Boletim interno da Direção Nacional da
tendência petista Articulação de Esquerda
***
1/Faltam quantos dias?
Hoje, 21 de abril de 2025, faltam 75 dias para o PED.
2/Atenção para os prazos
2 de maio encerra a inscrição de chapas e candidaturas presidenciais municipais e zonais.
9 de maio encerra a inscrição de chapas e candidaturas estaduais.
19 de maio encerra a inscrição de chapas e candidaturas nacionais.
3/Reunião da Dnae
No dia 27 de abril faremos uma reunião da direção nacional da AE, para tratar exclusivamente do PED 2025. Pedimos que estejam presentes nossas candidaturas à presidência nos estados e nossas candidaturas à presidência nas capitais de estado.
4/Pauta da Dnae de 27 de abril
A reunião será aberta com a leitura de um texto que – com as alterações que a direção aprovar – será divulgado como resolução. Ver a primeira versão do texto no ponto seguinte deste OM.
Em seguida teremos um informe sobre a montagem da chapa nacional. O informe é de responsabilidade da companheira Daniela Matos.
Depois um informe acerca da campanha à presidência, acompanhado da aprovação de algumas medidas organizativas. O informe é de responsabilidade da companheira Natália Sena e do companheiro Patrick Campos.
Depois teremos informes, debateremos a situação e adotaremos medidas práticas acerca do PED em algumas cidades e estados.
5/Proposta de resolução
A direção nacional da tendência petista Articulação de Esquerda, reunida no dia 27 de abril para debater exclusivamente o PED 2025, aprovou a seguinte resolução.
1/A evolução da situação mundial, regional e nacional confirma a importância do PED 2025. O Brasil vive um momento de imensos desafios. Parte destes desafios vêm de fora, especialmente das ameaças que o governo dos EUA faz contra todo mundo que não aceita viver sob domínio do imperialismo. Recentemente, o secretário de Defesa dos EUA chamou a América Latina de “quintal”. Nem a América Latina, nem o Brasil são quintal de ninguém. Parte dos desafios vem de dentro, da extrema-direita, do neoliberalismo, do modelo baseado na primário-exportação e na especulação financeira. Recentemente, um ex-presidente do Banco Central do governo do PSDB disse que o salário mínimo deveria ficar congelado por 6 anos. Ao mesmo tempo, a direita segue fazendo pressão em favor da anistia para os golpistas.
2/Os imensos desafios vividos pelo Brasil podem ser enfrentados e superados. Para isso estamos no governo federal, para isso existem nossos governos estaduais e municipais, para isso existem nossos mandatos parlamentares, para isso existem os movimentos sociais, os sindicatos, as organizações dos trabalhadores, das mulheres, dos indígenas, dos quilombolas, dos negros e negras, dos lgbt, de todos e de todas que são explorados e oprimidos. Para isso existe o PT. Mas para que o PT contribua na solução dos nossos desafios imediatos e históricos, é preciso mudar muita coisa no PT. Tanto no PT do Brasil, quanto no PT de cada estado e cidade de nosso país.
3/É com este objetivo – contribuir para que o PT esteja à altura dos desafios de nosso tempo de crises e guerras – que a tendência petista Articulação de Esquerda vem construindo, para disputar o PED 2025, candidaturas presidenciais e chapas em todos os locais onde existimos.
4/No âmbito nacional, defendemos que fossem apresentadas diferentes chapas e candidaturas, seja para ampliar a representação da esquerda no DN, seja para forçar um segundo turno e possibilitar a eleição de um presidente que não seja da CNB. Também apresentamos um recurso em favor do recadastramento dos novos filiados, com o objetivo de barrar as fraudes. E temos denunciado o abuso de poder econômico por parte da candidatura de Edinho Silva.
5/A Câmara de Recursos rejeitou por 7 a 1 nosso recurso, mostrando que infelizmente segue existindo uma enorme diferença entre o que falam e o que fazem determinados setores da chamada esquerda petista.
6/Até o momento, o Diretório Nacional do PT não tomou nenhuma providência em relação ao abuso de poder econômico, consubstanciado não apenas no uso de um avião particular – que se explicou ser de um filiado petista, restando descobrir o avião é propriedade pessoal de um milionário ou propriedade de uma empresa – mas também no uso do DM de Araraquara para impulsionar propaganda paga da candidatura de Edinho Silva. Importante dizer que os valores são vultosos (salvo engano, mais de 150 mil reais) e se desconhece de onde eles vieram, antes de ter sido depositados na conta do DM e desta forma serem utilizados para pagar o impulsionamento. Registramos, nesse caso, que a campanha do companheiro Romênio tem se solidarizado, no âmbito do grupo de zap do DN, com as denúncias e reclamações que temos feito.
7/Quanto às candidaturas, caso se mantenham as duas já inscritas (Valter Pomar e Romênio Pereira) e as três anunciadas mas ainda não inscritas oficialmente (Edinho Silva, Rui Falcão e Washington Quaquá) é seguro que vamos ter segundo turno. Cabendo à base do Partido decidir quem estará no segundo turno.
8/O desenvolvimento da campanha até agora demonstra que foi acertada a decisão de lançar nossa candidatura presidencial. Há temas, debates e posicionamentos sobre os quais nosso posicionamento é singular e diferenciado. Em particular se faz necessário demarcar com as duas candidaturas oriundas da CNB, seja aquela de viés social-liberal, que defende ampliar as alianças com a direita gourmet; seja aquela de viés populista de direita, que defende alianças e aproximações com setores da extema-direita. Por razões óbvias, as candidaturas de Romênio Pereira e Rui Falcão não farão esta dupla demarcação.
9/Por outro lado, para além da disputa presidencial existe a disputa pela composição do novo Diretório Nacional do PT. É uma disputa muito difícil, inclusive devido ao abuso de poder econômico e devido às filiações industriais realizadas em muitos estados, mas especialmente no estado do Rio de Janeiro. Se queremos manter e inclusive ampliar nossa presença no Diretório Nacional e na Executiva Nacional, é muito importante lançar chapas e candidaturas em todos os níveis, inclusive nacional. Outras tendências podem fazer diferente. Nós, que seguimos sendo uma corrente de opinião, não temos alternativa: quem não se apresenta, desaparece.
10/Conclamamos nossa militância a fazer campanha: a eleição do PT incidirá sobre o futuro do governo e do Brasil. Os capitalistas sabem disso e têm lado. O jornal O Estado de São Paulo, a embaixada dos Estados Unidos, o capital financeiro e Ciro Nogueira têm suas preferências dentro do PT. A base do PT tem que ser chamada à votar na esquerda, nas candidaturas e chapas de quem sabe que em tempos de guerra, a esperança é vermelha.
6/Agenda
25/4 sexta-feira 19h00 Em Porto Alegre (RS), Abertura do seminário “Como chegamos lá?”. sobre o governo Olívio Dutra
26/4: Em Porto Alegre (RS) segue o seminário “Como chegamos lá?”
29/4: Marcha a Brasília
30/4: Seminário na sede da FPA em SP sobre o Vietnã 1975-2025
1/5 Dia internacional de luta da classe trabalhadora
7 e 8/5: Eleição da nova diretoria do Andes.
19 a 21/6: No ES, encontro de solidariedade com Cuba.
23 e 24/6: Conferência pela Paz em Bruxelas
11 e 12/10: 12° Conferência Nacional Sindical da AE