorro, Nossa Senhira da Glória, Porto da Folha, Lagarto, Indiaroba, Umbaúba, Boquim, Campo do Brito, Ribeirópolis, Malhador, Nossa Senhora de Lourdes e Estância, ainda, está em debate a tática política eleitoral, que adotaremos.

O Congresso elegeu nova composição da Direção Estadual da AE/SE: Ana Lucia, Carol Rejane, Isis Almeida, Lúcia Morais, Raiane Carvalho, Alberto Marques, Benizário Júnior, Roberto Silva, Rubens Marques e Tadeu Brito.

O Congresso de Aracaju elegeu uma Direção Municipal da AE, que tem a seguinte composição: Ivonete Cruz, Joana Hevelyn, Leila Moraes, Maria Quitéria, Correia Neto, Junior Carvalho, Paulo Eduardo e Samuel Santana
Sob coordenação das direções eleitas, lançaremos um canal público e redes sociais da AE/SE para divulgação de nossas posições.

3/curso de formação em Santa Maria (RS)

No dia 12 de novembro de 2023, domingo, das 9h às 18h, acontecerá em Santa Maria (RS) um minicurso intitulado “Os desafios do PT e a luta pelo socialismo”.

O minicurso será realizado na Rua André Marques 665.

O curso é voltado a militância da AE, mas aberto a militantes petistas interessados no tema.

Não há taxa de inscrição, nem necessidade de inscrição prévia.

4/curso de formação em Salvador (BA)

No dia 25 de novembro de 2023, sábado, das 9h às 18h, acontecerá em Salvador (BA) um minicurso intitulado “História do PT e suas tendências”.

O minicurso será realizado na sede estadual do PT Bahia, na Rua Ilhéus 143 (Rio Vermelho).

O curso é voltado a militância da AE, mas aberto a militantes petistas interessados no tema.

Não há taxa de inscrição, nem necessidade de inscrição prévia.

5/congresso da AE Bahia

O congresso da AE Bahia foi adiado. A nova data é domingo dia 26 de novembro de 2023. O local é a sede estadual do PT Bahia, na Rua Ilhéus 143 (Rio Vermelho).

6/escreva no Página

Quem quiser escrever textos para publicar na edição de novembro do Página 13, deve encaminhar para pomar.valter@gmail.com até no máximo o dia 9 de novembro.

7/compre nossa agenda

Interessados em adquirir a Agenda 2024 fiquem atentos, a partir de segunda-feira 13 de novembro começaremos as vendas. O preço será: 30 reais por exemplar, mais o frete do correio.

8/reunião da Dnae

A próxima reunião da direção nacional da AE será nos dias 9 e 10 de dezembro, na sede nacional do PT, em Brasília. A reunião começará no dia 9 de dezembro, as 19h00, com debate sobre conjuntura. E a reunião terá continuidade no dia 10 de dezembro, tratando entre outros dos seguintes assuntos: 1/informe e balanço da reunião do DN dia 8 de dezembro; 2/resolução sobre conjuntura; 3/eleições 2024; 4/aprovação de documentos (Manual do Militante, Cultura, Mulheres, Juventude); 5/informes organizativos (finanças, comunicação, organização, formação, organização) e divisão de trabalho entre os integrantes da Dnae; 6/comissão de ética; 7/congressos municipais e estaduais da AE. Recomenda-se que as passagens de regresso sejam marcadas para segunda-feira 11/12 ou, na pior das hipóteses, para domingo 10/12 último horário disponível.

9/Agenda dos congressos estaduais

-até agora foram realizados congressos no DF, PE e SE
-11/11 congresso estadual da AE RS (Valter acompanha)
-10 e 11/11 congresso estadual da AE RJ (Patrick acompanha)
-26/11 congresso estadual da AE ES
-26/11 congresso estadual da AE BA
-2/12 congresso estadual da AE SP
-3/12 congresso estadual da AE PR
-16/12 congresso estadual da AE TO

10/resolução referente aos congressos municipais

Reafirmamos a necessidade de que, naquelas cidades onde existam 3 ou mais militantes da AE, se realizem, até dezembro de 2023, congressos municipais da AE.

Reafirmamos que os congressos estaduais são formados por delegados e delegadas eleitas nos congressos municipais.

Portanto, um congresso estadual não é uma plenária estadual de militantes. No dia 10 de dezembro, a direção nacional debaterá como proceder nos casos em que não se observou este aspecto do regimento.

11/resolução referente aos congressos estaduais

O regimento estabelece que se “passados 60 dias do encerramento do 8º Congresso, uma direção estadual ou uma direção municipal não tiver convocado o respectivo congresso, a Direção Nacional poderá convocar diretamente”.
Como o 8o Congresso foi encerrado no dia 30 de julho, estará na pauta da reunião da Dnae, no dia 10 de dezembro, a convocação de congressos estaduais onde eles ainda não foram convocados.

12/minicurso da Elahp sobre trabalho de base e jornada nacional de formação

Em janeiro de 2024, a ELAHP organizará, em Natal (RN), diversas atividades de formação. Maiores informações, procurar no site da ELAHP.

17 de janeiro
História da CUT e de suas tendências.
18 de janeiro
Trabalho de base e estratégia.
19 de janeiro
Capitalismo e luta pelo socialismo, no Brasil e no mundo.
20 de janeiro
História do PT e das tendências petistas.
21 de janeiro
Teorias e debates acerca da estratégia da luta pelo socialismo.

13/minicurso sobre violência de gênero

No dia 25 de janeiro de 2024, em São Paulo capital, a ELAHP oferecerá um minicurso sobre violência de gênero. Maiores informações, no site da ELAHP.

14/Agenda geral

-11/11 congresso estadual da AE RS (Valter acompanha)
-12/11 curso de formação em Santa Maria (RS)
-10 e 11/11 congresso estadual da AE RJ (Patrick acompanha)
-26/11 congresso estadual da AE ES
-25/11 curso de formação em Salvador (BA)
-26/11 congresso estadual da AE BA
-26 de novembro reunião virtual da executiva nacional da AE
-2/12 congresso estadual da AE SP
-3/12 congresso estadual da AE PR
-8/12 a 10/12 conferência nacional eleitoral do PT
-10/12 reunião presencial da Dnae
-16/12 congresso estadual da AE TO
-18/1/2024 minicurso da Elahp sobre trabalho de base
-19 a 21 de janeiro de 2024, jornada nacional de formação, parceria com Elahp
-25 de janeiro, em SP, minicurso nacional da Elahp sobre violência de gênero
-26 a 28 de janeiro, conferência nacional da JAE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *