Por uma pré-candidatura militante para balançar e mudar Salvador!

Por  Maria Maranhão (*)

No dia 14 de maio, a tendência petista Articulação de Esquerda inscreveu junto à executiva do Partido dos Trabalhadores de Salvador a pré-candidatura a prefeito de Rodrigo Pereira, que é militante do PT por 20 anos e sempre esteve envolvido nas diversas lutas sociais da cidade.

Para disputar as eleições municipais de 2024, a avaliação da Articulação de Esquerda é que o PT precisa mobilizar, no sentido de convocar toda a sua militância para debater a forma e o conteúdo de uma candidatura de massas que tenha identidade programática de esquerda e protagonismo militante, elementos centrais do petismo.

Quanto ao método de fazer política e de governar, acreditamos em instrumentos capazes de garantir a ampla participação da população soteropolitana junto ao planejamento da cidade, trazendo-a para o centro do debate político, a exemplo, da implantação concreta da prática do orçamento participativo e popular e da construção de políticas públicas de caráter democrático e popular. Além disso, a pré-candidatura é orientada para fortalecer o PT enquanto um partido constituído por métodos democráticos, com centralidade no funcionamento de suas instâncias internas, a partir do respeito à militância, assegurando debate e as deliberações partidárias, norteado com seu pensamento político de emancipação popular e socialista.

Nossa cidade encontra-se conduzida institucionalmente há 26 anos sob a lógica de interesses empresariais, nos marcos da gestão neoliberal. Ao longo desse tempo, a manutenção da atual ordem econômica, social e política foi garantida por meio de mecanismos ramificados nos diversos setores econômicos e sociais de Salvador, através dos quais uma pequena elite ganha em cima da miséria e da fome de milhares de pessoas. A cada dia se aprofunda a opressão e a pobreza em nossa cidade, atingindo a classe trabalhadora, majoritariamente negra, promovendo violência e exclusão social, principalmente, junto aos bairros populares.

Por isso, é necessário fazer um profundo balanço das últimas eleições na cidade, assim como da atuação partidária na oposição política contra as gestões carlistas. Para tal, há de se levar em consideração que nas últimas eleições municipais, em 2020, sofremos uma derrota eleitoral e política, a qual levou a manutenção do mesmo grupo à frente da cidade, ampliando a conservação do projeto neoliberal, subsidiados por meio de grupos econômicos “consorciados” da cidade, os quais saqueiam o orçamento público municipal, sucateiam e privatizam os serviços públicos em detrimento do acesso aos direitos sociais e econômicos da população soteropolitana.

“Nesse cenário, a nossa pré-candidatura tem como objetivo garantir o acesso ao debate para toda base militante do Partido, norteado por uma perspectiva programática de esquerda, ampliando assim a participação no processo de escolha da candidatura em Salvador.  É imprescindível que a militância retome para suas mãos os rumos da tática eleitoral do Partido dos Trabalhadores”.

“[…] inscrevemos a nossa pré-candidatura que não tem amarras com aqueles que ganham com o suor da classe trabalhadora de Salvador e que está comprometida com uma tática eleitoral de esquerda e socialista”.

Uma rebelião militante necessária para balançar e mudar!

Um candidato militante!

Vez e Voz para a militância do PT!

(*)  Maria Maranhão é militante petista e da AE de Salvador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *