Orientação Militante N°401 (06 de janeiro de 2024)

Boletim interno da Direção Nacional da

tendência petista Articulação de Esquerda

***

1/Um ano da intentona fascista de 8 de janeiro

No dia 8 de janeiro de 2023, milhares de pessoas atacaram os prédios do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal, todos situados na Praça dos Três Poderes, em Brasília (Distrito Federal). Tais pessoas, em sua grande maioria, vieram marchando – sob proteção da polícia do Distrito Federal – desde um acampamento situado defronte ao quartel-geral do Exército, também em Brasília. Ali estavam reunidas, há várias semanas. Acampamentos similares existiam por todo o país, com a cobertura de parte da mídia, com financiamento de parte do empresariado, com o apoio de parte das forças armadas e de segurança, com o estímulo e direção da extrema-direita, encabeçada pelo Cavernícola number one.

O 8 de janeiro foi uma versão ampliada do ocorrido no dia 12 de dezembro de 2022, dia da diplomação de Lula, quando criminosos atacaram prédios públicos, incendiaram carros e protestaram. Mas no dia 8 de janeiro, havia um plano, que resumidamente era levar o presidente Lula a decretar uma operação de Garantia de Lei e Ordem, dando na prática às forças armadas a cobertura legal para realizar um golpe.

Mas a operação não teve êxito, fundamentalmente porque o presidente Lula não caiu na armadilha, interveio na segurança pública do Distrito Federal e reprimiu os golpistas com a polícia – como se deve fazer, pois Forças Armadas não são para intervir na política interna do país, nem para cuidar da segurança pública.

Desde 8 de janeiro até hoje, há muito debate sobre o ocorrido e muita disputa sobre o que fazer para que não se repita. Na nossa opinião, há três questões essenciais: submeter às forças armadas ao poder civil; punir todos os golpistas, a começar pelo chefe, comandantes militares e empresários financiadores; e envolver a população na defesa das liberdades democráticas.

Este foi um dos motivos pelos quais a bancada da AE defendeu que o Diretório Nacional do PT convocasse, para o dia 8 de janeiro, um conjunto de atividades para marcar 1 ano da fracassada tentativa golpista. Infelizmente, a resolução do DN, aprovada no dia 11 de dezembro, não incluiu esta convocatória.

Mesmo assim, haverá atividades no dia 8 de janeiro de 2023, a começar pela atividade convocada pelo governo federal e incluindo atividades convocadas em todo o país.

A essas atividades devemos nos somar.

2/Legislação e federação nas eleições 2024

No dia 8 de janeiro, as 19h00, acontecerá uma reunião em sala zoom, aberta a militantes da AE, para ouvir um informe do companheiro Jonatas Moreth acerca da legislação que normatiza as eleições municipais de 2024, bem como acerca das normas que regulam a Federação no tocante às eleições municipais. Militantes que queiram participar devem solicitar – a qualquer integrante da direção nacional – o link da sala zoom. Mas atenção: o link será distribuído no dia 8.

3/Contramola e Janela Internacional

A partir de 8 de janeiro, as 14h00, volta ao ar o programa Contramola, editado pelo Brasil 247. E a partir de 10 de janeiro, as 15h, volta ao ar o programa Janela Internacional, editado pela TV da Fundação Perseu Abramo.

4/agenda

8 de janeiro: dia nacional contra a intentona golpista

8 de janeiro 14h00 recomeça o programa Contramola

8 de janeiro 19h00 reunião zoom sobre legislação eleitoral e federação nas eleições municipais

10 de janeiro, data limite para chegar informações, ao GTE, sobre candidaturas 2024

10 de janeiro, 15h00 vai ao ar o programa Janela Internacional

13 e 14 de janeiro, curso de formação na Bahia

16 de janeiro, reunião sobre formação política sindical (coordenação: Jandyra Uehara)

17 de janeiro minicurso de formação no RN História da CUT e de suas tendências (Izabel Costa e Valter Pomar)

18 de janeiro minicurso de formação no RN Trabalho de base e estratégia (Izabel Costa e Valter Pomar).

19 de janeiro minicurso de formação no RN Capitalismo e luta pelo socialismo, no Brasil e no mundo (Izabel Costa, Valter Pomar e Daniel Valença)

20 de janeiro minicurso de formação no RN História do PT e das tendências petistas (Izabel Costa, Valter Pomar e Daniel Valença)

21 de janeiro minicurso de formação no RN Teorias e debates acerca da estratégia da luta pelo socialismo (Izabel Costa, Valter Pomar e Daniel Valença)

21 de janeiro: data tentativa de reunião virtual da Dnae. Pauta tentativa: análise da conjuntura e resolução; regimento da ouvidoria e outros encaminhamentos relativos ao tema violência contra a mulher; proposta de repartição do fundo partidário; roteiro de orientação para nossas pré-candidaturas, acerca da tática eleitoral; retorno do companheiro Nasson, sobre correspondência enviada para ele pela Dnae; congressos estaduais no Amazonas (Valter), Rondônia (Valter), Amapá (Valter), Piaui (Múcio), Alagoas (Natália), Mato Grosso (Daniela); retomada do processo congressual no PA e PR; pauta do Página 13 de fevereiro; pauta da Esquerda Petista de junho; plano para redes sociais e listas de transmissão; reunião dos comunicadores da AE; reunião para discutir iniciativas de comunicação nas campanhas e nos estados; resolução sobre juventude, a partir da resolução da CNJAE; resolução sobre mulheres; votação do parecer da comissão de ética sobre ES e sobre RS.

25 de janeiro de 2024, em São Paulo capital, a ELAHP oferecerá um minicurso sobre violência de gênero. Maiores informações, no site da ELAHP.

26 a 28 de janeiro, conferência nacional da JAE em São Paulo

29 de janeiro, termina o recesso do Antivírus

31 de janeiro, voltam as lives do Manifesto Petista

2 de fevereiro, termina o recesso do Podcast

3 de fevereiro, as 9h, Plenária Nacional virtual da Educação (Novo Ensino Médio/ Piso e Carreira)

10 de fevereiro aniversário do PT

18 de fevereiro, curso em Patos de Minas (MG)

24 de fevereiro 9h, Plenária Nacional da AE Sindical (formato virtual)

31 de março e 1 de abril dias nacionais de luta: golpismo e ditadura, nunca mais!

1 de maio: dia nacional de luta da classe trabalhadora

5)divisão de trabalho na Dnae

Geral (Valter); Organização (Patrick); Formação (Humberto); Comunicação (Valter); Tesouraria (Daniela Matos, Damarci); Institucional (Múcio Magalhães); Juventude (Patrick Campos); Mulheres (Wilma, Ana); Sindical (Jandyra); Setoriais PT (Júlio Quadros); Partido (Natália); Federação (Natália); Fundação (Valter); Grupo de Trabalho Eleitoral da AE (Humberto, Wilma, Natália, Júlio, Daniela, Hilton, Damarci).

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *